Tempo, caras, JB e Valadares

“O tempo tem duas caras, se bem aproveitado será um grande aliado, se não, será seu pior inimigo”. Essa frase, de autoria desconhecida, pode ser analisada em vários contextos e situações. Serve também para reflexão na área política, principalmente neste momento de decisões para as eleições, não só as deste ano, mas as de 2014.

Ontem, 24, o radialista e deputado Gilmar Carvalho fez uma análise interessante sobre os bastidores da política em Sergipe, afirmando que a estratégia de Jackson Barreto, que já declarou que deseja ser candidato ao governo, passa por conseguir convencer  Valadares a indicar o vice dele, que poderia ser o próprio senador ou o deputado Valadares Filho.

Gilmar Carvalho ainda disse algo que está claro: a campanha de 2014 está nas ruas. E é verdade.

O senador Valadares, que deixou o governo em 1990, passou quatro anos sem mandato e foi reeleito por três vezes para o Senado da República sempre teve um atuação forte nos bastidores. Agora com o mandato conquistado até 2018, sabe que se aproxima a aposentadoria política (pelo menos no âmbito eleitoral) e por isso precisa fortalecer seu grupo político, ou melhor, o seu partido, o PSB.

O PSB é um dos partidos que mais cresceu nos últimos anos em todo país por conta da atuação destacada do presidente nacional e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Jovem, com uma administração destacada e neto de um dos grandes políticos que este país já teve, o homem das ligas camponesas, Miguel Arraes.

Já Jackson Barreto tem uma origem na luta dos partidos de esquerda. Foi eleito por várias vezes pelo antigo MDB, mas sempre teve ligações ideológicas com o antigo partidão, o PCB. Mas como vários políticos, Jackson teve uma derrapada grande em sua carreira: a aliança com Albano Franco em 1998.

Para quem não lembra em 1998, Albano  fechava sua chapa para ser candidato à reeleição (após vender a Energipe) e Jackson era a grande liderança da oposição que foi derrotada no 2º turno em 1994 por Albano. Uma eleição disputada onde JB ganhou no 1º turno. Um belo dia, ou melhor, numa bela tarde, a imprensa é convocada para uma coletiva no Palácio de Veraneio. E a perplexidade total: ao lado de Albano, Jackson Barreto e o anúncio que seria candidato a única vaga ao Senado apoiando a reeleição do governador. Não deu outra: Jackson perdeu para Maria do Carmo recebendo o aceno negativo da maioria do eleitorado.

Como bem disse a frase de abertura deste artigo: o tempo precisa ser bem aproveitado para ser seu aliado e não inimigo.

O presente deixa claro que se o PSB não tiver candidato a prefeito de Aracaju pode “jogar a toalha”. Será o mero espectador nas eleições de 2014.  E isso não significa rompimento com o governo. O PT também deve ter candidato a prefeito. É questão de sobrevivência e fortalecimento dos partidos.

É tempo de atitude. É tempo de meditar e lembrar que no jogo da política muitos blefam e na hora “h” colocam em primeiro lugar seus interesses pessoais.

Filiados confirmam prévias no PT de Aracaju
Durante reunião ampliada do Diretório Municipal do PT de Aracaju, foi deliberado, por grande maioria, a realização de prévias para a definição do candidato do partido à prefeitura.

Três pré-candidaturas confirmadas
Na reunião, foram afirmadas as três pré-candidaturas, da deputada Estadual Ana Lúcia, do deputado Federal Rogério Carvalho e o vice-prefeito Silvio Santos. Houve apenas um voto entre os delegados em favor do encontro. A prévia está marcada para o dia 24 de março, em primeiro turno, isto em virtude do calendário do diretório nacional.

Consenso
“Mas, até as prévias acontecerem, nós vamos conversar com os pré-candidatos, no caso o vice prefeito Silvio Santos, a deputada estadual Ana Lúcia e o deputado federal Rogério Carvalho para chegarmos ao Consenso, se não, vamos as prévias”, afirmou o presidente do Diretório Municipal do PT de Aracaju, Usiel Rios.

Márcio defende candidatura de Rogério
O deputado federal Márcio Macêdo defendeu em entrevista ontem, 24, que o Partido dos Trabalhadores (PT) opte por uma candidatura de consenso para a disputa pela sucessão em Aracaju neste ano. Ele anunciou ainda que apoiará a indicação do nome do deputado federal Rogério Carvalho.

Cenário ideal
Ao ser entrevistado pelo radialista Gilmar Carvalho, no programa Jornal da Ilha, Márcio Macêdo disse que o cenário ideal é a definição da candidatura petista por consenso. "Se chegarmos a um acordo, será o melhor caminho. No entanto, afirmo que ninguém está aqui para sufocar candidatos", ressaltou.

Obra em Igreja dos Jardins sem autorização da Emurb
Um leitor atento verificou e pediu ao blog providencias junto a Emurb. A Igreja do Evangelho Quadrangular, localizada na Avenida Pedro Valadares, no bairro Jardins está em obras (iniciadas no feriadão) e parece que estão tentando esconder da Emurb. Será que a fiscalização da Emurb pode faze a sua parte? Ou a interferência política vai barrar a ação?

Entulhos e lixo na Avenida Antônio Gois, na Coroa do Meio
Desde o ano passado o blog vem pedindo a Emsurb providências para coibir que a comunidade jogue entulhos e lixo as margens do mangue da Avenida Antônio Gois na Coroa do Meio. O blog chegou a publicar um foto mostrando um veículo deixado no local. Ontem, 24, a TV Sergipe, mostrou a situação e o carro já virou carcaça e tem até gente morando. Entulhos por toda parte. Tem até uma empresa de pré-moldados que utiliza o espaço com areia e tudo mais. Será que agora vão tomar as devidas providências?

Fatura
Deu na coluna Painel da FSP deste sábado, 25: “ O PSC acertou com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) a manutenção de Norman Oliveira para cuidar na Secretaria de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades. Com a troca de ministro na pasta, o partido temia perder a vaga. Esse cargo foi reservado para o PSC ainda na campanha. O orçamento da secretaria é de R$ 2,3 bilhões para 2012. Só para acessibilidade urbana estão disponíveis R$ 48,2 milhões”.

Novo escritório da Vale em Sergipe
Com a aprovação da parceria entre a Petrobrás e a Vale para que a esta possa ampliar a exploração de potássio em Sergipe, através do projeto Carnalita, uma luta encabeçada pelo governador Marcelo Déda, a mineradora iniciou uma série de atividades visando potencializar suas ações no Estado.

Visita oficial
E uma delas é a instalação de um escritório em Aracaju, já que anteriormente todos os seus executivos atuavam na Unidade Taquari-Vassouras, na cidade de Siriri (a 55 km da capital). Para conhecer esse escritório e discutir temas relacionados aos novos investimentos da empresa, o secretário Zeca da Silva, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e tecnologia (Sedetec), realizou visita oficial à nova instalação da Vale na última sexta-feira, 24.

Parceira
Acompanhado do presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), Décio Portella, o secretário foi recebido por José Roberto e Evandro Arrais, executivos da Vale. “O apoio ao desenvolvimento econômico de Sergipe é uma obrigação minha, enquanto secretário. E a Vale, que já investe aqui, é parceira nas ações que visam incrementar a nossa economia e vitalizar ainda mais nosso mercado de trabalho”, disse Zeca da Silva.

Ex-governadores homenageados
O Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC) dá continuidade em seu trabalho de valorização da história do povo sergipano com a edição 2012 do projeto ‘Aniversário dos Ex-governadores’. Serão homenageados com exposições e palestras os ex-governadores Seixas Dória, Augusto Maynard e Guilherme de Souza Campos.

Memórias
Na próxima terça-feira, 28, a partir das 16h o presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento, vai relembrar as memórias de Seixas Dória com a participação do colégio estadual Gonçalo Rollemberg.  Já na quarta-feira, 29, no mesmo horário, o PMOC homenageia Augusto Maynard e Guilherme de Souza Campos com palestras de Lígia Maynard e Ana Maria Fonseca Medina. Nesse segundo dia, o colégio convidado será o Médice. A entrada é franca.

Bloco da Limpeza em Socorro
O Bloco da Limpeza, organizado  pela Diretoria de Limpeza e Serviços Urbanos (Limpurb), órgão vinculado à Secretaria de Obras de Nossa Senhora do Socorro, entrou na avenida durante o Carnaval do Povo e recolheu seis toneladas de lixo. Após a passagem de trios e foliões pelos corredores da folia, cerca de 50 agentes de limpeza trabalhava duro para manter a cidade limpa durante a festa de Momo. Foram quatro dias de muita diversão com o agito de uma variedade de atrações, entre elas, Cid Natureza, Trem de Pouso e Edcity.

Empresários podem contar com plano de marketing gratuito I
Já pensou em elaborar o plano de marketing de sua empresa de forma gratuita e receber auxílio de técnicos especializados no planejamento e execução do projeto? Isso agora é possível graças a uma importante ferramenta de negócios on line oferecida pelo Sebrae : o Click Marketing.

Empresários podem contar com plano de marketing gratuito II
O programa, disponível através do endereço eletrônico www.clickmarketing.sebrae.com.br, busca orientar as decisões de mercado a serem tomadas pelos empreendedores por meio de um planejamento de marketing monitorado e interativo. A ferramenta permite aos usuários estudar o perfil da empresa, seus pontos fortes e fracos, observar oportunidades de mercado e ameaças, além da possibilidade de elaborar quadros com metas e objetivos

Fórum Racismo no Futebol
Nos próximos dias 15 e 16 de março vai acontecer em Aracaju, o Fórum Racismo no Futebol, com ciclo de palestras. A abertura do Fórum acontecerá às 20h, do dia 15, no auditório Salmão do Hotel Aquarius, só para convidados. Na solenidade de abertura estarão o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira, o governador do Estado de Sergipe Marcelo Déda, e o representante do Ministério do Esporte, Paulo Sérgio de Castilho, diretor do Departamento de Defesa dos Direitos do Torcedor. Em seguida haverá um coquetel ao som de Chico Queiroga e Antonio Rogério.

SESC apresenta a primeira edição do Ciclo de Fotografia
O SESC abriu inscrições para o Ciclo de Fotografia: Teoria, Técnica e Poética, que tem como base teórica o trabalho do fotógrafo Henri Cartier-Bresson, no qual diz que fotografar é alinhar a mente, o olho e o coração.

Cinco módulos
Dividido em cinco módulos independentes, o curso acontece nas instalações do SESC entre os meses de março a junho deste ano e objetiva ampliar o raio de visão e ação dos fotógrafos amadores ou profissionais, sob o auxílio e orientação da fotógrafa Renata Voss e da pesquisadora de poéticas fotográficas Ana Carolina.Renata Voss é fotógrafa e mestranda em Artes Visuais em Processos Criativos pela Universidade Federal da Bahia, já Ana Carolina pesquisa poéticas fotográficas e é doutoranda em Comunicação Social, na linha de Pragmáticas da Imagem pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Início
O Ciclo começa com um Café Cultural realizado no dia 28/03, às 18h, na Galeria de Arte do SESC localizada na rua Dom José Thomaz, 235. O investimento por módulo para comerciário é R$ 25,00, para conveniado R$30,00 e para os usuários R$40,00. Informações e inscrições 3216-2727 ou através do site www.sesc-se.com.br | ciclodefotografia.wordpress.com

Prêmio Ademi-SE 2012
As empresas que ainda não se inscreveram para participar do Prêmio Ademi-SE 2012 precisam correr, pois o prazo termina nesta quarta, dia 29. Em sua sexta edição, o Prêmio Ademi-SE 2012 está dividido em oito categorias e será entregue no dia 24 de maio às melhores empresas e os produtos de maior destaque lançados no segmento imobiliário.

Prêmio Ademi-SE de Jornalismo
Uma das novidades na premiação desse ano é a criação do Prêmio Ademi-SE de Jornalismo, que será entregue durante a mesma solenidade do Prêmio Ademi-SE e contemplará reportagens de TVs, rádios, sites, jornais e revistas. As inscrições também seguem até o dia 29 deste mês e, ao todo, a premiação para a categoria soma R$ 9 mil. Os regulamentos do Prêmio Ademi-SE e do Prêmio Ademi-SE de Jornalismo podem ser lido no site da entidade – ademi-se.com.br.  

MPF notifica ANTT por irregularidades no registro de empresas de transporte
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) notificou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que, em 45 dias, regularize a autorização especial concedida às empresas Senhor do Bomfim Ltda e Nossa Senhora de Fátima Ltda, para a realização do transporte interestadual em Sergipe. De acordo com Inquérito Civil Público instaurado no MPF/SE, as empresas estão irregulares junto à Receita Federal, já que não possuem certidão negativa de débito.

Esclarecimentos
No inquérito, o MPF/SE solicitou esclarecimentos à ANTT sobre a permissão e a condição fiscal das empresas, mas não recebeu as informações, o que levou à notificação. O MPF/SE apurou que a que a Senhor do Bomfim Ltda encontra-se com a  “Certidão Positiva com Efeitos de Negativa”, relativa a débitos de contribuições previdenciárias e de terceiros, vencida desde 28/11/2011. Já a Nossa Senhora de Fátima Ltda está em situação fiscal totalmente irregular, pois não apresenta nenhuma certidão negativa nem certidão positiva com efeitos de negativa.

Regularidade fiscal
Em fevereiro de 2011, o MPF/SE já havia expedido recomendação à ANTT sobre a verificação de regularidade fiscal das empresas de transporte rodoviário de todo o país. Na ocasião, verificou-se que a ANTT não possui normativo que determine a remessa periódica de documentos e certidões que comprovem a regularidade fiscal das empresas que possuem permissão ou autorização especial para o serviço de transporte rodoviário de passageiros interestadual e internacional.

Providências
De acordo com a notificação agora expedida, se o problema das empresas em Sergipe não for sanado, serão tomadas as providências judiciais em relação aos servidores da agência e também e em relação às empresas e seus sócios, já que eles são beneficiários da conduta irregular da ANTT. O MPF/SE vai apurar, ainda, se a negligência do órgão regulador em exigir das empresa os comprovantes de regularidade fiscal caracteriza o descumprimento da recomendação expedida em 2011 para, se for o caso, também tomar as medidas judiciais cabíveis.

PELO TWITTER

www.twitter.com/jsantana61  @BlogClaudioNun @adinelsonalves será que o caso Fubras vai virar pizza mesmo!? Não dá pra acreditar: é o cúmulo da impunidade.

www.twitter.com/LGustavoCosta13  não queremos pra nossa Aracaju o passado tentando vestir-se de novo.

www.twitter.com/CABB07  Impressionante: todos os dias no radio, se fala em sucessão 2014! E 2012, já esta decidido? O mandato de Deda já acabou foi? #puraambição.

www.twitter.com/EsCoLa_InTeGrAl  A média do Brasil em analfabetismo é 9,02% , em Sergipe é 16,98%. A nossa posição é 21ª, entre os estados brasileiros. EDUCAÇÃO INTEGRAL JÁ.

www.twitter.com/Edu_Andraded  Ai como eu queria um auxilio alimentação!! Salve o TCE! Bom dia, gente!!

www.twitter.com/WilliamFonseca  Amar ao próximo, respeitar as diferenças, colaborar para o bem comum e fazer a sua parte. Essas são pequenas ações que podem mudar o mundo.

www.twitter.com/Anselmocosta_Se Pelo o amor de Deus alguém de atenção a Almeida Lima, ele precisa de espaço, nem que seja para falar dele mesmo. #deseperodealmeida.

DO LEITOR

Descaso com o dinheiro público no bairro Luzia
Nós, moradores do bairro Luzia não sabemos mais o que fazer, o descaso é grande, não adianta reclamações por

Rua antes do serviço de esgoto e…..

telefone nem e-mail, estamos todos de mãos atadas. Depois de meses de muitas reclamações, resolveram camuflar a obra de esgoto do bairro Luzia. Só que se prestar atenção nas fotos nada adiantou. Segunda dia 20/02 resolveram nos enganar mais uma vez cobrindo com emendas de asfalto a rua José David Menezes no bairro que vive transbordando desde as escavações para tal  instalação na da famosa rede de esgoto, ou seja mais uma vez o dinheiro publico sendo gasto sem nenhum planejamento, uma vez que eles constatam que existe um vazamento na rede armengada, e colocam asfalto por cima sem resolver o problema. Enquanto isso sofremos mais uma vez com as falhas da administração Pública, e pior, colocando em risco a saúde da população”.

Juiz fraco. Times ruins
Do leitor, torcedor e jornalista Jorge Araújo: “A propósito da questão que envolve o Presidente do Sergipe com o Presidente em exercício da Federação Sergipana de Futebol, observo que esta havendo

….e como ficou o local após a "obra".

um descontrole emocional com alguns dirigentes. Agora foi o Presidente do Sergipe, outro dia o meu amigo e sempre calmo, Luiz Roberto, Presidente do Confiança também foi grosseiro em entrevista e na quinta-feira, um dirigente do Lagarto, que é filho do meu amigo Prefeito Valmir, também no rádio falou de forma alterada criticando arbitragem.Como desportista, torcedor do Confiança, também reclamo de certas arbitragens, mas não preciso agredir ninguém.O que vejo hoje é que nossos times de futebol, o Sergipe e o meu confiança estão muito fracos. O ataque do confiança, por exemplo, não chuta em gol. O Treinador não entra em campo e por aí vai. Como não tenho dinheiro para ajudar, fico apenas no sofrimento. Agora é preciso lembrar que time bom não tem juiz que derrote!!!”

Confiança não está habituado a “jogar fora”
Ainda ontem, 24, o torcedor e jornalista Jorge Araújo entrou em contato com o blog para ironizar a declaração do treinador do Confiança (que inclusive não pode ficar no banco porque ainda não tem a carteira necessária) de que o time não está “habituado a jogar fora” (se referindo aos jogos no interior). “Deve ser por conta do fuso horário”, ironizou Jorge. Parece piada…

ESPECIAL/CARNAVAL – Ainda tem Ressacadinho e resultado do Fórum

6º RESSACADINHO, neste domingo no residencial Santa Lúcia
Os organizadores do 6º Ressacadinho (Ressaca do Senadinho), convidam os demais foliões e a imprensa para prestigiar o resgate do carnaval de rua da nossa comunidade, Residencial Santa Lúcia. O bloco começa a se organizar a partir das 6h30, do domingo dia 26 no senadinho (em frente ao Restaurante Kidelícias – Conj. Santa Lúcia). Lá tem um café da manhã nordestino e a partir das 8hs uma caminhada pelas ruas do conjunto com a participação de: Banda de frevo de Frei Paulo ( Tijolo quebrado); Bacamarteiros – José Roberto e Grupo Folclórico de Carmópolis; Passista – Cícero de Arapiraca/AL;  Carro Alegórico – Cabritinha do Mendonça e Jumento de passeio – Arruela. Contatos – Washington Batista 9978-5085.

2º Fórum do Carnaval de SE
O 2º Fórum do Carnaval de Sergipe foi um grande sucesso de público e que as informações apresentadas abaixo surtiram um efeito significativo nos participantes(agremiações,universitários e sociedade), e que os mesmos, já de pronto, se comprometeram em contribuir com o resgate e com o fortalecimento do nosso carnaval.

Presenças
Compareceram no dia 03 de fevereiro de 2012 numa sexta-feira, no Auditório Professor Geraldo Chagas Ramos, na UNIT do Centro o Diretor Presidente da Liga Sergipana – O Sr. Pedro Raimundo dos Santos conhecido por Pep; Isabel Nunes – Diretora do Bloco Custuradinho de Aracaju-SE; Wellington Nascimento – Diretor do Bloco Acabeçorra-SE; Antônio Rogério – Músico, cantor, compositor e Diretor do Bloco AFTB-SE; Gilton Kennedy – Professor da UNIT-SE; Malva Malvar – Consultora Cultural, radialista, jornalista, cantora popular, compositora, atriz, Relações Públicas, especialista nos assuntos do 3º setor, técnica em: gestão cultural, elaboração de projetos e captação de recursos, Delegada do Colegiado Setorial de Música MINC-CNPC; o Sr. Fernando Lins – Professor da Faculdade Amadeus de Sergipe; o Sr. Tadeu Machado – Diretor da EPA Produções; o Sr. João Batista – Pesquisador da Cultura Afro-Brasileira e o Sr. Gladston Rosa – Cantor e Compositor de Sergipe e Diretor do Bloco Cabelo Duro de Aracaju,Diretor do Bloco Colombina (Edson), Diretor doBloco Xodozinho (Etelvan),Diretor do Bloco Aracaju(Heverton),diretor do Bloco Botafo(Nilson Santos),Bloco Portelinha(Nevaldo Santos),Bloco Lateiros Curupira(Gladston Barista),diretor do Bloco O negão(Rafael),Bloco Sac(Denivaldo Horta),Bloco novo paraíso(Cabral),Bloco Águas Belas(Maluh Campos),Bloco Criliber(Luiz Bonfim),Bloco Sambadinha(Edna Lima),Bloco as meninas(Aristóteles dos Santos).

Alto nível
O 2º Fórum do Carnaval de Sergipe teve como discussão o Carnaval de Sergipe Dialogando no Meio Acadêmico: Memória, Valoração e Desenvolvimento.O Diretor Presidente da Liga Sergipana de Blocos e Escolas de Samba – O Sr. Pedro Raimundo dos Santos, Pep considerou o resultado deste Fórum de alto nível. "Após as falas de todos os conferencistas surgiram demandas e é assim que a Liga trabalha com transparência e associativismo." Concluiu o Diretor Presidente da Liga Sergipana o senhor Pep.

Resultado do 2º Fórum do Carnaval de Sergipe
A Liga sugerirá os seguintes projetos de Lei: O Conselho do Carnaval; Projeto de Lei que crie um fundo exclusivo para o Carnaval de Sergipe, nas instâncias Municipais e Estadual; Plano Estadual e Municipal do Carnaval; Como também: Mapeamento dos blocos carnavalescos em Sergipe; Oficinas de Capacitação para os Blocos;Simpósio do Carnaval de Sergipe de forma itinerante nos municípios; Pesquisa da memória do carnaval Sergipano.Festival de Música Carnavalesca.

Palestra de Fernando Lins
A palestra do professor Fernando Lins enriqueceu o 2º Fórum do Carnaval de Sergipe, pois trouxe a tona à riqueza cultural dos cortejos carnavalescos em Aracaju datada desde 1873 até os dias de hoje. Com as grandes Sociedades; a segmentação social; os Clubes Carnavalescos; a Era do Rádio e os Blocos e Escolas de Samba. No século XX retrata os ritmos como a polca, maxixe, habanera depois a passagem dos anos 30 para o samba, marchas carnavalescas e o frevo a passagem dos anos 40 para as cuícas e tambores introduzem a influência da música africana no desfile de ranchos e escolas de samba ainda neste momento os foliões são transferidos para o carnaval nos clubes. As ruas de Aracaju e a Praça Fausto Cardoso nos anos 50 e 60 são decoradas por meio de Luzes, Cartazes, Bandeiras, Figuras e Gigantescos Painéis Carnavalescos. Segundo relatos do senhor Geraldo esposo da senhora Isabel Nunes a prefeitura arcava com as despesas dos carnavais nas décadas as quais eles colocaram as escolas de samba nas ruas de Aracaju.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
O passado é lição para se meditar, não para se reproduzir”. Mário de Andrade, escritor brasileiro que morreu em 25 de Fevereiro de 1945.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais