Um legado de sete décadas

Coletânea de idéias do Peter Drucker, famoso pensador que moldou o mundo dos negócios e a sociedade atual, e que foram destacadas pela Revista HSM Management, no. 54, janeiro-fevereiro/2006.

 

1 – GESTÃO DO FUTURO

 

Prever o futuro é inútil. Você deve gerenciá-lo. Para tanto há duas abordagens diferentes, ainda que complementares.

ü   Uma consiste em saber detectar o futuro que já aconteceu e ainda não foi percebido.

ü   A outra se traduz em fazer o futuro acontecer, ou seja, inventá-lo.

 

2 – CIENTES E MARKETING

 

Como a transferência de poder do fornecedor para o cliente é um fato consumado, os executivos têm que conhecer de verdade o cliente. Não adianta procurarem essa informação em computadores. O cliente está lá fora.

 

3 –  ORGANIZAÇÃO

 

Toda empresa precisa aprender a operar em pelo menos três economias ou mercados diferentes:

ü   Uma economia global de informação e dinheiro;

ü   Uma economia regional que movimenta bens, serviços e pessoas; e

ü   O mercado local que é cada vez menos definido pela geografia e mais pela decisão de afiliar-se a ele.

4 – GERENCIAMENTO DE SI MESMO

 

No domingo à noite, ao invés de se sentarem em frente à TV, deveriam anotar na sua agenda:

ü   De quais informações eu preciso para realizar o meu trabalho?

ü   Quem pode fornecê-las?

ü   Quando tenho que recebê-las?

ü    De que forma?

Em  seguida responder as seguintes questões:

ü   Quais as informações que estou devendo?

ü   Para quem?

ü   Quando posso entregá-las?

 

5 – INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

 

A educação está no centro da sociedade do conhecimento. Portanto, o acesso à informação não pode mais ser limitado.

 


6 – INTUIÇÃO X RAZÃO

 

Numa visão de mundo mecanicista a intuição não é levada a sério. Numa visão de universo biológico, a intuição é central. As novas realidades pedem que tenhamos tanto percepção quanto capacidade de análise.

 

7 – EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E MUDANÇA.

 

Empreendedores procuram por mudanças. Olhe para cada janela perguntando-se: Isso poderia ser uma oportunidade?

 

Idéias são como bebês, nascem pequenas, imaturas e sem formas. São mais promessas que realização. Por esse motivo um executivo de uma organização empreendedora não diz: “Que idéia fantástica!” Ao invés disso, ele pergunta: “O que precisamos fazer para transformar essa idéia numa oportunidade?”

 

É fundamental saber atrair e reter as melhores pessoas.

 

8 – LIDERANÇA

 

O presidente mais eficaz que os USA já tiveram foi Harry Truman. Todo mundo que trabalhava para ele o venerava, por ele ser absolutamente confiável.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais