Quando procuramos alguns serviços, muitas vezes encontramos funcionários desmotivados, cabisbaixos, que nos falam sem ao menos levantar a cabeça ou nos olhar, desinformados, e até mal educados. Por que será isso? Será que a empresa tem conhecimento da existência desse funcionário? As organizações perdem muito com isso e são levadas ao fracasso por terem funcionários insatisfeitos. Elas se esquecem de valorizar a economia baseada em serviços, com interferência direta no ser humano, esse que atende, para obter sucesso.
Vamos começar pelo público interno das organizações, àquele que executa as atividades para entregar serviços ou produtos aos públicos externos. Existe uma ferramenta chamada “Endomarketing”. A denominação “endo” vem da palavra grega éndon, que significa em, para dentro, dentro de. Endomarketing é o marketing voltado para uma ação interna, para a própria empresa. Suas ações são dirigidas para o público interno promovendo entre os funcionários e os departamentos, os valores destinados a servir ao cliente além de proporcionar aos funcionários o reconhecimento devido.
Os funcionários precisam estar satisfeitos para poder também satisfazer aos clientes. Eles devem estar motivados num clima organizacional positivo para agirem voltados para o cliente, pois, uma empresa desmotivada não possui condições de vender seus produtos ou serviços.
Monitorar seu publico interno para saber dos seus anseios e desejos, identificando a real necessidade de seus funcionários, é o primeiro passo para conhecê-lo. Depois, o quanto o empregador está interessado em investir, para obter o desenvolvimento do funcionário, a fim de valorizá-lo e qualificá-lo. Tudo isso sendo fundamental uma comunicação direta e informativa.
Algumas maneiras motivacionais são: reconhecimento, avaliação de desempenho para promoção, participação dos lucros e remuneração de forma competitiva, elogio, treinamento, ambiente agradável e confortável, comprometimento, promoção da autoconfiança e respeito, entre outras. Quando os funcionários sentem-se realizados como pessoa e profissional ficam também motivados para proporcionar satisfação e fidelização aos clientes externos.
Portando, deve-se valorizar o público interno e deixá-lo em total sintonia com os valores e cultura da empresa para terem funcionários satisfeitos e o desenvolvimento e sucesso organizacional.