SWU – Começa Com Você

0

O SWU (Starts With You) – Começa Com Você, movimento de conscientização em prol da sustentabilidade terá sua culminância nesse final de semana (12 a 14 de novembro) com a realização do SWU Music and Arts Festival, com 3 dias de vivência em torno de música, artes e consciência pela sustentabilidade. Mas o SWU não se resume a um grande evento musical. Entre diversas ações realizadas durante alguns meses, três iniciativas se destacaram pela contribuição que representam para a causa da sustentabilidade:

A publicação pelo SWU do primeiro relatório de sustentabilidade para eventos da América Latina; A Gincana Impacto Zero, que premiou uma universidade brasileira com R$ 500 mil para a implementação de um projeto de sustentabilidade; A escolha de uma cidade (Paulínia – SP) para sediar o festival de música, artes e consciência que assume o compromisso de criar o primeiro Distrito Sustentável do país, experiência piloto para práticas de sustentabilidade e urbanismo.

“2010 foi o ano da conscientização. O SWU investiu muito em campanhas de informação, com cerca de R$ 70 milhões aplicados em rádio, TV, web, impressos e mídia exterior. Em 2011 continuamos direcionando esforços para conscientização das pessoas, mas principalmente para a mudança de atitudes”, disse Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom e idealizador do SWU.

“Daí a iniciativa de criar uma gincana que ajudou uma universidade a viabilizar o seu projeto de sustentabilidade. Daí a decisão de escolher uma cidade para sediar o festival que oferece uma contrapartida para a causa. São uma contribuição do movimento que a gente espera que sirva também de inspiração para outras pessoas. Porque pequenas atitudes geram grandes mudanças”, completa Fischer.

O movimento SWU
Iniciado em junho de 2010 e em poucos meses mobilizou centenas de milhares de pessoas nas redes sociais para a causa da sustentabilidade, por meio de uma plataforma de comunicação/informação e engajamento que combina consciência, música e artes. Em apenas 120 dias conquistou audiência de mais de 4 milhões de visitantes únicos em seu portal e em 2010, em pleno ano de Copa do Mundo e eleições, o SWU foi o termo mais falado no Facebook no Brasil (atrás apenas da presidente Dilma Roussef e de um político).

Em outubro o movimento teve como marco de celebração o SWU Music and Arts Festival, que reuniu 165,4 mil pessoas ao longo de 3 dias, numa fazenda em Itu (SP), para 74 shows musicais, Mostra de Artes e o Fórum Global de Sustentabilidade. Em 2011 a primeira grande iniciativa de mobilização do SWU foi a Gincana Impacto Zero, lançada em maio pelo Fantástico (TV Globo). Além disso, o SWU realizou ainda novas ações para o público universitário, levando para dentro de faculdades eventos itinerantes com palestras, debates sobre sustentabilidade e exposição de fotos.

Público Infantil
Outro foco de atuação do movimento em 2011 é o público infantil: já em 2010 o SWU lançou o livro paradidático “5Rs Por Um Mundo Melhor”, de autoria da publicitária Rony Fischer e da antropóloga Simone Vale. O livro trabalha de forma lúdica os conceitos da sustentabilidade e acrescenta aos 3Rs (Redução, Reutilização e Reciclagem) outros 2: Respeito e Responsabilidade. Oficinas infantis foram oferecidas gratuitamente em parques públicos de São Paulo nas férias de julho. A programação do movimento inclui ainda ações de cidadania e conscientização em parceria com ONGs.

O Festival
Esta será a segunda edição do SWU Music and Arts Festival, festival de música que abriga também Mostra de Artes e o Fórum Global de Sustentabilidade. The Black Eyed Peas, Snoop Dogg e Marcelo D2 são alguns dos artistas da programação musical. Neil Young também participa do evento como palestrante do Fórum de Sustentabilidade. Primeiro festival camping do país, no estilo dos maiores festivais de música da Europa, o SWU celebra a mistura de sons e culturas, abraçando diferentes matizes da música mundial.

"O Brasil demorou cerca de 40 anos para ter um festival em que as pessoas pudessem acampar, conviver e compartilhar experiências por alguns dias. A experiência do ano passado deu certo e mostrou que isso é possível. O SWU é um evento que propõe três dias de vivência em torno da música, das artes e principalmente da consciência pela sustentabilidade. É um evento para todo mundo, com um cardápio musical que abraça vários e diferentes estilos”, afirma Milkon “Mac” Chriesler, Diretor Geral do Festival.

O SWU Music and Arts Festival deixará um importante legado para a cidade de Paulínia: a área que vai sediar o evento será transformada pela Prefeitura no primeiro Distrito de Sustentabilidade, Tecnologia e Entretenimento do país, um empreendimento piloto para a implementação das melhores práticas de sustentabilidade e urbanismo.

O Relatório
O Relatório de Sustentabilidade SWU 2010 é o primeiro relatório de sustentabilidade de eventos já elaborado no Brasil e o primeiro da América Latina, também para o segmento de eventos, que utiliza a metodologia GRI (Global Reporting Initiative). A GRI é uma organização não-governamental internacional, com sede em Amsterdã, que difunde as diretrizes para a construção de relatórios de sustentabilidade no mundo todo.

Fonte e fotos: SWU

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais