Turismo Sergipe: como esperar resultado diferente fazendo tudo igual?

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ao contrário de alguns que para manter os gordos contratos preferem aplaudir ações desastrosas, este espaço continuará analisando o atual momento do turismo sergipano sem receio. Aliás, para os que fazem parte da “mídia de estimação” governamental não pensem que os sergipanos são bobos não.

O que o blog faz aqui é expor opinião e dados, inclusive de muitos empresários que “ralam” há anos pelo turismo de Sergipe e estão inconformados com tanta incompetência, principalmente ao reeditarem fatos do passado.

Essa história de enaltecer mídia compartilhada com a CVC com gastos de R$ 300 mil é uma piada. Tanta relevância com qual objetivo? Dizer que mudou? Só para lembrar: há 10 anos este mesmo Estado fez uma mídia compartilhada gastando o valor de R$ 6 milhões. Qual foi o resultado? Quem vier neste período não será por conta de mídia compartilhada. Aliás, cadê os dados para mensurar? Tem pesquisa de satisfação? De ocupação da rede? De onde estão vindo? De contingenciamento? Quem faz isso?

Está claro para a sociedade que o governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju são insensíveis com a área do turismo. E o blog continuará dando voz aos setores envolvidos que não podem se expressar publicamente por conta das retaliações.

Como esperar um resultado diferente no turismo de Sergipe fazendo tudo igual? É a pergunta que o blog deixa no Dia Mundial do Turismo e o no dia do turismólogo.

E para o deleite da mídia de estimação: viva o turismo em Sergipe!

 

Eventos nacionais em Sergipe A secretaria de turismo deveria dar o mesmo valor a quem promove eventos nacionais em Sergipe. Neste semestre acontecerão três grandes eventos em Sergipe. O Jeep Show de Sergipe (2º maior evento do país), o ENEVA (Encontro Nordestino de Veículos antigas) e o Motofest. Para o Jeep show e para o Eneva foi solicitado o apoio logístico da secretaria de turismo para uma doação de 30 toldos. Receberam uma negativa.

Eventos nacionais em Sergipe II Durante o período de 10 a 13 de outubro serão mais de 300 jipeiros movimentando a economia do estado. Bares, hotéis, restaurantes, postos de gasolina, lojas de conveniência e outros serão visitados pelos jipeiros. Isso também serve para o encontro de carros antigos que acontecerá no período de 1º a 3 de novembro. Só para lembrar que a prefeitura de Aracaju através do prefeito Edivaldo Nogueira foi sensível ao Pleito e garantiu o apoio ao evento. Aliás, todos os três são eventos com entrada franca.

 

 

Várias vezes no mês a Prefeitura de Aracaju envia uma máquina para abrir caminho no canal do Bairro Treze de Julho. O problema é que não são apenas águas fluviais, é cocô in natura desembocando no Rio Sergipe. Os moradores da região conhecem bem o mau cheiro diário. Está semana o blog publicou artigo de Samarone: O Saneamento Básico em Aracaju é uma mentira? Aracaju fede. Já jornalista Luiz Eduardo Costa denunciou em sua coluna: “Aracaju fede cada vez mais, e nos bairros considerados ricos a fedentina é pior.” “O Rio Poxim é uma cloaca”.

Empresário faz ameaça à procuradores Depois de diversos boletins de ocorrência registrados, de cenas que perturbaram a ordem do serviço público em algumas repartições e a contenção por parte de familiares e da força policial, da cena em uma loja de veículos em Aracaju, onde tiros foram disparados para cima, o empresário loiro de uma importante cidade do interior sergipano volta a atacar novamente. Na manhã da quarta-feira, 26, o mesmo entrou na procuradoria do município, fez ameaça aos procuradores presentes e tentou invadir o gabinete do prefeito que atendia populares no momento. O corre-corre foi grande e, mais uma vez, tudo será varrido para debaixo do tapete. Até quando?

André Moura não vê possibilidade de deixar o PSC Nos bastidores o comentário foi que o ex-deputado André Moura poderia deixar o PSC e comandar uma nova sigla que está sendo estruturada. André Moura não vê possibilidade de deixar o PSC e a maior preocupação agora é com a nova responsabilidade no governo do Rio de Janeiro ao assumir também, junto com o escritório em Brasília, a Casa Civil.

Em plena quinta-feira E o blog recebeu ontem, 26, em plena quinta-feira, pela manhã, logo cedo, a foto de um parlamentar com uma latinha de cerveja na mão (Itaipava), de “virote” (virou a noite) em um local em Feira Nova. E no parlamento que ele atua tinha sessão normal.

Ministério Público recomendou Rogério Carvalho contratar hospital sem licitação em 2007 Deu no Hora News: Na semana passada, o senador Rogério Carvalho (PT) e a Associação Aracajuana de Beneficência Hospital Santa Isabel foram condenados em virtude da realização de dispensa de licitação, em 2007, ano em que Rogério Carvalho era gestor da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O Hora News obteve um documento exclusivo assinado por promotores do Ministério Público Estadual e pela procuradora da República, Eunice Dantas, em 5 de fevereiro de 2007, no qual recomendam ao próprio Rogério Carvalho “a contratação emergencial de entidade”. Ou seja, sem processo licitatório. A recomendação foi feita durante uma audiência pública com a presença de diversos promotores de justiça e da procuradora Eunice Dantas. Toda matéria aqui.

Neópolis: Governador e comandante da PMSE conseguem revoltar a tropa com retirada do Major Márcio do comando 5ª CIPM A revolta continua na tropa da PMSE pela forma como o Major Márcio foi retirado na 5ª CIPM, com sede em Neópolis, por apenas cumprir a lei. O grupo político de um ex-prefeito pediu a cabeça dele ao governador e foi atendido. O áudio de um dos integrantes do grupo anunciando que o major recebeu um puxão de orelha e já pegou “’o beco” revoltou mais ainda os militares e os cidadãos de bem. Um absurdo em Sergipe Del Rey: quem cumpri a lei é punido..

Apreensão no Hospital Amparo de Maria A situação é de muita apreensão dos funcionários do Hospital Amparo de Maria. Na manhã da quinta-feira, 26, o gestor indicado pelo Governo do Estado revelou que entregou o cargo ao governador Belivaldo Chagas. Um dos pontos de discórdia com o outro gestor mantido pela justiça e dirigente do PT,, Joaldo Santos, que segundo os funcionários quer demitir 150 deles com uma proposta indecente de pagar a rescisão dos funcionários parcelado sem garantia nenhuma. As autoridades e os segmentos organizados de Estância precisam compadecer da agonia dos funcionários do mais antigo hospital do município.

Parque Tecnológico vai realizar curso de Designer Têxtil com Base Tecnológica, de 15 de outubro a 13 de novembro De 15 de outubro a 13 de novembro, o Sergipe Parque Tecnológico vai realizar o curso de Designer Têxtil com Base Tecnológica. Com o objetivo de constituir a relevância das funções do diagrama e medidas na modelagem plana, tendo como perspectiva a produção de peças na confecção básica, o curso é aberto a estudantes e profissionais (a partir dos 18 anos, e não precisa ter conhecimento prévio sobre o conteúdo), além de instituições e indústrias atuantes no segmento.

Programação As aulas, que vão acontecer no turno da manhã, das 8h às 11h30, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), do SergipeTec, terão a seguinte programação: noções de ergonomia – entendimento de tamanhos e medidas corporais; materiais utilizados na modelagem; modelagem plana básica camisa e saia; interpretação de moldes; junção modelagem plana; ampliação e redução dos moldes; conhecimento da tecnologia do maquinário básico para confecção; e construção de peça piloto. O link das inscrições está disponível no site do SergipeTec . Mais iinformações: contato@sergipetec.org.br.

Aliança Francesa divulga selecionados do Festival da Canção 2019 No dia 27 de outubro, às 18h, no Parque da Sementeira, a Aliança Francesa e a FUNCAJU realizarão pela segunda vez a Etapa Regional Nordeste do Festival da Canção Aliança Francesa, que contará com a apresentação musical dos 12 cantores selecionados na primeira etapa do festival. O grande vencedor da Etapa Final, que será realizada em Porto Alegre, será premiado com uma viagem para Paris com bilhetes Air France, e o segundo colocado receberá um final de semana em uma unidade Club Med no país. Acesse www.afaju.com.br para conferir a lista de candidatos selecionados bem como os cursos de francês que iniciam no dia 14 de outubro! Para mais informações, visite a sede da Aliança Francesa, situada na Rua Pacatuba, 288 ou ligue no 98877-7904 ou 3211-9868.

Congresso Espírita de Sergipe convida público para reviver os ensinamentos de Jesus Desta sexta-feira, 27, até o domingo, 29 no Teatro Tobias Barreto, acontece a 7ª edição do Congresso Espírita de Sergipe (Congrese), com o tema ´Evangelho Fonte de Luz: Roteiro Seguro para Iluminação do Espírito. Ainda há vagas para quem deseja se inscrever no evento, que convida o público a reviver os ensinamentos de Jesus. A abertura acontece hoje, 27, às 19h, no Teatro Tobias Barreto, com palestra literomusical com Haroldo Dutra Dias e Moacyr Camargo. Haverá ainda apresentação do Coral Irmão Francisco, do Grupo Espírita Trabalhadores do Bem, e homenagem ao patrono do Congrese, Martins Peralva. Simultaneamente ao evento acontece a 3ª edição do Congresso Espírita da Juventude, na sede da Fees.

Caravanas Segundo a presidente da Fees, Glicenita Santiago, o Congresso é um momento de agregar pessoas, com a presença de caravanas de várias partes do Brasil, bem como oportunizar sobre o conhecimento do que é o Espiritismo. “Vamos reviver os ensinamentos do Mestre Jesus neste evento organizado com muita dedicação pela Federação e pelas casas espíritas de todo o Estado de Sergipe. E já é tradição reunir pessoas de diferentes credos religiosos neste Congresso, ou mesmo quem não tenha credo. Buscamos sempre agregar temas direcionados aos objetivos da Doutrina: consolar, esclarecer, agregar pessoas, manter a fé firme no futuro e tantos outros ensinamentos cristãos”, informa a presidente.

Oradores O Congrese vai reunir oradores espíritas de várias partes do Brasil: André Peixinho, Cauci de Sá Roriz, Cosme Massi, Euza Missano, Cirne Ferreira Araújo, Irvênia Prada, Júlio César Góes, Luiz Antônio Ribeiro, José Carlos De Lucca e Leonardo Machado. Na Arte Espírita: Rodrigo Mendes, João Moura, Coral Jésus Gonçalves – Grupo de Trabalho Espírita Caminho da Redenção, Cleber Melo, Grupo Som em Movimento, Sérgio Menezes Lucas e Coral – Maestro Leosírio Guimarães (ASAP). Todos os recursos provenientes do Congresso estão sendo utilizados para o próprio custeio do mesmo, bem como reformas na sede da Federação. Informações: (79) 3249-2896 / www.fees.org.br.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                               

Café e Gestão O oncologista e diretor médico da Onco Hematos, Nivaldo Vieira, foi o palestrante convidado da 6ª edição do Café e Gestão, o encontro da Comunidade Maturidade de Gestão na Saúde. O evento, promovido pela GesSaúde em parceria com o Sebrae, ocorreu na última segunda-feira (23) e discutiu a transformação da Saúde do Brasil por meio da gestão. Com a palestra “Tendências tecnológicas para a Saúde em 2019”, Nivaldo Vieira apresentou as novidades que vão auxiliar a sustentabilidade dos negócios em Saúde.

O Campo do Brito Espírita é um evento bienal realizado pelo “Centro Espírita Unidos na Fé” e sua 7ª edição acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro de 2019, na cidade de Campo do Brito/SE, com o tema central “Viva a Vida” e a participação de diversos palestrantes e artistas espíritas: palestra – Marcel Mariano/BA, Frederico Menezes/PE e Júlio César Góes/SE; música – Moacyr Camargo/SP e Ítalo Lima/SE; poesia – Edgar Diniz/PE; teatro – Cia de Teatro Espírita Hariboll/RS e Teatro Móvel Cornélio Pires/PR, cinema – Claiton Freitas/DF

 

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

 

ARTIGO

Turismo e emprego: um futuro melhor para todos. Por Carlos Nascimento*

Desde 1980 a Organização Mundial do Turismo (OMT) a cada 27 de setembro celebra o Dia Mundial do Turismo. Esta celebração objetiva chamar a atenção para a importância do turismo em todo o mundo, e a cada ano um tema é escolhido para sublinhar esta importância. Neste ano o tema é Turismo e emprego: um futuro melhor para todos. Um tema mais que significativo para o momento atual que vive o nosso país, e o nosso estado em particular.

Infelizmente desde 2014 não mais celebramos aqui em Sergipe o Dia Mundial do Turismo, e muito menos a Semana do Turismo, quando dedicávamos toda uma semana a atividades que proporcionavam uma reflexão sobre o turismo em nosso estado. Este ano tanto pelo momento que vive o turismo sergipano, quanto pelo tema, seria a ocasião propícia para a retomada das comemorações, que eram feitas através da união de vários órgãos e instituições. E não cabe a desculpa que a data coincide com a feira ABAV Expo, pois sempre coincidiu E nem por isto deixou-se de realizar com os que aqui ficavam.

Há muitos anos o turismo vem registrando um crescimento continuo e dando mostra de resiliência, sendo um motor do desenvolvimento econômico para muitos países e regiões. Estima-se que um em cada dez empregos no mundo seja relacionado ao turismo, e que cada posto de trabalho no setor turístico gera um posto e meio adicional ou indireto na economia relacionada ao turismo.

O turismo é um intenso consumidor de mão de obra, e poucos setores são tão inclusivos, empregando mais mulheres e jovens que outros setores, e poucos têm tantas micro, pequenas e média empresas atuando.

Em um momento no qual é anunciado encerramento das atividades administrativas da Petrobras em Sergipe, e todas as consequências nocivas à nossa economia que advirão desta ação, é vital pensar e planejar o turismo como uma alternativa viável para suprir esta lacuna. Porém já estamos atrasados nesta corrida contra o tempo.

Se queremos um futuro melhor para todos, como prenuncia o tema do Dia Mundial do Turismo 2019, urge adotarmos ações que possibilitem o crescimento do setor turístico em Sergipe, principalmente que possibilitem a plena exploração de todo o nosso potencial, levando uma intensificação da atividade por todos os polos turísticos, respeitando-se as suas vocações, mas, também, estimulando-se iniciativas inovadoras .

Não existe uma formula mágica que possibilite, de uma hora para outra, recuperar todo o tempo perdido, porém a receita para que isto ocorra é conhecida por todos e inclui, profissionalismo, planejamento, investimentos, união de esforços e políticas públicas duradouras.

 

Foto: blog de Samarone.

ARTIGO

Afetos de Violência. Por Antônio Samarone.

Estranho, numa conversa descontraída com um colega médico, fiz um desabafo: o governo do Rio de Janeiro matou 1.249 pessoas em nove meses. Todos negros e pobres. Por último, fuzilou a menina Ágatha Vitória Sales Félix, de 8 anos. Isso é um genocídio!

Ele reagiu: “o governo está certo. Bandido, com fuzil engatilhado, tem que morrer. Temos que fuzilar todos!” Ele se identificou de imediato com o genocídio. “Temos”?

Eu retruquei, você acha que os 1.249 mortos estavam armados de fuzil, inclusive as crianças?

Ele não se intimidou: “era tudo bandido!” “Um ou outro inocente, acontece, mas é assim mesmo, na guerra também morrem inocentes.”

Ainda sentenciou, com a voz exaltada: “essa balela de direitos humanos não se aplica no Brasil. Ou matamos essa gente ou não teremos segurança!”

Comecei a perceber que o diálogo tinha ficado impossível.

Antes de me afastar, ainda ouvi: “estávamos à beira do socialismo, ainda bem que acordamos há tempo.”

Retruquei, que socialismo mal-assombrado? Somos o país mais desigual do mundo. O PT governou seguindo o manual do neoliberalismo e dos banqueiros, basta lembrar quem foi o Ministro da Economia de Lula. O PT governou em aliança com gatos e cachorros. O vice era Temer.

O doutor encerou o assunto, com o sorriso dos vencedores: “Comunismo, nunca mais!”

Percebi: é morte do diálogo! A luta será longa…

 

PELO TWITTER

www.twittter.com/BlogdoNoblat A crescente ameaça ao jornalismo em todo o mundo, por A.G. Sulzberger, The New York Times.

www.twittter.com/gugachacra É inacreditável como ressurgiu uma extrema direita ultrapassada que se diz pro Ocidente, mas se posiciona contra tudo o que representa a sociedade ocidental, como a diversidade, a defesa do meio-ambiente, a liberdade e a imprensa livre

www.twittter.com/GeorgMarques A extrema-direta precisa de terapia para tratar esse ressentimento contra tudo que eles não acreditam. Cientistas, professores, a cultura. Qualquer dessas áreas são alvos de fake news por esses frustrados. Mentem, enganam, vivem de criar narrativas falsas. Que gente baixo nível.

www.twittter.com/WalterCosta_aju Rodrigo Valadares acha que consegue enganar a população! Depois de tomar o PSL dos seus antigos líderes, tenta se aproximar da população com mais mentiras, antes era Pró-Lula, agora Pró-Bolsonaro, não tem…

Rodrigo Valadares acha que consegue enganar a população! Depois de tomar o PSL dos seus antigos líderes, tenta se…

Publicado por Walter Costa em Quinta-feira, 26 de setembro de 2019

www.twittter.com/clovis_silveira Não desista só por causa do que alguém disse. Use isso como motivação para empurrar e ficar mais forte!

www.twittter.com/marcoslmsantana O maior e mais importante patrimônio de um homem é sua honra e sua credibilidade. Nunca percam isso.

www.twittter.com/jrobertotgomes Sua opinião é muito importante para mim, então a guarde num cofre e nunca me dê a combinação dele…

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.” Clarice Lispector.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais