Mídia de estimação e o cabresto que impede criticar o governo perdido

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E o titular deste espaço conversando com dois colegas da imprensa – já aposentados – num café no Shopping Jardins foi questionado porque  não “dá os nomes aos bois” quando escreve sobre a “mídia de estimação” em Sergipe.  E o titular deste espaço indagou: e precisa? É só fazer uma rápida eliminação para  perceber quem apenas repercute os releases oficiais e mais do que isso: vira porta voz na defesa intransigente de um governo totalmente perdido.

Um bom exemplo foi no último sábado quando a “mídia de estimação” apenas repercutiu que o governador criou um  “gabinete de crise” por conta das manchas de petróleo que chegaram os 22 quilômetros do litoral sergipano. O blog aplaudiria se as manchas fossem algo inesperado, de surpresa. Porém, basta uma rápida leitura na mídia para saber que desde o fim de agosto a mancha de petróleo atingiu o litoral do país, lá em cima e veio descendo. Ou seja, estava claro que chegaria aqui.

Um gestor competente teria se antecipado montado um plano de ação integrado com os órgãos em todos os níveis.  Agora  é só decretar situação de emergência para receber recursos federais. O “feijão com arroz” dos governos amorfos. Sobre o assunto, o governo Bolsonaro acertou em mandar a PF e a Marinha investigar a responsabilidade das manchas de petróleo.

Um gestor competente não espera a tragédia, se antecipa a ela. Essa é a diferença de um governo sério para um governo perdido. O leitor e professor Moisés disse tudo: “O que esperar de um governador cassado e cansado? Acorda Belivaldo!”

Quanto à “mídia de estimação” continuará omissa. Prefere os gordos contratos do que uma postura crítica e séria em defesa dos sergipanos gritando uma independência que acaba na conta única do governo do estado.

E como disse Renato Russo: “mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira.” Que a “mídia de estimação” continue mentindo…

Atenção Edvaldo! Enquanto voluntários ajudam a tirar petróleo das praias, empresa Torre corre da limpeza  O vídeo abaixo é do último sábado perto das 12h, na praia Aruana em Aracaju. Uma equipe de limpeza da empresa Torre que  presta serviços para a Prefeitura de Aracaju passa quase correndo, quando deveria ao menos retirar o lixo do dia a dia. O blog nem conta com as manchas de  petróleo, mas plásticos e toda sujeira não foi retirada. Ou seja, como não tinha fiscal da Prefeitura a empresa vai cobrar pela limpeza total, mas nada foi feito. Um absurdo. Um alerta para o prefeito Edvaldo, pelo vídeo abaixo é fácil comprovar a verdade:

 

Moro já isentou Bolsonaro e condenou imprensa no caso de laranjas do PSL. O que o senador Alessandro Vieira acha disso?  Em artigo de ontem, 06, no blog dele, o jornalista Kennedy Alencar revelou que “ ministro da Justiça, Sergio Moro, já julgou e isentou eventual uso de caixa 2 na campanha eleitoral do presidente Jair Bolsonaro no caso dos laranjas do PSL mineiro. Também já condenou o trabalho da imprensa no mesmo tema.” O que o senador Alessandro Vieira acha disso? Moro passando pano para a corrupção no Governo Bolsonaro. A história de que ninguém está acima da lei não é bem assim…Todos estão vendo isso.

Qual operação será montada no estado para encontrar os criminosos que derramaram as manchas de petróleo na costa das nossas praias contaminando a fauna marinha e destruindo o meio ambiente?  Do ex-deputado João Fontes pelas redes sociais: “’Imaginem, uma gincana de pesca que seria realizada na semana passada na Praia da Caueira foi cancelada por determinação judicial, com a alegação de que representaria risco ao meio ambiente. Uma força tarefa foi formada com a participação da Marinha, Polícia Federal, Ministério Público e órgãos ambientais para cumprir a decisão judicial que proibia a realização da histórica gincana realizada nas terras do Cacique Serigy. A “operação de guerra” que aconteceu na Caueira, no último final de semana, deixou a impressão de que Sergipe Del Rey estava sendo invadido pelos franceses por determinação do mimado Macron! Qual operação será montada no estado para encontrar os criminosos que derramaram as manchas de petróleo na costa das nossas praias contaminando a fauna marinha e destruindo o meio ambiente?  E agora?”

Aguardem: Sedurbs, uma análise dos oito meses E na semana passada o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade – Sedurbs, Ubirajara Barreto completou oito meses no cargo. O blog recebeu várias informações das mudanças que ocorreram e que alguns cargos indicados por aquele ex-gestor que foi o pior governador da história, conhecido como o “Robin” sergipano. Para não cometer injustiça servidores da pasta estão ajudando o blog na conferência se todos realmente cumprem com seus horários. E quem não deve não teme, nem treme… Ou não?

DER/SE: há muito tempo vem perdendo força Na semana passada este blog divulgou algumas peculiaridades que vêm ocorrendo no DER/SE, não de agora, mas há algum tempo. A verdade é que servidores de carreira não aguentam mais não só o sucateamento do órgão, mas as atribuições do órgão não sendo usurpadas. Entre essas atribuições, estava o gerenciamento do Sistema de Transporte intermunicipal do Estado de Sergipe. Era o DER que determinava horários, linhas, preços e qualquer alteração, visando o melhor cumprimento dos serviços.

DER/SE: há muito tempo vem perdendo força II Mas, não é isso que vem acontecendo. No organograma do DER, existe a Diretoria de Transporte. Existe e os cargos são ocupados. Tem gente recebendo, como se atuando nesta área. Toda gestão, toda a operacionalização, vem sendo feitas por um departamento dentro do organograma da secretaria de Infraestrutura. É isso mesmo. O governo de Sergipe, que vive pregando grave crise financeira, ainda dar respaldo a essa gastança. Parece que o DER não está em Sergipe e pelo jeito a estrutura não é extinta porque foi indicada por um grupo político. Servidores reclamam também das diárias, mas essa é outra história…

“Salvem o Velho Chico”. Do ex-deputado José Carlos Machado:  “Esse é o título do artigo pelo senador baiano Otto Alencar para a Folha de São Paulo, no dia 4/10, no qual ele relembra os 518 anos  de descoberta do rio e sua atual situação. Nesse momento de apelo à preservação ambiental, o senador chama a atenção para a necessidade de revitalizar esse rio tão fundamental para nós, tema que eu sempre abordei e defendi. Por isso, recomendo a leitura: https://espacodemocratico.org.br/artigos/otto-alencar-salvem-o-velho-chico/

As eleições para os conselhos tutelares virou trampolim para as eleições de vereador Campanhas com santinhos e carros de som. Quem banca isso? Para ganhar entre mil e dois mil? Tem Angu nesse bolo (ou como dizem, tem caroço nesse angu)Virou negócio. Tá desvirtuando a função que o Estatuto da Criança e do Adolescente previu O Ministério Público precisa investigar as eleições e o papel dos conselhos tutelares. Urge sua hora!

Luto A Constituição do Brasil fez 31 anos  no sábado, 05, sob uma conjuntura política e institucional que poderá submergi-la em criminosas negociatas, pois o Estado Democrático de Direito já se apresenta como uma pretérita miragem. Enquanto isso, a cidadania e as instituições hibernam sem perceber que a soberania de seu País fora subtraída em tenebrosas transações, como já alertara o Chico Buarque de Holanda: vai passar!?

Dulce, a “Doce Irmã” Se irmã Dulce recebeu na Bahia o merecido título de “Anjo Bom”, por conta de sua ação missionária e realização obras sociais de grande porte, o seu título, em Sergipe, denominando-a “Doce Irmã” por sua profunda imersão espiritual e consagração religiosa, também se enquadra como perfeito e justo reconhecimento da comunidade católica. Aqui, na década de 30, ela confirma sua fé, recebe o hábito de Freira, adota o nome de Dulce – em homenagem à mãe – e é definitivamente consagrada Missionária da Imaculada Conceição.

Primeiro milagre É aqui também que a dulcíssima Irmã Dulce – uma pessoa simples, doce, suave, amiga, mas forte e sempre solidária com aos pobres – opera o seu primeiro milagre, aliás, um mais importantes milagres reconhecidos pelo Vaticano para sua canonização. Em janeiro de 2011, a miraculada Cláudia Cristina dos Santos praticamente revive da morte em uma maternidade de Itabaiana, objetivamente por intersecção de Irmã Dulce. A sergipana de Malhador, Claudia e seu filho Gabriel continuam até hoje sendo provas vivas da extraordinária obra espiritual da nossa Doce Irmã.

Bairro Aruana A primeira igreja do mundo denominada com o nome de Santa Dulce fica no bairro Aruana, em Aracaju, tem como pároco o padre José Lima, um dos mais novos e inspirados clérigos da Igreja Católica na atualidade. Sem prejuízo para o contexto geral de sua história, merece inflexão especial essa passagem de irmã Dulce por São Cristóvão, Aracaju, Itabaiana e outras cidades sergipanas. Aquele período preparatório da nova religiosa ficou marcado por intensas reflexões pessoais, variados estudos teológicos, profundas orações que, como ela mesma contava em suas conversas, levaram-na ao seu superior e definitivo encontro com Jesus Cristo e confirmaram sua plena aceitação da divina missão espiritual que lhe estava reservada.

 Cânticos de Fé Na Bahia e em outros lugares do país surgem nesse momento hinos e canções que exaltam a santificação de Irmã Dulce. Em Sergipe, o cantor Roberto Alves gravou uma música que foi adotada pela representação da instituição Obras da Irmã Dulce como trilha sonora da campanha de canonização e já está fazendo um grande sucesso. O lançamento da obra musical será no próximo dia 13, às 14 horas, no Clube Banese, em Aracaju, com a presença de autoridades eclesiásticas e devotos de Santa Dulce, o Anjo Bom dos baianos, a Doce Irmã dos sergipanos, a nova Santa de todos os brasileiros.

JMDB/SE participa de Encontro Nacional da Juventude do partido Na tarde do sábado, 5, em Brasília, ocorreu o Encontro Nacional da Juventude do MDB. Representando Sergipe, a presidente estadual da JMDB/SE, Luana Oliveira, e o segundo secretário-geral, Francisco Carlos Filho (Chicão), participaram das discussões sobre o futuro do partido e a importante representatividade dos jovens dentro do partido.

Compor mesa Luana, como única mulher presidindo a JMDB nos estados, foi convidada a compor a mesa do evento e representar todas as mulheres do MDB. “É importante entender que as mulheres estão conquistando seu espaço todos os dias. De modo que os ventos sopram no sentido do reconhecimento do seu papel também na vida pública e, portanto, no fortalecimento da igualdade de gênero na vida político-partidária”, registrou. O evento contou ainda com a participação do presidente nacional do MDB, Romero Jucá, e demais diretores e representantes do partido nos estados.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                                 

 Tapa buracos na rodovia dos Náufragos foi de açúcar, não aguentou as chuvas. De um leitor: A foto não foi das melhores. Porém é a SE-100 rodovia dos Náufragos, frente ao antigo clube da Telegipe. A operação tapa buracos que aconteceu apóss chuvas há uns meses atrás parece ter sido feito de “açúcar” veio a chuva e já se foi tudo.

 

 

Vidas Saudáveis e Longevas. Como na última sexta-feira, 04, o blog apenas atualizou um artigo de um leitor, por conta de problemas técnicos, o quadro Vida Longa, do programa Entre Amigos, será  publicado hoje, 07. No quadro, o apresentador Ludwig Oliveira entrevista o Dr. Cláudio Neves, Geriatra/Gerontólogo. O tema abordado é sobre as Zonas Azuis, que são localidades dos mais variados continentes onde há predominantemente as pessoas mais Longevas e saudáveis do mundo.

 

 

 

 

 

#VenhamPraSergipe – Luta do Sinpol//SE.  No vídeo André Gutierrez, presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), e outros representantes sindicais convocam policiais civis de todo o Brasil para participarem do Ato de Alerta Geral do Sinpol/SE no próximo dia 15 de outubro, a partir das 7h, na praça Fausto Cardoso, Centro, Aracaju. Estaremos todos juntos e unidos na luta pela aprovação do Projeto Oficial de Polícia (OPC) e pela valorização profissional de agentes, escrivães e agentes auxiliares que integram Polícia Civil de Sergipe. Seguimos na luta!

 

 

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

NOTA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA 

Sobre a informação que está circulando relacionada ao número excessivo de assessores na Assembleia Legislativa de Sergipe, informamos que no ano de 2019, deu-se início a uma nova legislatura, onde foram eleitos 12 novos deputados estaduais. Além disso, fizemos uma completa reformulação, num constante diálogo com o MPE, no sentido de organizar a estrutura administrativa da Casa Legislativa.

Neste sentido, no início do exercício de 2019, foram exonerados todos os servidores, e nomeados os novos integrantes das assessorias parlamentares dos 24 deputados eleitos e reeleitos.

Informamos também que sempre mantivemos um diálogo aberto e transparente com o Ministério Público de Sergipe, sempre visando ajustar todos os procedimentos. Informamos também que o Sr. Promotor responsável pela área administrativa tem tido por parte da Assembleia Legislativa toda a atenção e mantemos um excelente diálogo.

Direção de Comunicação Assembleia Legislativa de Sergipe

Do blog: A pergunta que não quer calar é: como se justifica a nomeação de 1200 cargos em comissão para um corpo de servidores efetivos inferior a 300? Com que moral os deputados estaduais podem cobrar redução de gastos do Poder Executivo? E mais: o Ministério Público tá certo em investigar. Se houver mesmo “rachadinha” tem que investigar e comprovado o ilícito, processar.

 ARTIGO

 Sua Majestade Mourão!  Por Antônio Samarone

Entre 11 e 16 de janeiro de 1860, o Imperador Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina visitaram Sergipe. Claro, foram muitas as homenagens. Entretanto, nada parecido com o tratamento dado ao General Mourão, no dia de ontem.

A elite política sergipana é insuperável em bajulação, sabujice, subalternidade, adulação, mesura, incensação, subserviência, servilismo, aulicismo, salamaleque, rapapé e puxa-saquismo.

O Vice-Presidente estranhou, só o chamavam “Senhor General”.

Sergipe ontem se superou. Durante o regime militar, os comandantes do 28 BC viviam cercado de adoradores. Quase todos queriam levar um fuxico, dedurar algum subversivo, prestar algum serviço, mostrar fidelidade. Sergipe foi o estado nordestino com mais gente diplomada na Escola Superior de Guerra. (proporcionalmente)

A visita de ontem não obedeceu a nenhum cerimonial republicano. Não sei o que o Senhor General veio fazer. O que se viu foi um festival de mimos e cortejos.

As autoridades locais depositaram nele muita fé, quase devoção. Um confiança incondicional. Demostraram acreditar que o Senhor General, só ele, pode tirar Sergipe do buraco (ou pelo menos a sua classe dirigente).

O Senhor General Mourão, vice-presidente, tem como competência constitucional: substituir o Presidente em seus impedimentos. Ponto final. A não ser que a elite política sergipana esteja antecipando alguma mudança.

Foi caso típico de puxa-saquismo preventivo!

PELO TWITTER

 www.twitter.com/Fernando_Negrao  Em resposta a @BlogClaudioNun Caro Cláudio, quando a assessoria é ruim não tem gestor que dê jeito. A Adema devia ter se antecipado aos fatos. Ao governador caberia colher os louros do trabalho. Cavalo ruim não paga placê, já diz o ditado. O alcaíde do município tem a Sema a lhe dar amparo. Falharam tb.

www.twitter.com/Sen_Alessandro  Por conta do desastre ambiental causado pelo derramamento de óleo na costa nordestina, atingindo mais de 40km de praias sergipanas, solicitei apoio federal urgente, inicialmente na seguinte forma:

  1. Liberação de seguro-defeso emergencial para os pescadores sergipanos, que serão impedidos de trabalhar, inclusive por questões de saúde pública;
  2. Suporte ágil da Petrobrás, para a limpeza e redução de danos. Estamos no aguardo da resposta do Governo Federal.

 www.twitter.com/ayres_britto  

Maturidade para não ter pressa nas coisas boas,

Para não confundir cabeça erguida com nariz empinado,

Para saber quando ficar à toa e passar o leme à própria canoa.

 www.twitter.com/moisesprof23  @BlogClaudioNun O que esperar de um governador cassado e cansado? Acorda @belivaldochagas

 www.twitter.com/luciopradodias  Uma dia histórico para a medicina sergipana: a primeira cirurgia robótica de Sergipe aconteceu neste sábado, 5 de outubro, no Hospital São Lucas/D’Or. Parabéns para todos os envolvidos, da direção aos profissionais…

 

 

 

 

Siga Blog Cláudio Nunes:                                                     

 Instragram

 Facebook

 Twitter

 

Frase do Dia

“Quem se dedica a enxugar as lágrimas dos outros, não tem tempo para chorar.” Joanna de Ângelis.

 

Texto e foto Antônio Samarone: Aracaju na sombra… *Segundo dados do IBGE, apenas 56% das vias públicas de Aracaju são arborizadas. Comparando-se com o resto do país, Aracaju ocupa o 3.860 lugar e é a 27ª colocada em Sergipe. Um horror! O mais grave: todos os Prefeitos foram amantes da natureza, priorizaram a arborização, comparam milhões de mudas, fizeram propaganda, plantaram pessoalmente pelo menos uma árvore, e as coisas nunca funcionaram.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais