TV Atalaia pede o fechamento do Tribunal “das contas”

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E a TV Atalaia, no Jornal do Estado, telejornal apresentado pelo jornalista Gilvan Fontes, após exibir uma matéria mostrando que jornais nacionais e locais destacaram o retorno do conselheiro afastado Flávio Conceição ao Tribunal de Contas de Sergipe, foi lido o seguinte texto:

“A verdade é que os conselheiros do Tribunal das contas nunca se preocuparam com a imagem da instituição. Seus príncipes nomeados para toda a vida agem como querem e sempre preferem manter seus privilégios. Agem em conjunto contra o Estado, pelo que custam e contra a população pelo que decidem. O Tribunal das contas só faz de contas. Nada justifica sua existência, o melhor seria fechá-lo a bem da moral e dos bons costumes.”

Toda matéria aqui:

 

 

 

Doação de sangue Valdir Pereira de França, precisa de sangue A+, o mesmo fará uma cirurgia de abdômen, na próxima sexta-feira, 13 de dezembro, no Hospital de Urgência de Sergipe. Quem puder doar favor dirigir-se ao HEMOSE e fazer a doação em nome do mesmo.

Muita dor de cabeça Parece que o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira,, que irá completar muito tempo à frente da administração de Aracaju, está enfrentando muitas dores de cabeça com o elevado índice de impopularidade e as possíveis candidaturas do PT, da delegada Daniele Garcia, segundo artigo de Samarone, entre outras, à Prefeitura da Capital. Caso venha a se concretizar, não adianta nem preparar dossiês para combater seus adversários, pois pelo visto o eleitor aracajuano não é dado a votar em políticos com muito tempo na condução da prefeitura.

Catedral de Aracaju ficará apenas na memória? Parece que a Catedral Católica de Aracaju ficará apenas na memória de muitos sergipanos, pois pelo andar dos trabalhos de restauração somente daqui a  anos que a mesma será reaberta ao público.

Má vontade Infelizmente, parece que não há nenhuma boa vontade e esforço por parte da autoridade máxima da Igreja Católica em Aracaju. Diferentemente da cidade de Estância, que também teve a sua Catedral interditada por causas de danos na estrutura, onde o Bispo, que já foi pedreiro, empenhou-se com todas as forças para a reabertura da mesma, em Aracaju a coisa é diferente.

Reportagem Conforme a reportagem do Jornal do Estado, da TV Atalaia, desta terça-feira, 10, no link abaixo, a obra somente será concluída quando grande parte de gerações já tiver partido para o plano celeste. É preciso fazer jus aos que deram uma importante contribuição para a obra: a senadora Maria do Carmo, o ex-senadores Amorim e Valadares, além dos ex-deputados federais André Moura e Adelson Barreto, Valadares Filho e o deputado Laércio Oliveira, através de verbas do Orçamento da União.

Enrolação e mentira E se dependesse da enrolação e da mentira de um ex-governador de Sergipe, a Catedral levaria séculos para a finalização da sua obra.

 

 

MPE/SE: CNMP reconhece irregularidades apontadas pela ASMP e encaminha para procurador-geral da República ajuizar ADI contra a lei que restringiu direito a ser votado para maioria dos promotores Em reunião do pleno Conselho Nacional do Ministério Público realizada na terça-feira, 10, foi concluído o julgamento do pedido de providências feito pela Associação Sergipana do MP de Sergipe, sobre a tramitação do anteprojeto que virou lei com a aprovação na Assembleia que restringiu o direito a ser votado para procurador-geral para maioria dos promotores

Unanimidade Por unanimidade, o CNMP, seguiu o voto do conselheiro relator, Otávio Rodrigues, reconhecendo todas as irregularidades apontadas pela Associação na tramitação do anteprojeto no MPE, como violação da Lei de Acesso à Informação; inobservância do prazo regimental para a prévia publicação da pauta da sessão do Colégio de Procuradores; e ofensa ao direito de manifestação da ASMP perante o CPJ que é assegurado por lei.

Ajuizamento de ADI Como o processo legislativo foi concluído e o CNMP não tem poder de intervir nesta questão, perdendo o objeto do pedido da ASMP, foi determinado o encaminhamento das peças ao Procurador-Geral da República, para análise da possibilidade de ajuizamento de ADI perante o STF,* por inconstitucionalidade formal decorrente dos vícios na tramitação do reportado anteprojeto.

Na próxima eleição Saiu vencido, por 6 votos a 4, voto divergente da lavra do Conselheiro Valter Shuenquener, que, além das providências propostas pelo Conselheiro Relator, assegurava a expectativa de direito dos membros do MPSE, que preenchessem os requisitos dispostos na redação anterior da LONMPSE, para, querendo, concorrer na próxima eleição de PGJ.

Estratégias Independente das providências eventuais a cargo do PGR, a ASMP já apresentou pleito à Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP, objetivando o ajuizamento de ADI, por entender manifestamente inconstitucional a lei estadual que suprimiu a capacidade eleitoral passiva de mais de 80% dos membros desta Instituição. Com isso a ASMP pretende doravante discutir com a CONAMP as estratégias jurídico-processuais que visam a restaurar, em sua plenitude, os direitos políticos dos Promotores de Justiça do Parquet Sergipano, em prestígio do princípio democrático, dando ciência à classe no momento oportuno.

Bolsonaro elogia Albano O empresário Albano Fraco foi surpreendido pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira, em Brasília, durante reunião com cerca de 650 empresários na Confederação Nacional da Indústria. No pronunciamento em que disse que pretende trabalhar junto com a indústria pelo futuro do País e assegurou que “temos os meios para mudar o Brasil”, o presidente Bolsonaro dirigiu saudação especial ao ex-governador de Sergipe. Ele ressaltou que Albano fez excelente gestão à frente da CNI e muito contribuiu para o desenvolvimento econômico do Brasil. Bolsonaro foi homenageado com o Grande Colar da Ordem do Mérito Industrial, a mais alta condecoração da CNI.

Sobre as faixas exclusivas para ônibus em Aracaju Embora a PMA esteja alardeando a redução de acidentes de trânsito em Aracaju, os festejos poderão durar pouco. Explica-se: a teimosia inconsequente da gestão João Alves Filho, de implantar “corredor de ônibus” na Avenida Beira-Mar, ficou pior com Edvaldo Nogueira, em cuja gestão está se concretizando uma faixa exclusiva para ônibus na Beira-Mar, nada mau.

Espaço reduzido Ocorre que o espaço deixado para as duas faixas de rolamento não cabe dois automóveis em movimento, o que já está apresentando riscos iminentes de colisão lateral entre veículos, inclusive com os motociclistas, que parecem não temerem os perigos de colisão. Enfim, tem uma pista larga, uma normal e outra que não cabe um carro em movimento. Parece que os técnicos da PMA erraram na “fita métrica”! Com a palavra o MPE e a “casa de tolerância”, antes que as mortes por acidentes de trânsito enlutem as famílias de Aracaju.

VI Seminário Estadual de Arquitetura e Urbanismo, hoje 12 O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE) convida profissionais e acadêmicos de arquitetura e urbanismo e sociedade civil, para o VI Seminário Estadual de Arquitetura e Urbanismo, que acontece no dia 12 de dezembro, das 17h às 22h, na Sociedade Semear. Com o tema “Empreendedorismo na Arquitetura: Experiências aplicadas à Arquitetura e Construção”, o evento tem como objetivo estimular, ampliar e aprimorar a gestão de potencialidades empreendedoras do profissional.

Realização O VI Seminário Estadual de Arquitetura e Urbanismo é uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe, que contém em sua programação o 3º Prêmio de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe – elaborado juntamente com o Instituto de Arquitetos do Brasil, seccional Sergipe (IAB/SE) – além da comemorar o Dia do Arquiteto e Urbanista, celebrado em 15 de dezembro.

Programação Na programação, palestras sobre empreendedorismo na arquitetura, exposição sobre o Dia do Arquiteto, dos trabalhos premiados e Homenagem ao Arquiteto Urbanista. O acesso ao evento se dá com a entrega de 2kg de alimentos não perecíveis (no dia do evento) e para se inscrever, acesse Aqui.

Congresso PSDB O Diretório Estadual do PSDB em Sergipe, sob a liderança do presidente Eduardo Amorim, participou da IV edição do Congresso Nacional do PSDB, em Brasília. O evento, que reuniu Governadores, prefeitos, parlamentares, presidentes de Diretórios e militantes reforçou a unidade partidária, além de discutir os temas mais importantes para o país na atualidade.

Democracia “O partido abriu um importante diálogo com seus filiados e a sociedade brasileira. Todos tiveram a oportunidade de opinar sobre vários temas de interesse nacional. O resultado foi a criação de um manifesto do PSDB que tem como base o respeito à nossa democracia”, ressaltou Eduardo Amorim.

Homenagem para a Coopanest A Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest) foi homenageada no evento que aconteceu no auditório da Escola de Gestão Penitenciária durante o exame de faixas de 112 alunos que participam do Projeto Social Judô da Policia Militar. Representando a Coopanest, o Dr. Roberto Mellara recebeu um diploma em agradecimento pelo apoio da Cooperativa à Instituição. Ao receber a honraria das mãos do promotor de justiça Ricardo Sobral, o diretor Roberto Mellara agradeceu a homenagem e ressaltou o trabalho social realizado pelo projeto e sua importância na vida dos alunos e suas famílias. Durante sua fala, Roberto Mellara anunciou a renovação da parceria para 2020, por considerar ser muito significativo e de importante impacto social o trabalho desenvolvido pelo Projeto Judô. “A responsabilidade social sempre esteve presente entre os profissionais que fazem a Cooperativa e não podemos deixar de apoiar uma iniciativa tão séria e de relevância na vida desses jovens e suas famílias”, ressaltou.

Projeto de Judô O Projeto de Judô da Polícia Militar existe há 8 anos e ao longo desse período já alcançou 1.200 famílias, assistindo crianças a partir dos 2 anos de idade. A ideia inicial era atender as crianças e jovens do bairro América e contribuir para a redução dos índices de violência, mas com o passar do tempo começaram a chegar alunos de outros bairros e da grande Aracaju. De acordo com o sargento Elvio Lisboa, coordenador do Projeto, além das aulas de judô, os alunos também recebem reforço escolar. “Não existe critério para participar do Projeto, basta se identificar com o judô. Nosso objetivo é aproximar as crianças e as famílias da Polícia Militar, ajudar a formar essas crianças, ajudar em seu comportamento e disciplina e, com isso, evitar que essas crianças sigam o caminho das drogas”, explicou.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Corrente da inimizade Carta de um leitor de São Cristóvão: há um religioso que, por causa de uma robusta herança, anda acumulando bastantes inimizades no seu currículo. É preciso vestir as sandálias da humildade e proteger bem as “correias” das sandálias para não se perder no caminho por causa da ambição do patrimônio alheio. Nem a família é poupada. Se os sergipanos souberem do ocorrido vai virar manchete na mídia nacional. São Cristóvão, olhai por nós.

Sobre as taxas do Banese De um leitor: “Minha esposa tem uma loja no Bairro Treze de Julho e as taxas do Banese para os lojistas causam desespero e por isso muitas lojas não aceitam o cartão do banco. São altas taxas de antecipação se comparadas com o BB, CEF, Visa e tantos outros.”

Uso de carros no governo estadual Se veio pra “mudar”, então mude essa bexiga!!! Do leitor arretado Antônio cansado das mazelas do governo: “O governador Belivaldo Chagas tem que tomar medidas urgentes de contenção de gastos com combustíveis. Vários carros do governo são utilizados por assessores que vivem a passear com o combustível público. Muitos desses carros não estão plotados, vivem apaisana subindo e descendo pelas ruas e bares de Aracaju e do interior. No palácio são vários sem plotagem, nas secretarias de Estado também. Até a secretaria que deveria fiscalizar os gastos públicos irregulares, nenhum dos carros possuem identificação do órgão. Abra os olhos galeguinho, acabe com essa fanfarra de carro pra diretor, assessor e secretário. Todos eles ganham muito bem e deveriam ir trabalhar em seus carrões, ao invés de ficarem de “rolé” queimando combustível que deveria – esse dinheiro – ser investido em outras áreas. Do litoral ao sertão tem carro do governo do Estado de Sergipe sem plotagem. Qual o sentido do carro de um secretário de Estado não ter plotagem, cadê as placas oficiais? Porque não determina o uso? Carro sem identificação somente os da polícia – com exceção – que trabalham na área de investigação da SSP. No mais, as medias baixadas por Belivaldo no decreto de contenção de nada estão valendo. Se veio pra “mudar”, então mude essa bexiga!!!”                                                                                                                                           

Belting Conteporâneo No próximo sábado e domingo (dias 14 e 15) a cantora Rebeca Vieira estará promovendo pela primeira vez uma oficina de Belting Conteporâneo no Teatro João Costa no Centro Cultural de Aracaju. Belting Contemporâneo é uma técnica vocal que vai revolucionar a forma de cantar. As inscrições estão abertas até o dia 13 (sexta-feira) na Escola de Artes Valdice Teles. Horário das oficinas: Dia 14 – das 13:00 hs às 18:00 hs.Dia 15 – das 09:00 hs às 17:00 hs.

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

A arte pela arte. Por Antônio Samarone

Nunca soube nem quem falou, nem o que significa a arte pela arte. Eu uso como chavão para criticar a arte que não gosto.

Vendo um filme antigo da Metro-Goldwyn-Mayer, percebi que na parte superior do círculo, onde aquele leão ruge sem parar, está escrito “ars gratia artis”.

Será?

*Recebi um convite para o último almoço da SOMESE em 2019, com a pauta “Medicina e Arte”, tendo o poeta cordelista Pedro Amaro como protagonista e o Dr Lúcio Prado da SOBRAMES como coordenador.

Como assim, medicina é arte ou se vale da arte como recurso terapêutico?

Voltaire achava que a arte da medicina era distrair o doente enquanto a natureza cuidava da doença.

Será se o adágio de Avicena, que a medicina é ciência e arte, ainda está valendo? Logo agora, que a medicina deixou de ser um sacerdócio (ócio sagrado) e virou negócio (negação do ócio).

Vou lá, saber do que se trata…

 

PELO TWITTER

www.twiitter.com/DCM_online Bispo bolsonarista manda “cancelar a Netflix” por causa do Porta dos Fundos e é ridicularizado por fieis.

www.twiitter.com/Jefferson_PT “Concordo com a posição de Eliane Aquino sobre se posicionar contra esse projeto. Apesar dela ser parte do Governo, temos nossas posições. O PT tem uma posição e dever histórico que é a defesa do trabalhador e trabalhadora”. #equipe

www.twiitter.com/BlogClaudioNun Falta mais alguma coisa no Brasil atual? Pelo jeito a carne será transportada para os açougues em carros-fortes. Em breve estarão roubando os açougues. Viva ao Brasil!

 

www.twiitter.com/portal_infonet Deck do Banho Doce na Aruana segue deteriorada há mais de dois anos – https://infonet.com.br/noticias/cidade/deck-do-banho-doce-na-aruana-segue-deteriorada-ha-mais-de-dois-anos/

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Queremos ser uma Igreja que saia de casa para construir pontes, derrubar muros, semear reconciliação.” Papa Francisco.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais