Voz da experiência:caixa preta Secom e “anjos”que virariam “demônios”

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E ontem, 07, o titular deste espaço recebeu um telefonema de um colega de jornalismo que não falava há muito tempo, por conta da aposentadoria dele e o descanso para curtir os netos sem esquecer da leitura diária de alguns segmentos da mídia sergipana e dos livros de história dos quais é um grande apreciador.

Do alto da sapiência dos seus mais de 80 anos, o eterno jornalista e repórter disse que está dando boas gargalhadas quando o blog cita a mídia de estimação e questionou: quem será o primeiro a vestir a carapuça? Ou alguém já vestiu?

E aproveitou para lembrar que muito se falou, mas ninguém teve ou terá coragem de desnudar a “caixa preta” da Secretaria de Estado da Comunicação, não só hoje, mas muitos anos anteriores.

“Se os órgãos fiscalizadores ou o Poder Legislativo em Sergipe permitissem a abertura da caixa-preta da Secom, muitos anjos do jornalismo local virariam demônios em fração de segundos, mas com a caixa-preta lacrada, eles se apresentam como puros e responsáveis por matérias despretensiosas”, alertou o octogenário mais lúcido do que muita gente nova, inclusive o titular deste espaço.

Diante da análise sobre a caixa preta, dos anjos que virariam demônios e a sapiência da reflexão do colega jornalista aposentado resta apenas uma pergunta: será?

 

Posição política clara do blog Quem acompanha este espaço desde 2006 sabe que o espaço é opinativo e nunca usou a palavra imparcialidade como alguns paladinos angelicais usam. Aqui a posição política é bem definida. Sem ficar em cima do muro.

Solidariedade ao prefeito Edvaldo Nogueira Ontem, 07, circulou nas redes sociais um “print” do deputado estadual Rodrigo Valadares que tinha a foto do prefeito e a frase “Com sua incompetência Edvaldo suja nossas praias!”. Lamentável um deputado no primeiro mandato fazendo uma oposição tão baixa. O povo de Aracaju não gosta disso não!

Resposta ao Fake News Está claro o Fake News praticado pelo parlamentar estadual contra o prefeito de Aracaju. Não se faz mais críticas por críticas, a crítica é bem vinda com embasamento e coerência. Não é jogando para plateia que se conseguirá êxito em eleições, e parece que o deputado Rodrigo que recentemente já foi acusado da pratica de Fake News e precisou vir a público desculpar-se não aprendeu ainda a lição. Quem sabe no próximo ano a sociedade  dê a resposta que o combate a Fake News precisa.

Ministro e Governador sobrevoam litoral sergipano afetado com óleo Infonet: O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o governador Belivaldo Chagas sobrevoaram as áreas contaminadas pelo óleo na faixa litorânea de Sergipe. Em seguida, o governador se reuniu com o ministro e equipes técnicas do Gabinete de Crise para deliberar sobre ações conjuntas para minimizar as consequências dos danos ambientais, entre elas uma força tarefa para limpar as praias de  Sergipe. Toda matéria aqui.

MPE de Sergipe deve propor TAC para acabar com pendenga do matadouro de Itabaiana A Emdagro e a Adema, órgãos responsáveis pela fiscalização já fizeram relatórios dando sinal verde para a abertura do matadouro municipal de Itabaiana, que necessita apenas de algumas alterações fáceis de serem realizadas. A Prefeitura de Itabaiana já enviou lei para o legislativo, que foi aprovada, para que o matadouro seja administrado por uma empresa privada. O mais correto! O que falta agora? As alterações necessárias podem ser realizadas pela empresa que vencer a licitação. Ou seja, o Ministério Público Estadual principal interessado na abertura, porque está defendendo os direitos da sociedade, deve propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com validade de dois ou três anos, entre todos os envolvidos para que o matadouro seja aberto e entregue a empresa vencedora da licitação que terá a segurança jurídica necessária para desenvolver seus trabalhos. E os marchantes da região terão uma nova opção.

Aracaju privatizada: Com respaldo da Emsurb e da SMTT empresa que vende coco invade meia pista semanalmente O blog não sabe se o prefeito Edvaldo Nogueira tem conhecimento, já que de uns meses para cá tem atuando muito nas redes sociais, porém o assunto é antigo e a Prefeitura, através da Emsurb e da SMTT está sendo omissa porque não pune o empresa localizada nas esquinas das Ruas Riachuelo com Dom José Thomaz (do lado do Colégio Arquidiocesano) que semanalmente toma conta, ou melhor, invade meia pista, inclusive parte da faixa de pedestres, colocando cascas de cocos e tóneis de plástico ao redor. É uma aberração que os moradores da região já reclamaram várias vezes. Neste espaço mesmo foram várias fotos enviadas e nada. Seria interessante que o prefeito Edvaldo Nogueira questionasse seus auxiliares da Emsurb e da SMTT porque não tomam as devidas providências. Quem é o padrinho do negociante que não é punido? Ou então feche logo a via e entregue a chave para ele.

São Cristóvão promete nas próximas eleições! Provavelmente será uma peleja castrense Em São Cristóvão, o Coronel Rocha, presidente eleito do Cidadania no município anunciou sua pré-candidatura há quase um ano. Na semana passada o deputado capitão Samuel (PSC) anunciou sua pré-candidatura e a transferência do seu domicílio eleitoral para a “Velha Capi.”

Seria uma peleja entre a velha e a nova política? Sabe-se que São Cristóvão é o local de residência de uma parcela considerável de policiais e bombeiros militares. Seria uma peleja entre a velha e a nova política? O primeiro neófito na política, sem máculas, o segundo investigado pelo MP por má aplicação dos recursos das subvenções, junto com vários outros colegas. Promete ou não promete a peleja?

 Esclarecimentos: da assessoria da Sedurbs II O secretário também diz que tem observado que o blog em questão, chama atenção as repetidas cobranças direcionadas a sua pasta em um pequeno espaço de tempo da sua gestão. “Porque anteriormente a minha gestão, essas questões não tiveram tanta ênfase? Outra questão que vale a pena salientar, é que em nenhum momento o secretário utilizou de colaboradores e serviços desta pasta para uso pessoal ou de familiares. Cabe ressaltar também, que o quadro de funcionários em questão permaneceu quase que em sua totalidade, apesar da mudança de gestão da pasta.

Do blog sobre a Sedurbs O blog continuará analisando qualquer pasta de interesse público, como a Sedurbs, responsável pela maioria das obras do governo. Aliás, o blog sempre cobrou o motivo de paralisação de obras é só fazer o devido levantamento  neste espaço. E sobre o uso de colaboradores e serviços da pasta para uso pessoal ou de familiares o blog não fez essa acusação ao atual secretário. E se por acaso, existia ou existe, em algum local do governo cabe a quem sabe denunciar para não prevaricar. Ou não?                                                               

 Itaporanga D`Ajuda: população fará ato contra a falta de água. De alguns oradores:“Itaporanga sofrendo com a falta de água, eu não sei se é um boicote desse governo incompetente para o povo apoiar a privatização ou é falta de respeito mesmo com a população, aqui em Itaporanga o povo não aguenta mais.”

 Alerta a Adema e a vigilância sanitária Moradores da proximidade da antiga entrada do ginásio Constâncio Vieira em Aracaju estão preocupados porque uma senhora que mora em frente ao local alimenta e coloca água diariamente pela manhã para dezenas de pombos. Os moradores estão preocupados com o perigo que o convívio com os pombos representa. Em várias cidades existe a proibição de alimentá-los. Recentemente ocorreu um caso grave em Aracaju.

Bastante concorrido E o ex-vereador Augusto do Japãozinho está bastante concorrido pelos partidos políticos. Diversos partidos já oficializaram o desejo de ter o ex-vereador por Aracaju, Augusto do Japãozinho, em seus quadros políticos. Ele agradeceu a todos e disse que tomará a decisão no momento oportuno. Certo apenas que será candidato a vereador tendo como base eleitoral o trabalho que desenvolve em toda Aracaju, sobretudo, na Zona Norte da capital.

OAB: Bancada do Sergipe é representada exclusivamente por mulheres Deu no site Migalhas: Pela primeira vez na história da OAB, hoje uma bancada estadual é representada exclusivamente por mulheres. As Conselheiras Federais que fazem história na sessão do Conselho Federal e representam Sergipe são: Tatiane Gonçalves Miranda Goldhar, Glicia Thais Salmeron de Miranda e Adelia Moreira Pessoa.

Dissidentes do PSL se filiarão ao Patriota para fortalecer candidatura de Emília Correia Deu no Hora News: O Patriota, partido comandado em Aracaju pela vereadora Emília Correia, se prepara para filiar novos membros. O ato de filiação acontece no dia 19 deste mês, às 9h, no plenário da Assembleia Legislativa, onde também ocorrerá o Encontro Estadual do Patriota, que terá a presença do presidente estadual Uézer Marques.

 OAB-SE: Mitidieri participa de audiência pública sobre Cannabis Medicinal A Cannabis Sativa é uma planta estigmatizada, mas que tem sua história escrita há vários séculos na medicina. Atualmente a erva tem voltado a ser protagonista por conta do conhecimento público em relação a sua eficácia no tratamento de pessoas com fortes dores, câncer, Alzheimer, Parkinson, insônia, ansiedade, fibromialgia, entre outras doenças crônicas. Como autor do Projeto de Lei 399/2015, que fala sobre a regulamentação do seu uso medicinal, o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) participou, na noite da segunda-feira, 7, de uma Audiência Pública sobre o tema, promovida pela Ordem dos Advogados de Sergipe (OAB-SE).

 Papel fundamental Engajado em levantar bandeira acerca do assunto, o parlamentar vem se destacando ao debater o tema dentro e fora do estado. Para ele, a Ordem dos Advogados tem um papel fundamental junto à sociedade civil no esclarecimento de assuntos polêmicos como este. “Eu vejo muita gente preocupada com a liberação do uso recreativo, com medo até no que diz respeito ao estímulo ao tráfico de drogas. É bom que se deixe claro que essa não é a minha defesa. Estamos falando de regulamentar a fabricação e o uso de remédios feitos com a cannabis. Apoiar este projeto é salvar vidas, criando uma legislação mais correta e justa”, destacou.

 Anseios Representando o presidente da OAB-SE, Inácio Krauss, na audiência pública, o advogado David Garcez ressaltou o papel da instituição. “Esta não é uma demanda só da classe jurídica, mas contempla os anseios de toda uma classe médica, dos profissionais de saúde e dos pacientes que são potenciais beneficiários dos avanços da utilização da cannabis para o tratamento. O convite ao deputado Mitidieri foi praticamente uma convocação e a gente se sente bem representado nessa perspectiva. Enquanto estamos fortalecendo a cultura de uma nova concepção do potencial da planta, ele está no Congresso, propondo uma mudança efetiva na Legislação.”

 Palestrantes Participaram da mesa, junto ao deputado, os palestrantes Pedro Mello, médico acunputurista e especialista em Neurociências Aplicadas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Renata Monteiro, farmacêutica e membro da CULTIVE (Associação de Cannabis e Saúde); e José Ronaldo dos Santos, PHD em Neurofarmacologia.                             

Sergipe se prepara para se tornar área livre da febre aftosa sem vacinação em 2021 O Estado está se preparando para que em 2021 Sergipe atinja o status de área livre da febre aftosa sem vacinação, o qual faz parte do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. Mas, para isso, é necessário que esse ano e o no próximo, quando da realização das campanhas de vacinação contra a febre aftosa, tenhamos atingido 100% de vacinação de todo o bovino e bubalino do estado. Esses índices serão importantíssimos para que tenhamos sucesso na erradicação da doença em Sergipe.

Palestra de Benjamin Teixeira na UFS em novembro E o líder espiritual Benjamin Teixeira realizará uma palestra voltada para o público universitário no dia 14 de novembro. O evento será gratuito e aberto ao público. À frente da organização do evento, estão as PhDs Gicélia Mendes (Geografia), Daniela Costa (Direito Penal), e Lilane Ramos (linguística).. todas professoras das UFS. Além delas, o editor de vídeos Wagner de Aguiar e do analista de mídias sociais Luidje Barboza, ambos dirigentes de departamentos de divulgação do Instituto Salto Quântico, a Organização-Movimento capitaneada por Benjamin e sua orientadora espiritual Eugênia-Aspásia.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                               

 

1º Trilhão da cidade histórica. Dia 20 de outubro Acontecerá no próximo dia 20, um domingo, o 1º Trilhão da cidade histórica de São Cristóvão, saindo da Praça São Francisco a partir das 7h. O evento contará com:carro de apoio,café da manhã,pontos de hidratação,mecânicos, ambulância, base saúde, sorteio de brindes e acesso a teste bikes modelos 2020.Venha conhecer as belezas culturais e naturais da 4° cidade mais antiga do Brasil, inscrições aqui.

“ABBA Experience In Concert chega ao Teatro Tobias Barreto Os maiores sucessos do ABBA ganham versão especial em “ABBA Experience In Concert”, que chega ao Teatro Tobias Barreto, dia 29 de novembro, às 21h30. O show revive uma das bandas de maior sucesso na história da música pop e uma das grandes líderes da disco music, transformando o palco em uma discoteca dos anos 1970 – desta vez, acompanhada de orquestra. Ingressos, já estão à venda. Protagonizado pelos atores/cantores Beatriz Castro (como Frida), Flavia Mengar (Agnetha), Tiago Prado (Björn) e Renato Milan (Benny), a montagem passeia por clássicos do conjunto sueco, como “Mamma Mia”, “Dancing Queen” e “I Have a Dream”. No palco, mais de 30 pessoas, entre corpo de baile e músicos da banda e orquestra, sob regência do maestro Vitor de Souza. O figurino, composto por mais de 80 peças e trocado três vezes ao longo do espetáculo, é fiel: botas de couro, muito brilho e pedraria. Iluminação e cenário especiais confirmam a grandiosidade do espetáculo.À venda na bilheteria do teatro, loja HITZ – Shopping Jardins, Balacobaco Play – Shopping Riomar e aqui.

Miss Sergipe Glamour Gay. Evento acontece na véspera do feriado Alana Vargas apresenta o Miss Sergipe Glamour Gay, dia 11 de outubro – Véspera do feriado no Centro Cultural de Aracaju, localizado na Praça General Valadão. Logo após, a festa continua no Espaço Dela`s Lounge, localizado à Av. Carlos Gomes, nº 10, Bairro Inácio Barbosa, com o apoio da Promoter Elen Ferreira – Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, categoria MEI.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

 

ARTIGO

A cultura da violência. Por Antônio Samarone

Dessa vez foi aqui. A adolescente Bianca Cunha, de 15 anos, morreu durante uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Carira. A jovem era do Povoado Altos Verdes.

A menina não era traficante, nem bandida, não roubava gado (Missão) e nem estava com um fuzil na mão. Essa menina era suspeita de quê? A polícia mandou o veículo parar e o condutor (esposo da vítima) não obedeceu. Foi o suficiente!

O clima de confronto está disseminado no país: é o espírito da violência fascista!

Provavelmente o policial seja um pai de família pacato, um servidor público empoderado por um Governo que prega a violência como solução.*

*A menina Bianca se foi… Sei que pêsames e desculpas não aplacam a dor, sei que ninguém será punido (exclusão de ilicitude), sei que a conjuntura é desfavorável.

E mais grave: sei ainda que muita gente é favorável, defende e justifica.

A nossa omissão é absurda, pensamos que as vítimas serão sempre os outros.

Os ovos da serpente já foram chocados e uma grande ninhada já nasceu e se espalhou, por todos os cantos desse nosso Brasil.

DIA DO NORDESTINO 

8 DE OUTUBRO

EU, CLARKSON RAMOS MOURA, SOU SERGIPANO DE GARARU, NORDESTINO, PARAÍBA, BAIANO, CABEÇA-CHATA, PAU DE ARARA, BOIA-FRIA, MATUTO, RETIRANTE, SEPARATISTA ETC.

EIS, PARA A OPORTUNA REFLEXÃO SOBRE O TEMA, UM MODESTO ARTÍCULO:

As estiagens periódicas não são, sob a óptica científica, uma falácia, não. A mentira deslavada consiste na deliberada e disseminada noção de que esse fenômeno natural seria responsável pelo miasma social da laboriosa e incansável População nordestina, mistificada pelo alienante discurso da estrutura de poder oligárquico e tradicional, que, ao longo de décadas, tem dissimulado as reais causas dessa persistente, consentida e explícita miséria.

Como é notório, o preconceito antinordestino, enquanto modo de manifestação do desvelado e abominável racismo, é sistêmico e secular.

O predomínio dos negros na População do Nordeste, ao contrário da participação majoritário dos brancos na População no Sudeste e, em mais acentuada proporção, na Região Sul, traduz, de maneira inequívoca, a diferenciada história da colonização e imigração europeias no Brasil. Daí afloraram os fundamentos do banal, asqueroso e intérmino preconceito tradicional antinordestino, que se renova graças o “establishment” discriminatório e exploratório da nossa Região.

O crescente movimento migratório dos irmãos nordestinos para São Paulo coincide com o vertiginoso crescimento urbano da Capital paulista durante o século XX, experimentando uma incrementação considerável, a partir dos 50 desse mesmo século, por conta da oferta de emprego decorrente do então vertiginoso processo de industrialização do Sudeste, principalmente, da ascendente Metrópolis paulistana.

Com efeito, embora os migrantes nordestinos tenham constituído uma mão de obra relevante para o “boom” econômico do Sudeste, â época, começaram a explodir atitudes ostensivas de preconceito contra os migrantes desta nossa Região. Em outro falar, a importante migração nordestina, doravante, passou a ser vista como uma invasão de miséria e ociosidade.

Lamentavelmente, no apagar do século XX, o preconceito antinordestino chegou a assumir, na Região Sul, a absoluta e patente expressão de separatismo, de tal forma que o imigrante europeu, plausivelmente considerado como origem de trabalho e riqueza, e o migrante nordestino, levianamente estigmatizado como fonte de preguiça e pobreza, atestam o inexorável e injusto tratamento discriminatório, dispensado entre nossos coirmãos regionais e os estrangeiros estabelecidos no País, para camuflar as mazelas sociais que coexistem em todas as regiões fisiográficas do Brasil.

Portanto, faz-se imperioso e oportuno homenagear todos os nordestinos, esparramados pelo Território nacional, os quais, com sua força laboral e luminosidade intelectual, têm representado o Nordeste condignamente, no progresso do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, além de o fazerem de igual modo, aqui, na Região.

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE REALIZA SOLENIDADE COMEMORATIVA AOS 99 ANOS DA CORPORAÇÃO, COM PROMOÇÕES E ENTREGA DE MEDALHAS POR TEMPO DE SERVIÇO E DO MÉRITO MILITAR. APROVADOS NO ÚLTIMO CONCURSO DE SOLDADO DO CBMSE REALIZARAM MANIFESTAÇÃO, COBRANDO A CONVOCAÇÃO POR PARTE DO GOVERNO. CONFIRAM COM EXCLUSIVIDADE O DISCURSO DO GOVERNADOR BELIVALDO CHAGAS, ONDE O MESMO ASSUME O COMPROMISSO DA CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS.

 Na manhã da segunda, dia 07, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) realizou solenidade comemorativa aos 99 anos da corporação, com promoções de oficiais e praças, além de entrega de medalhas por tempo de serviço e do mérito bombeiro militar.

Diversas autoridades militares e civis estiveram presentes ao evento, dentre as quais: o Governador do Estado, Belivaldo Chagas; Comandante-Geral do CBMSE, Coronel Matheus; o Presidente do TJSE, Desembargador Osório Ramos; o Deputado Estadual Capitão Samuel; o Vereador Cabo Didi; as Juízas Ana Bernadete e Rosa Geane; o Juiz Marcos Pinto; o advogado Márlio Damasceno; além de outras.

Durante o seu discurso o Comandante do CBMSE, Coronel Matheus, ressaltou o trabalho realizado pela corporação ao longos dos seus 99 anos de existência.

Já o Governador do Estado, Belivaldo Chagas, parabenizou os bombeiros pelos 99 anos da instituição, tendo reconhecido o bairro efetivo existente na tropa, onde na sua ótica o efetivo deveria ser de cerca de 1.200 homens e mulheres, onde atualmente são somente 522. Disse ainda que, gostaria de chamar imediatamente os 200 aprovados no concurso de soldado para o CBMSE, mas devido a situação do Estado, chamaria inicialmente 70 aprovados e até o dia 1º de outubro do próximo ano, quando a corporação faz 100 anos, chamará os outros 130 aprovados, portanto, ao longo deste um ano.

A solenidade foi abrilhantada pela banda de música da PMSE.

PELO TWITTER

www.twitter.com/marcoslmsantana Dentre todas as habilidades “praticáveis“, a empatia com certeza é a mais importante. Ela vai te levar a um maior sucesso profissional e pessoal, além de torná-lo mais feliz enquanto a…

www.twitter.com/ayres_britto MATURIDADE (II) Maturidade pra não reconhecer em nenhum gaiato o poder de nos tirar do sério,
Para ver que todo olhar buliçoso é um mau conselheiro,
Para saber que o infinito sempre tem um pé atrás com quem arruma as malas pra chegar até ele.

www.twitter.com/andretrig O fogo ateado por interesses que destroem, como o que devastou recentemente a Amazônia, não é o do Evangelho.(…) O fogo devorador alastra quando se quer fazer triunfar apenas as próprias ideias, queimar as diferenças para homogeneizar tudo e todos. (Papa Francisco)#bomdia

www.twitter.com/frednavarro Todo intelectual que se preze adora falar em nome de um povo que não frequenta e mal conhece. O truque tem origem (consciência culpada), nome (catarse) e sobrenome (pretensão).

www.twitter.com/observatoriose3 Ao longo da semana a equipe do observatório de Sergipe e do IBGE irá percorrer acompanhada pelos representantes dos municípios envolvidos para revisar a linha de fronteira do município de Glória e seus confrontantes, com previsão de finalização do campo na sexta feira, dia 11.

Siga Blog Cláudio Nunes:                                                                       

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“O epitáfio é a última vaidade do homem.” Axel Oxenstiern.

 

Coisas do Aracaju. Por Antônio Samarone (texto e foto): Essa minúscula calçada, obstruída por um poste, fica na Avenida Yolanda Pinto, esquina com a rua João Ednaldo, no Bairro Jardins. Próxima a uma agência do Banco do Brasil. A legislação urbanística de Aracaju permite esse tipo de calçada? Quem autorizou a implantação desse poste obstruindo a passagem de pedestres e cadeirantes?.” Com a palavra a Prefeitura de Aracaju, através da Emurb.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais