Valmir de Francisquinho começa a incomodar

O pré-candidato a governador Valmir de Francisquinho (PL) começa a incomodar os seus prováveis concorrentes. É visível a agonia de alguns cabos eleitorais com a receptividade do político liberal. Uma prova da preocupação dos adversários de Valmir são os ataques contra ele nas redes sociais e as fake news sobre desunião na canoa do PL. Ora, como dizem os mais velhos: “Não se joga pedra em árvore que não dá frutos”. Logo, se os opositores de Valmir o escolheram como saco de pancadas é porque ele tem cacife eleitoral. Os ataques à pré-candidatura do ex-prefeito de Itabaiana permitem suspeitar que a próxima campanha será de baixo nível. Quanto a isso, nunca é demais alertar os “barraqueiros” que apenas políticos de discurso oco e retórica ultrapassada recorrem à baixaria. A estes é sempre bom lembrar que o povo quer votar em candidatos e não em galos de briga. Portanto, quem está pensando em transformar a campanha num miserável vale tudo, deve ter em mente que os sergipanos costumam punir nas urnas os adversários do bom debate. Misericórdia!

Reunião cancelada

Os governistas cancelaram a reunião que fariam hoje, para tratar sobre as eleições de outubro. Pelo que se sabe, o encontro agendado para esta quinta-feira perdeu o objetivo, pois todos estão envolvidos na festa de lançamento da pré-candidatura de Fábio Mitidieri (PSD) ao governo. Ademais, por decisão do governador Belivaldo Chagas (PSD), a escolha do postulante ao Senado ficará para o próximo mês, devendo ocorrer o mesmo com a indicação de quem disputará a vice-governadoria na chapa de Mitidieri. Vixe!

Crack, a praga!

Diferente do que o senso comum acredita, o crack não causa exclusão social. Pelo contrário, o uso da droga é consequência de uma vida precária que leva à dependência. A constatação é de Pesquisa da Fundação Oswaldo. Segundo o estudo, o consumo de crack apenas piora a situação de pessoas que não tem laços familiares, moradia, trabalho e estudo, problemas que chegaram antes da dependência. Lastimável!

UFS bem na fita

A Universidade Federal de Sergipe está entre as 25 universidades do Brasil com melhor desempenho. É o que revela o Impact Rankings 2022, elaborado pela instituição britânica Times Higher Education (THE). Na região Nordeste, a nossa UFS está entre as quatro primeiras. O ranking é o único levantamento de desempenho global que avalia as universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nem precisa dizer que o excelente resultado deixou o reitor Valter Santana sorrindo de orelha a orelha. Aff Maria!

Aposta na economia

Como dizem nossas colunistas sociais, a sociedade de A a Z prestigiou, ontem, a inauguração do Mauí Food Park. O empreendimento, que visa aquecer o turismo gastronômico, está localizado nas imediações do Parque dos Cajueiros, zona sul de Aracaju. O espaço reúne um complexo de 17 empreendimentos, entre pizzaria, cafeteria, cozinha oriental, árabe, parque infantil, cervejaria, gelateria, pastelaria, hamburgueria gourmet e loja de acessórios femininos. O Mauí Food Park pertence ao vereador aracajuano Fabiano Oliveira (PP). Supimpa!

OAB apartidária

Quem compõe a diretoria da OAB sergipana e pretende disputar as eleições deste ano já pode ir arrumando as gavetas. Uma resolução da Ordem determina o afastamento, até a próxima segunda-feira, dos pré-candidatos que são membros do Conselho Seccional e de diretoria das Comissões. segundo Danniel Costa, presidente da Ordem dos Advogados, a resolução reafirma a posição da entidade de ser totalmente apartidária. Ele garante que o papel da OAB nas eleições será o de resguardar o equilíbrio da disputa eleitoral. Então, tá!

Apagou velinhas

O deputado federal Márcio Macedo (PT) fez pronunciamento na Câmara parabenizando a ex-deputada estadual e professora Ana Lúcia Menezes (PT) por mais um aniversário, comemorado na última terça-feira. O petista lembrou que a educadora conquistou quatro mandatos na Assembleia e é uma liderança forte na área da educação. Macedo também citou que Ana Lúcia foi a sua companheira de chapa em 2020, na disputa pela Prefeitura de Aracaju. Saúde!

Bons de ‘cana’

Cerca de 47% dos usuários de bebidas alcoólicas começaram a beber com menos de 18 anos. Segundo estudo do IBGE, 34,5% dos biriteiros tiveram o primeiro contato com a “marvada” entre os 15 e os 17 anos e 12,5%, antes dos 15 anos. Um dado preocupante da pesquisa é que 24,3% dos usuários de álcool assumiram já ter dirigido sob efeito de bebida. O pior é que, mesmo com multas pesadíssima e prisão em flagrante, muita gente continua bebendo antes de pegar o carro e sair por aí colocando as vidas dos outros em perigo. Só Jesus na causa!

De olho em Bolsonaro

O Psol de Sergipe está de olho nas andanças e discursos do presidente Jair Bolsonaro (PL). O partido analisa se essas inaugurações comandadas pelo capitão de pijama, com motociatas, carreatas e discursos políticos, caracterizam campanha antecipada. Ouvido pelo blog Primeira Mão, o pré-candidato a governador pelo Psol, Alvino Filho, disse ser preciso analisar as imagens e observar os discursos para ver se pode configurar o abuso de poder e campanha antecipada. Segundo o distinto, cabe ao Ministério Público fiscalizar os passos de Bolsonaro. Ah, bom!

Debatendo eleições

E quem deu com os costados em Brasília foi a delegada de polícia Danielle Garcia, presidente do Podemos em Sergipe. Foi se reunir com a executiva do partido e, naturalmente, tratar sobre a sua pré-candidatura ao Senado. A fidalga também se encontrou com os senadores Álvaro Dias e Eduardo Girão – ambos do Podemos – e Alessandro Vieira (PSDB), este último pré-candidato a governador. Amigos há muito tempo, Danielle e o tucano discutem uma dobradinha em Sergipe, porém uma definição sobre esta aliança só deverá ocorrer lá para o final de junho. Marminino!

Bom negócio

De um “filósofo” no centro comercial de Aracaju: “Com esta crise econômica, só está tendo lucro neste país quem negocia com drogas lícitas, tipo bebidas alcoólicas, remédios e políticos”. Santo Cristo!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 29 de outubro de 1927

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais