Cine Clube Somese exibe ‘Zona de Risco’

0

O Cine Clube da Sociedade Médica de Sergipe exibe no sábado 01, às 10h, o cultuado thriller político Zona de Risco (2000), do diretor coreano Chan Wook-Park.

 

A produção é a terceira da carreira de Wook-Park e mistura ação e suspense para contar uma história trágica que se passa na “Joint Security Area”(Panmunjon), zona desmilitarizada entre a Coréia do Norte e a Coréia do Sul. Essa área é formada por duas paralelas entre as duas Coréias de cerca de 1km de diâmetro administrada por organismos internacionais neutros que procuram manter a tranqüilidade na região.

 

Chan Wook-Park é um dos diretores coreano mais elogiado da atualidade e ficou bastante conhecido no Brasil por dirigir a Trilogia da Vingança, da qual o ultra-estilizado e violento filme Oldboy (2004) faz parte. Ele está fazendo, juntamente com seus colegas compatriotas Bonh Joon-ho, Kim Ki-duk, o mesmo que Francis Ford Coppola, Martin Scorsese e companhia fizeram para o cinema americano na década de 1970: uma reinvenção dos gêneros e clichês, e da forma de se contar uma história. Esses novos diretores do cinema coreano estão conquistando o mundo com grandes filmes e revelando a força e o vigor criativo do cinema da região.

 

Em Zona de Risco, a tensão entre as duas Coréias se estabelece por causa de um atentado ocorrido na “Joint Security Area”. Dois soldados norte coreanos são assassinados, supostamente por um soldado da Coréia do Sul. Para resolver esse terrível impasse, a Comissão de Segurança das Nações Neutras (CSNN) designa uma oficial suíça, filha de coreano, para investigar o caso. Os sobreviventes têm diferentes versões sobre aquela noite e ambos relatam versões cheias de falhas. O soldado sul-coreano diz que foi seqüestrado e levado até o posto fronteiriço do inimigo, onde teve de matar dois dos três soldados que o ameaçavam para escapar. O norte-coreano sobrevivente alega que o adversário é que invadiu seu posto atirando. Na medida que a investigação comandada pela Major Sophie Jang avança, segredos são revelados e a amizade entre os soldados inimigos expõe a tragédia de povos irmãos separados pela guerra. O filme é baseado no livro DMZ, de Park Sang Yeon e fez muito sucesso pelo mundo, ganhando vários prêmios em festivais internacionais. Zona de Risco nos revela o que há de lírico e pessoal onde todos só enxergam o político.

 

Após a sessão haverá debate.

 

ZONA DE RISCO (2000/Coréia do Sul)

De Chan-Wook Park. Com Yeong-ae Lee, Byung-hun Lee, Kang-ho Song, Tae-woo Kim.

* Dia: 01 (sáb.)
* Horário: 10 horas
* Local: Somese – Rua
Guilhermino Rezende, 426 (atrás do Hospital São Lucas)
* Preço: Grátis

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais