Zé Franco não pegará em caneta sem tinta

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Desde o final de abril quando foi publicada a escolha da deputada Angélica Guimarães para o Tribunal de Contas do Estado, que o deputado Zé Franco, vice-presidente da ALESE, vive a expectativa de assumir a presidência. De lá para cá se passaram três meses e nada.

E para mostrar fidelidade ao grupo dos irmãos Amorim, Zé Franco não aceitou a decisão do PDT em apoiar Jackson Barreto e anunciou que ficará onde sempre esteve. Rompeu com Fábio Henrique. Ou seja, mais solidariedade impossível.

Quando se pensava que agora Zé Franco assumiria de fato a ALESE a imprensa noticia que na próxima semana a presidente Angélica Guimarães vai se licenciar do cargo. Ou seja, licença não é renuncia e ela então deseja retornar antes do fim do ano.

Ontem, 30, o burburinho nas rodas políticas é de que o deputado Zé Franco só vai aceitar assumir a presidência da Assembleia Legislativa se for de forma definitiva. Um deputado estadual informou que se Angélica insistir em apenas se licenciar, Zé Franco fará o mesmo.

Nos corredores da ALESE há quem afirme que Angélica quer repassar para Zé Franco, apenas o encargo de ter que responder ao Ministério Público Eleitoral sobre as subvenções.

Zé Franco já mostrou que é fiel ao grupo, mas sua história política é clara e direta: Zé Franco não pegará numa caneta sem tinta. Pode anotar.

Sukita: fui julgado e absolvido
Ao ser entrevistado ontem, 30, pela manhã, na 103 FM, no programa Hora da Verdade comandado pelo radialista George Magalhães e a participação do radialista Faro Fino, o ex-prefeito Sukita relatou os 40 dias de prisão. “Fui julgado e absolvido por unanimidade ”, disse Sukita se referindo ao tribunal que existe entre os presos.

Eliane Aquino deixa secretaria para liderar campanha de Dilma em SE
E a ex-primeira dama, a jornalista Eliane Aquino deixou a secretaria de Estado da Inclusão Social para se dedicar ao comando da campanha â reeleição de Dilma em Sergipe como também da ala das mulheres na campanha de Jackson Barreto. No lugar dela assumiu a adjunta, Maria Luci Silva.

Pedrinho Valadares e informações privilegiadas do governo
E um secretário estadual que pediu para não ser identificado disse que dentro do governo estão investigando quem vem passando informações privilegiadas para o ex-deputado Pedrinho Valadares, do PV, aliado do grupo Amorim. O secretário disse que no último final de semana ele foi visto num restaurante por várias horas com um importante auxiliar de Jackson.

Rebatendo com a campanha na rua
E o que se comenta é que pra rebater a declaração do candidato João Daniel  insinuando a desistência de Amorim por conta da ausência de campanha nas ruas, na terça-feira foram convocadas às pressas um grupo de pessoas para ocupar a Beira Mar distribuindo adesivos, o resultado não foi melhor em razão da falta de costume em lidar com essa situação.Já os empresários Augusto Neto e Ricardo Franco, tiveram desempenho satisfatório na panfletagem.

Estacionamentos Shoppings AJU: além de pagar, vão tirar funcionários e automatizar pagamento
Como se não bastasse o pagamento do estacionamento nos shoppings Riomar e Jardins em Aracaju, do grupo João Carlos Paes Mendonça (os outros shoppings do grupo não tem cobrança), agora eles resolveram implantar terminais “Pague Rápido”. O objetivo é um só: lucrar mais ainda com a demissão dos funcionários. E ainda terá as opções de crédito e débito no cartão. Ontem os panfletos estavam sendo entregues no shopping Riomar.

Lançamento campanha Laércio Oliveira
O deputado federal Laércio Oliveira (Solidariedade) realizará um grande ato de lançamento de sua campanha pela reeleição na tarde desta quinta-feira, 31, às 15 horas, na sede do Cotinguiba Esporte Clube, na avenida Augusto Maynard, bairro São José. O deputado convida a toda a poulação para participar do evento.

Laércio Passos reúne amigos

Na tarde de ontem , 30, os candidatos a governador, Eduardo Amorim e deputado federal André Moura, foram convidados a participarem de confraternização para comemorar os 49 anos do prefeito do município de Rosário de Catete, Laércio Passos.

Compromisso
Durante o evento, o prefeito Laércio Passos ressaltou a importância do compromisso com a coligação liderada por Eduardo Amorim, pela senadora Maria do Carmo e pelo deputado federal André Moura. “Eu valorizo o compromisso e sei que os amigos são aqueles que estão nas horas difíceis. Sabemos dos entraves existentes, mas somos fortes. Somos operários do povo trabalhador”.

Aribé tem duas leis sancionadas
Dois projetos de lei do vereador Lucas Aribé foram sancionados pelo prefeito João Alves Filho e as leis publicadas no Diário Oficial no dia 23 de julho. A Lei 4542/2014 determina a bares e restaurantes o fornecimento de comandas para os clientes. Dessa forma, o cidadão poderá controlar o seu consumo. Já a Lei 4544, garante às pessoas com deficiência, idosos e gestantes o agendamento de consultas e exames através de telefone. Dessa forma, essas pessoas, que têm direito à prioridade, não precisam ir até a unidade básica. Esse agendamento é feito dentro da cota nas vagas reservadas para esta parcela da população.

TJSE sedia Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça
O Tribunal de Justiça de Sergipe sedia a partir dessa quinta-feira, dia 31 de julho, o X Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), que receberá assessores de imprensa de tribunais, ministérios públicos, defensorias, OAB e associações de classe ligadas ao sistema de Justiça de todo o país.

Fórum Nacional
O evento é promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em março de 2002. O objetivo do Fórum, atualmente presidido pela jornalista Rosângela Sanches, diretora de Comunicação do TJSP, é ampliar o debate sobre a comunicação na Justiça, envolvendo juízes, procuradores, promotores, jornalistas, publicitários, organizações governamentais e não-governamentais, bem como a sociedade civil, de forma a construir organizações onde a comunicação esteja a serviço do cidadão.

Programação
Para edição 2014, a comissão organizadora organizou uma programação com oficinas, palestras, mesas redondas, apresentação de cases e reunião setoriais. A cerimônia de abertura começará às 10h da manhã (auditório do TJ no centro) e será seguida da palestra do jornalista Elias Awad, que fará a palestra "Papo de Empreendedor", uma passagem sobre empreendedorismo, superação e liderança. Às 12h, a programação segue com a apresentação de cases finalistas do XII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.

Mídias Sociais
Pela tarde, o Conbrascom inicia às 15h com um painel sobre conteúdo na web que tematiza: "Jornalismo na era das mídias sociais". Na mesa estarão o Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Ronaldo Linhares e o jornalista Glauco Vinícius, responsável pelas redes sociais da Secretaria de Cultura do Estado de Sergipe.O dia 31 será encerrado com 3 oficinas: Assessoria em Rede – com Cláudia Lemos (Assessoria do MPF/BSB); Como criar uma TV de Mídia Indoor no seu órgão – com Jefferson Andrade (Diretor do Estúdio 3) e o Potencial de Transformação da Comunicação Interna pela Comunicação Não-Violenta (CNV) e Comunicação 360º com Liana Gottlieb – Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP) e Mônica Aiub – Filósofa Clínica, Doutoranda em Filosofia (PUC/SP) .

Reuniões e premiação
No dia seguinte, pela manhã, a programação começa com as reuniões setoriais a partir das 09h. Pela tarde, às 13h30 teremos a apresentação de cases finalistas do XII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. A partir das 14h30, teremos o segundo painel com o professor Gil Giardelli, com o tema "Democracia das redes sociais. Humanidade 5.0 – A Era da inovação coletiva". Às 16 horas, começará a plenária final e a eleição da nova diretoria do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça. À noite, os assessores participarão da solenidade de entrega da 12ª edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça e da posse dos novos diretores do Fórum.

CRP 19ª Região promove discussão sobre drogas
O Conselho Regional de Psicologia 19ª Região, através da Comissão de Políticas Públicas, promove a Roda de Conversa “Uso Problemático de Drogas Ilícitas na Perspectiva da Redução de Danos: Um destaque para as questões do CRACK”.

Conhecimentos
O objetivo do evento é aprofundar conhecimentos sobre condições e realidades do uso das drogas,  como se constituem essas situações  e as possibilidades de atuação  na área de psicologia tendo como foco o fortalecimento  de uma política de redução de danos com o apoio a uma proposta de política nacional com recursos fixos, estrutura de concursos para contratação de profissionais em larga escala em resposta às demandas sociais e de saúde.

Público alvo
O encontro, aberto a profissionais e estudantes de psicologia e demais interessados no tema, será realizado no dia nove de agosto, às 14 horas, no auditório do Bloco “C” da UNIT, campus Farolândia e terá como palestrante o consultor Domiciano Siqueira, especialista  na área dos direitos humanos ligados aos processos de exclusão social, com ênfase na questão do uso de drogas e grupos de alta vulnerabilidade.

Palestrante
Domiciano Siqueira é consultor  em Direitos Humanos e Redução de Danos. Atua na Coordenação de Saúde Mental do Estado de Sergipe. Possui vivência em treinamentos, elaboração de programas de prevenção, levantamento de necessidades e implantação de novos sistemas de prevenção à AIDS e ao uso indevido de drogas.  É membro efetivo da Apta – Associação para Prevenção de Tratamento de AIDS. Consultor na Área de Drogas e AIDS do Ministério da Saúde e consultor na Área de Drogas e AIDS da Prefeitura Municipal de Porto Alegre – RS, entre outros.

Artesanato Contemporâneo
A quinta edição da Feirinha da Gambiarra mantém a tradição de ocupar o espaço urbano com arte e criatividade e no próximo domingo, 3 de agosto, traz os produtos diferenciados e muito da produção artesanal contemporânea que têm feito sucesso desde o início do projeto e que não são encontrados em muitos pontos da cidade. O público fã deste conceito tem ponto de encontro certo na rua Riachuelo, no bairro São José, próximo ao Hiper Bompreço. Para completar a tarde de domingo, mais cultura local com a participação de músicos sergipanos e DJs no palco da Gambiarra, a partir das 15h.

Agenda
31 de julho, quinta-feira.
Em São Paulo, bandidos violam túmulos de Monteiro Lobato e Mário de Andrade. Líder de quadrilha de tráfico de órgãos é extraditado pela Itália. Promotoria quer mudar o júri de Beira-Mar a fim de evitar tentativa de resgate no Rio de Janeiro. Membros da família Guinle pedem indenização por terreno em que foi construído o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Empresa quer vender mosquitos antidengue no Brasil.

Curtas
RECEITAS FEDERAIS SUPERARAM DESPESAS EM 17,2 BILHÕES DE REAIS NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO. /// ESTADOS UNIDOS REGISTRAM RECUPERAÇÃO EXPRESSIVA NO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2014. /// APÓS SANÇÕES, RÚSSIA AMEAÇA EUROPA COM AUMENTO NO GÁS. /// MORALES CHAMA ISRAEL DE “ESTADO TERRORISTA”. /// DILMA CONDENA PESSIMISMO E PROMETE “NOVO CICLO”. /// AÉCIO E CAMPOS PROMETEM AGIR LOGO NA PRIMEIRA SEMANA. /// PARA A RÚSSIA, SANÇÕES SÃO IMPENSADAS E IRRESPONSÁVEIS. /// PSDB VAI REPRESENTAR CONTRA CARDOZO NA PGR.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

2015
Há um adágio popular que diz: “Ano meiou, ano findou.” Como já passamos da metade do ano de 2014, vez que amanhã já é agosto, um mês que tem tradição de ocorrência de tragédias, parece-nos oportuno perguntar o que nos espera, na área do esporte, no ano da graça de 2015. Claro que teremos uma grande movimentação em termos de preparativos para a Olimpíada que terá lugar, em 2016, no Rio de Janeiro. Falando especificamente sobre o futebol, tudo indica que não teremos nada de novo. As promessas de mudanças significativas estão a caminho do lixo. As reivindicações do movimento Bom Senso Futebol Clube, como, por exemplo, a elaboração de um calendário mais inteligente e mais justo, dificilmente serão implementadas. Com mais um golpe dado pelos nobres dirigentes da CBF, ao promover a antecipação das eleições para a ilustre madrasta, ficou garantida a manutenção do “status quo” reinante há décadas no futebol brasileiro e que se ampliou a partir da gestão João Havelange, que depois passou o cargo para o seu genro, Ricardo Teixeira. A parte mais recente dessa tragédia todo mundo conhece. Nem mesmo um candidato de oposição surgiu. Andres Sanches, o ex-presidente corinthiano que marcou um gol de placa ao garantir um moderno estádio para o seu clube através do apoio conseguido nas altas esferas do poder, ainda ensaiou ser candidato, mas depois recuou. E assim o ex-vice-governador de São Paulo, José Maria Marin, assumiu a CBF, em substituição a Ricardo Teixeira, que passou a viver em Miami, mas continua, segundo comentários, recebendo salário na condição de consultor da Confederação Brasileira de Futebol. São 27 as federações que integram a CBF. Por incrível que possa parecer, não apenas as pequenas, mas também as consideradas “grandes”, dependem, de alguma forma, da Confederação. A propósito, Marco Polo Del Nero, presidente já eleito, mas não empossado, terá, no novo mandato, como vice, o atual presidente, Marin. Como é o mais velho dos vices, se houver qualquer problema com Marco Polo, será ele, Marin, de novo, o presidente da CBF. Como já defendemos, anteriormente, neste espaço, uma excepcional oportunidade foi desperdiçada, para dar início a uma nova fase em nosso futebol. A humilhante derrota de 7 a 1 para a Alemanha, a mais acachapante goleada sofrida pela seleção brasileira em seus 100 anos de existência, bem que poderia ser um divisor de águas em nossa história futebolística. Lamentavelmente, porém, o que vemos é mais do mesmo, uma total insensibilidade para perceber a crise que nos assola, nos mais diversos setores: técnico, tático, físico, psicológico. Até mesmo a disciplina, a organização, características do trabalho de Felipão, sumiram do mapa, com a ausência de treinamentos, a abertura indiscriminada da Granja Comary prejudicando os trabalhos, os privilégios concedidos a determinada emissora de TV. E muita coisa mais. Ao assumir, ontem, o cargo de técnico do Grêmio, Luís Felipe Scolári disse que o único convite que ele poderia aceitar era justamente o do Grêmio, que considera sua casa. “Só o Grêmio poderia oferecer-me o seu apoio, o caminho que pode tirar-me da situação terrível que vivi nas últimas semanas, perseguido pela mídia.” Foi, realmente, um retorno muito rápido, para quem cometeu uma série de falhas imperdoáveis. Claro que Felipão tem condições de realizar um bom trabalho, no Grêmio. Mas a torcida brasileira, como um todo, tão cedo esquecerá a figura que encarna a maior parte da culpa pela catástrofe de 8 de julho, no Mineirão.

Felipão recebeu R$ 4,1 milhões em rescisão com a CBF
Anunciado como novo técnico do Grêmio após a fracassada campanha na Copa do Mundo, Luiz Felipe Scolari recebeu da CBF ao menos 4,1 milhões em sua rescisão contratual, o mesmo valor do coordenador Carlos Alberto Parreira. O auxiliar Flávio Murtosa ficou com 751 mil reais. (Texto de primeira página da FSP de ontem, 30.07). – Será que esse trio sentiu tanto assim a tragédia vivida pela seleção na partida contra a Alemanha? O que, afinal, faz essa figura enigmática do Murtosa? A propósito, o Felipão já levou a tiracolo o seu fiel escudeiro para trabalhar no Grêmio. Em tempo: mais de 7 mil torcedores recepcionaram Felipão, ontem, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Só ficou faltando, mesmo, o Parreira.

Falecimento
Faleceu ontem Julio Grondona, 82 anos, presidente da AFA – Associação de Futebol Argentino, e vice-presidente da FIFA. Grondona assumiu a presidência da AFA em 1979, portanto, há 35 anos.

Metrô
Só mesmo no Brasil. A CPTM, empresa que administra o metrô de São Paulo, acabou cedendo às exigências da Rede Globo. Depois de informar que não poderia estender o horário dos trens nos dias de jogos noturnos, por questões operacionais, acabou mudando de ideia. Como se sabe, esse negócio de jogos às 22 horas é imposto pela Globo, que é a dona dos direitos de transmissão do Brasileirão. É por essas e outras que não se pode ter esperança de mudanças.

Diogo
O lateral é mais um reforço para o Dragão na série D.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Peter_Lyra  Israel mata hoje em massa, não adianta reclamar do passado,no presente é o maior assassino do planeta Terra, século XXI em trevas. Genocídio.

www.twitter.com/MariaMendoncaSE  Não permita que desvalorizem os teus esforços e os teus sentimentos. Pelo contrário, sempre acredite nas tuas capacidades. Um ótimo dia!

www.twitter.com/AntonioSamarone   Uma curiosidade: muito dinheiro pode reverter a opinião pública em 2 meses e eleger um candidato totalmente rejeitado em Sergipe?

www.twitter.com/olivaluiz  100 anos hoje do assassinato de Jean Jaurès por suas idéias pacifistas na La Taverne du Croissant em Paris,estopim da 1ª Guerra Mundial.

www.twitter.com/esmeraldoleal  Os Estados Unidos, brincando de "Guerra Fria", falam grosso com a Rússia e falam fino com Israel. Conveniente!

www.twitter.com/revinhogama Tweets protegidos  Na vida a gente tem que ser igual o milho: sobreviver a cagadas…

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

Resposta enviada pela assessoria de Imprensa deputado estadual João Daniel (PT):
“Prezado Cláudio Nunes,Embora não saiba quais foram suas motivações, foi lamentável ler sua coluna hoje e ver sua posição, expressada na matéria intitulada “Da ‘pobre’ estrutura do João Sem Terra”. Em primeiro lugar, tenho muito orgulho da minha formação e grande parte dela ter sido feita no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), do qual continuo, com muito orgulho, fazendo parte. Em segundo lugar, nossa candidatura nunca dependeu ou esteve subordinada à de Rogério Carvalho. Ela foi uma decisão da militância dos movimentos sociais e do Partido dos Trabalhadores (PT). Em terceiro, Rogério Carvalho é a liderança maior, hoje, do PT, a qual ganhou o respeito dos movimentos sociais e populares e também o nosso, e é o candidato a senador de todos os partidos da coligação.
Em nenhum momento a nossa candidatura atrapalhou qualquer outra. Pelo contrário, veio ajudar. Também não veio atrapalhar nosso candidato a senador, que nunca foi cobrado. Apenas mantemos, desde que nos conhecemos, uma relação de respeito. A nossa história, a de Jackson Barreto e de Rogério Carvalho é de construção de um grande projeto de uma sociedade justa, igualitária e fraterna. A eleição e o poder de um mandato podem contribuir para essa construção. No entanto, meu objetivo não é apenas lutar para ter mandato, mas contribuir para essa construção.
Com relação à estrutura, usaremos a mesma da campanha passada: a força da militância e a vontade de organizar um mandato popular. Quanto ao seu comentário sobre eu querer agradar Jackson Barreto, posso dizer que Jackson nunca precisou de nossa opinião para agradá-lo, muito menos nos solicitou. Sua história e nossa história não permitem esse tipo de relação. Nossa relação sempre foi a mais coerente e correta com os compromissos com a sociedade sergipana e brasileira.
Atenciosamente, João Daniel – deputado estadual (PT)”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“Escreve-se para não ser solitário e por amor aos outros; se você não tiver essa solidariedade, é bobagem escrever.”  Ignacio de Loyola Brandão, escritor brasileiro, nasceu em 31 de Julho de 1936.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais