Todos têm direito a uma 2ª chance

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog que todos têm dois caminhos a seguir: o certo e o errado. E defende também que todos têm sim direito a uma segunda chance. Em Sergipe, a abnegação dos que fazem o Conselho da Comunidade na Execução Penal (CCEP) que tem na presidência José Raimundo de Sousa é digna de apoio da imprensa e dos segmentos organizados da sociedade.

Contando com o apoio de alguns poucos empresários e segmentos (muito poucos mesmo) José Raimundo e os membros do CCEP enxugam gelo e ajudam muito egressos do sistema penal que poderiam retornar para o perverso sistema se não tivessem a segunda oportunidade. Aliás, em Campo Grande (MT), onde o trabalho do CCEP é exemplo o número de egressos que voltaram as prisões é ínfimo se comparado com os outros estados. Muitos se arrependem sim, mas não têm a segunda chance.

Cursos – O CCEP realiza mensalmente, as duras penas cursos profissionalizantes com os egressos, ajudando com passagens e cesta básica.

Curso Superior – Na última sexta-feira, 27, no final da manhã, duas egressas – Daiane Santos e Isis Menezes – do sistema penal

Na primeira foto as egressas recebendo os notebooks e na segunda a qualidade dos móveis feitos na marcenaria. 

 que prestam serviços na Embrapa Sergipe (convênio com o CCEP), receberam dois noteboooks da empresa Infox, que tem o comando do empresário Jorge Santana. Os notebooks são necessários para que elas possam cursarem os cursos de serviço social e fisioterapia. A primeira vitória foi a aprovação no vestibular.

Marcenaria – Tem também a Marcenaria Santa Maria – Administrada pela Associação de Apoio Profissional aos Presos e Egressos – que começou a funcionar no bairro do mesmo nome, num lugar modesto, faz hoje móveis com qualidade e preços justos. A foto ao lado não deixa dúvidas da qualidade do serviço prestado por egressos. Se você precisa de um trabalho no banheiro, closet, cozinha, estante e outros, mate dois coelhos: faça com preço justo e qualidade e ajude na ressocialização.

Parabéns a todos que fazem a empresa genuinamente sergipana Infox por entenderem a importância da segunda chance.  Que outros empresários se somem a causa. Basta ligar para José Raimundo no celular: 9988-01-88. Notebooks não são mais necessários, mas sempre tem algo a mais para ajudar.

É como Raimundo sempre diz: sem reinserção crimes e drogas não têm solução. Faça a sua pequena parte.

(Cursos: SENAI e TJSE através da Vara das Medidas e Penas Alternativas. Egressos. Embrapa:Isis Menezes, Dayane Santos, Almir, Valdemir e Márcio. Secretaria do Meio Ambiente: Antônio José, Valdoilson, Washington, Joseane,Genilsone e Edna. Marcenaria:Carlos Ailton, Charles Dorea, Thiago Ramos, Daniel e José Nilton).

Correição Ordinária na Vara do Trabalho de Propriá
O Presidente e Corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, Desembargador Fabio Túlio Correia Ribeiro, iniciará segunda-feira, dia 02/03, os trabalhos correicionais na Vara do Trabalho de Propriá.Durante a correição, os interessados poderão manifestar suas opiniões, reclamações ou sugestões, bem como solicitar audiência com o Desembargador.

Inaugurada sala virtual Wellington Mangueira
Foi inaugurada na última sexta-feira, 27, à noite no Palácio Olimpio Campos a “Sala virtual Wellington Mangueira”., através do projeto coordenador pelo professor doutor Alfredo Julien da UFS “Aracaju na virada dos 70 Juventude, transgressão e  militância”.Na Sala Virtual de Multimeios estão registros de Wellington Mangueira acerca da ditadura. É um material riquíssimo e cheio de significados.

Jackson sobre Mangueira: passamos por momentos difíceis na ditadura
Ao participar da abertura da sala virtual o governador Jackson Barreto postou no twitter: Wellington Mangueira é meu amigo de longa data. Na época da ditadura passamos por momentos difíceis, mas continuamos lutando pela democracia. Homenagens a ele são mais que merecidas. Wellington foi e continua sendo bastante importante para  política brasileira.”

Parcerias na área de assistência social
A secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho, dos Direitos Humanos e Juventude, Marta Maria de Sousa Leão e Vasconcelos participou esse semana, de uma série de reuniões em Brasília/DF. Na oportunidade, ela buscou fortalecer parcerias e melhorias para os projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado, na área de Assistência Social, que favorecem à população sergipana.

Posse no Conselho do Sebrae
O vice presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Sergipe, Raymundo Almeida, deu posse a José Marconi Guimarães Lima, atual superintendente do Banco do Brasil. José Marconi toma posse no CDE no lugar de Lucia Helena. O Conselho é composto por 15 entidades e tem a responsabilidade de decidir sobre políticas e diretrizes do Sebrae, além de promover ações de orientação e acompanhamento das atividades da instituição.

Venâncio Fonseca passa bem após acidente automobilístico
O deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) encontra-se bem após acidente automobilístico na última sexta-feira, 27, à tarde quando o veículo dele saiu da pista após ter sido trancado por outro.  Ele foi atendido no Hospital São Lucas, consciente, mais com fortes dores no corpo.

IPTU: PC do B aciona a Justiça
Na última sexta-feira, 27, a vereadora Lucimara Passos acionou a Justiça para suspender a cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). A iniciativa foi tomada em conjunto com a direção do PC do B, através do presidente Hallison, e dos advogados Maurício Soares e Leonardo Zirpoli, reuniu documentação necessária para impetrar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN).

Medida cautelar
A iniciativa, segundo a parlamentar, solicita concessão da medida cautelar com a suspensão da eficácia da lei até o julgamento definitivo da ação que questiona a reavaliação da planta de valores dos imóveis de Aracaju. “Junto com a assessoria jurídica, constatamos que existe Lei Complementar que estabelece critério para apuração do valor venal dos imóveis para efeito de base de cálculo do lançamento do IPTU e que o legislador incidiu grave equívoco por trazer disposições normativas que não se encontram na Constituição do Estado e nem na Federal do Brasil”, detalha Lucimara Passos.

ACESE em Brasília
Wladimir Torres, futuro presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), que assume o cargo na próxima quinta-feira (05) participou ativamente de uma agenda intensa em Brasília, onde visitou parlamentares da bancada sergipana tanto na Câmara quanto no Senado e aproveitou para participar da posse nacional do Sebrae, da reunião da CACB e de eventos da agenda presidencial do Programa Bem Mais Simples.

Professoras do Dieesp participarão de curso do IBC
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) visando o aprimoramento nos processo da educação inclusiva na rede estadual de ensino,  disponibilizou  passagens aéreas para a participação das professoras Luciene dos Santos e Maria Genísia dos Santos  ( técnicas da Divisão de Educação Especial – Dieesp) no curso "A escrita curvista e o pré-braille no atendimento de reabilitação". O curso será realizado entre os dias 2 e 6 de março no Instituto Benjamim Constant (IBC),  no Rio de Janeiro.

Formação e aperfeiçoamento
Segundo Aparecida Nazário, diretora do Dieesp, o Governo de Sergipe tem se empenhado para promover amparo às necessidades educacionais especiais no estado. "Garantindo dentre outros aspectos, a formação e aperfeiçoamento  de professores para o atendimento educacional especializado conforme prescreve a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva", salientou  a diretora do Dieesp.

Sesc promove curso de Fotografia
O Sesc irá realizar de 09 a 18/03, no auditório da Unidade Centro, o curso de Fotografia Documental ministrado pelo facilitador Javier Valado. O objetivo é reunir estudantes e profissionais de diversas áreas, especialmente aqueles ligados a comunicação, artes visuais e ciências sociais. O certificado será emitido pelo Sesc AR/SE, sendo exigida a frequência mínima de 75 por cento da carga horária total do curso. Também é necessário que o aluno possua câmera fotográfica.

Reflexão
Segundo o gerente de cultura do Sesc, Wolney Nascimento, o curso propõe uma reflexão sobre a fotografia enquanto ferramenta de comunicação, construção de subjetividade e de memória coletiva. “Além de outros temas, o curso também irá discutir a metodologia de trabalho e a ética na fotografia documental, bem como analisar a relação da fotografia documental com o fotojornalismo e o cinema”, disse Nascimento.

AMESE pede mudança de escala prejudicial no interior
A AMESE oficiou o Secretário de Segurança Pública Mendonça Prado, informando ao mesmo que policiais militares recém-formados e que trabalham no interior do Estado, estão sendo submetidos a uma escala diferenciada em relação aos policiais em mesma condição, que trabalham na Capital.

Escalas
No ofício é relatado que enquanto os PMs da Grande Aracaju trabalham numa escala de 12 horas de trabalho por 24 horas de folga e 12 horas de trabalho por 72 horas de folga, os policiais do interior trabalham numa escala de 12 horas de trabalho por 36 horas de folga, sendo esta última escala extremamente penosa para os PMs que trabalham no interior, além de dificultar o deslocamento casa/trabalho/casa, devido a dificuldade de conseguir transporte em muitos horários.

Padronização
Idêntico requerimento foi feito ao Comando da PMSE, através de ofício, porém até a presente data não houve qualquer resposta acerca do pleito. A AMESE solicita ao Secretário Mendonça Prado a possibilidade de padronizar as escalas do interior, nos moldes do que ocorre na Grande Aracaju, possibilitando assim um melhor bem-estar a estes profissionais da segurança pública.

ARTIGO

Aumento do IPTU e pseudo governo de João Alves  por Elcinho Santana*

O que mais se discute hoje em Aracaju é o aumento abusivo do IPTU e a forma desastrosa como a equipe de governo do prefeito João Alves vem tratando o assunto.

Gostaria de lembrar aos amigos que o aumento do IPTU teve a complacência, subserviência e manobras dos vereadores governistas. Portanto, eles são CORRESPONSÁVEIS com tudo que estamos vivendo.

A oposição votou contrariamente ao reajuste do IPTU, porém, a maioria dos vereadores, ligados ao prefeito João Alves, aprovaram o projeto de aumento no apagar das luzes e deu nisso aí. Toda a população reclamando. Todos estão recebendo seu carnê e é aquele susto. Aumento de 100%, 200%, e até 300%.

Aracaju vive um dos momentos mais críticos da sua história. Submetida a um caos administrativo, decorrentes da absoluta incompetência e omissão do prefeito João Alves e da sua equipe de governo. Na verdade, afirmo todos os dias que Aracaju não tem Prefeito.

Do ponto de vista dos serviços prestados e executados pela prefeitura, a inoperância, a falta de política dos secretários e a falta de comando do prefeito João Alves é o que mais convivemos atualmente. Uma equipe de governo cansada, sem pegada e sem vontade  para dialogar com a sociedade e suas entidades representativas.

Os servidores públicos municipais que se encheram de esperanças com as absurdas promessas de campanha do atual prefeito João Alves, hoje assistem sem capacidade de reação ao fim da EMSURB ao atraso no pagamento e outras reformas administrativas que penalizam os trabalhadores municipais.

Em 2016, teremos eleição para a prefeitura de Aracaju e não podemos permitir que o reciclado negão é a solução seja reeleito para mais 4 anos de governo. Que venha sangue novo para que Aracaju retome a sua invejada qualidade de vida. Que venha ROBSON VIANA, ANA LÚCIA e outros candidatos que realmente tenham compromisso com a população de Aracaju.

*Petroleiro e Gestor Público.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
Quando tudo está sob controle, é sinal de que não estamos indo suficientemente rápido. Mario Andretti, ex-piloto americano de Fórmula 1, campeão em 1978, nasceu em 28 de Fevereiro de 1940.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais