Vitória do PC do B

O partido que um dia mal lotava uma Kombi, como se dizia brincando nos idos da redemocratização, atingiu a glória nestas eleições em Sergipe. O PC do B reconquistou Aracaju com a vitória maiúscula de Edvaldo Nogueira neste domingo, ganhou também o segundo maior eleitorado e segundo maior PIB do Estado, Nossa Senhora do Socorro, com o Padre Inaldo, e ainda elegeu dois vereadores na capital, Isac e Bittencourt, fato inédito até então.

O partido que em muitos momentos da sua existência legal figurou como coadjuvante, ora aliado ao PMDB, ora somando-se ao PT, agora é incontestavelmente protagonista da história. E é emblemático que isso aconteça justamente quando a esquerda sofre sua mais profunda derrota nacional, puxada pelo justo tombo do Partido dos Trabalhadores.

O PT, que já governou 20 das grandes cidades, aquelas com mais de 200 mil eleitores, no próximo ano só administrará uma: Rio Branco (AC). O PC do B tem quatro e em 2017 só terá Aracaju. O PDT encolhe de sete para quatro. O PSB, ex-aliado do PT, reduz de 11 para cinco suas grandes cidade.

Com a guinada nacional à direita, o PSDB sai como grande vencedor nos maiores núcleos urbanos: governará 28 dessas cidades. E o PMDB, que conquistou mais de mil municípios, governará 14 grandes cidades.

Mas em Sergipe a onda liberal foi menos sentida. Na Grande Aracaju, o PMDB de Jackson Barreto manteve a Barra dos Coqueiros e conquistou São Cristóvão. Airton Martins e Marcos Santana são políticos afinados com a esquerda.

Ao todo, o PMDB conquistou 15 municípios sergipanos, incluindo ainda Tobias Barreto e Itabaianinha. O PT conquistou três municípios, sendo o maior deles Nossa Senhora da Glória. O PSD ganhou em sete municípios, incluindo Canindé de São Francisco.

O PSC de Eduardo Amorim e André Moura saiu-se vencedor em 12 municípios, contando com Japaratuba e Pirambu, cujos resultados eleitorais estão sub judice. Também conquistou Lagarto. O PSB de Valadares conquistou nove prefeituras, incluindo Propriá e Salgado.

No geral, os partidos que se aliaram a Valadares Filho na disputa pela prefeitura de Aracaju, dentre eles o DEM e o PSDB, ganharam em 42 municípios, somando as importantes vitórias do PTC em Estância, com Gilson Andrade, e do PR em Itabaiana, onde Valmir de Francisquinho será mantido prefeito.

A turma que ficou com Edvaldo conquistou os 33 municípios restantes, mas administrará a maioria do eleitorado sergipano. E deverá contar com as defecções daqueles cartesianos que sempre optam por rezar na cartilha do governador. É possível que os dois prefeitos eleitos pelo PDT, por exemplo, sigam esse rumo, já que o líder maior do partido, Fábio Henrique, é aliado de Jackson Barreto, embora na capital tenha apoiado Valadares.
Mas o peso que desequilibrou a balança eleitoral mesmo foi do PC do B, com a vitória nos dois principais eleitorados do Estado. Em ambos os casos, contando com o apoio decisivo do governador, não se pode desconsiderar.

Veja como ficou o mapa eleitoral de Sergipe:

PARTIDO

MUNICÍPIOS

QUANTIDADE

PC do B

Aracaju e Nossa Senhora do Socorro

2

PMDB

Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Tobias Barreto, Itabaianinha, Nossa Senhora das Dores, Umbaúba, Maruim, Frei Paulo, Indiaroba, Moita Bonita, Riachuelo, Pinhão, Santa Luzia do Itanhy, Telha, Aparecida

15

PSD

Canindé, Santa Rosa de Lima, Cumbe, Canhoba, General Maynard, Itabi, Nossa Senhora de Lourdes

7

PT

Nossa Senhora da Glória, São Domingos, Macambira

3

PRB

Poço Redondo, Aquidabã, Monte Alegre

3

PTN

Capela, Japoatã

2

PTdoB

Riachão do Dantas

1

PSC

Lagarto, Simão Dias, Poço Verde, Carira, Areia Branca, Pacatuba, Gararu, Santana do São Francisco, Ilha das Flores, Malhada dos Bois, Japaratuba*, Pirambu*

12

PSB

Propriá, Salgado, Malhador, Arauá, Santo Amaro, Siriri, São Francisco, Brejo Grande, Graccho Cardoso

9

DEM

Ribeirópolis, Rosário do Catete, Pedra Mole, Cedro de São João, Laranjeiras*, Carmópolis*

6

PSDB

Itaporanga, Campo do Brito, São Miguel do Aleixo, Feira Nova, Muribeca

5

PR

Itabaiana, Porto da Folha, Neópolis, Amparo de São Francisco

4

SD

Boquim, Tomar do Geru, Divina Pastora

3

PDT

Cristinápolis, Pedrinhas

2

PTC

Estância

1

* Resultado eleitoral sub judice.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais