A Viúva de Saint-Pierre

0

FESTIVAL DO CINEMA FRANCÊS
Todos os filmes do festival passam em sessão única às 17 hrs, com ingressos
a R$ 4,00
O filme a seguir fica no ar somente na quinta-feira

A Viúva de Saint-Pierre (La Veuve de Saint-Pierre). França/Canadá, 2000. 112min. Direção de Patrice Leconte. Elenco: Juliette Binoche, Daniel Auteuil, Emir Kusturica, Michel Duchaussoy, Philippe Magnan, Marc Beland, Catherine Lescault.

Gênero: Drama

Sinopse – Em 1850, Saint-Pierre não é nada mais que uma ilha francesa perdida na costa do Canadá. Até que certa noite, um homem é brutalmente assassinado. O culpado, Neel Auguste, é julgado e condenado à morte. Mas não há guilhotina em Saint-Pierre para executar a pena, por isso é preciso solicitar o equipamento à França. Colocado sob a custódia do Capital, Neel aguarda o dia de sua execução, que tarda a chegar. A mulher do capitão, Madame La, se interessa pela sorte de Neel, pois acredita ser capaz de reabilitá-lo. Com sua ajuda, Neel acaba se tornando o homem mais popular da ilha, tendo como aliado o próprio Capitão.

Apreciação – Exibido no Cinema de Arte quando esta sessão era exibida no Cinemark, fez sucesso também nas locadoras de vídeo e DVD. Não chega a ser o melhor filme de Patrice Leconte, mas de qualquer forma tem narrativa elegante, embora acadêmica e formal.

Fique de Olho – Que trio de atores! Juliette Binoche, Daniel Auteuil e Emir Kusturica – eles valem o filme.

Comentários