Comédia chilena, clássico americano

Um filme chileno na programação? Pois é, “20 Centímetros” é comédia vinda do país de madame Bachelet. “O Mercado de Veneza”, com Al Pacino, é puro Shakespeare. E “Bonequinha de Luxo” um clássico gostoso de ver ainda hoje.

 

20 Centimetros – Filme chileno em nossos circuitos é uma raridade. A televisão por assinatura tem procurado suprir a deficiência de filmes latino-americanos em nossa programação de cinema, exibindo alguns títulos. Esta semana, na quarta-feira, a partir das 21h (horário de verão), o Cinemax propõe esta comédia chilena, sobre um sujeito que se chama Adolfo mas gostaria de se transformar em Marieta. Gostaria até de perder o órgão genital que ele julga enorme por algo diferente. A comédia é dirigida por Ramon Salazar e estrelada por Miguel O´Dogherty, Mônica Cervera e Pablo Puyol.

 

O Mercador de Veneza – Uma das peças de Shakespeare pouco filmada. De fato, parece que só existe uma versão feita ainda no tempo do cinema mudo. Esta tinha tudo para dar certo, mas a crítica não se entusiasmou, tanto que o filme teve péssima circulação no Brasil – não chegou a passar aqui, apesar do elenco constituído por Al Pacino, Joseph Fiennes, Jeremy Irons, Lynn Collins. É nesta peça que está um dos personagens mais asquerosos do bardo inglês: o judeu Shylock , que remove terras para receber o dinheiro que ele emprestou a um amigo. Estréia às 21h30 de quinta-feira, no Cinemax.

 

Cinzas do Paraíso – Na época em que foi feito, 1978, o filme valorizou a carreira do seu diretor, Terrence Malick, que depois desapareceria de cena, até voltar a dois ou três atrás (mas o seu último filme, “O Novo Mundo”, não passou por aqui). Malick tem um extraordinário domínio de câmara e sabe, como poucos, dirigir atores. O filme se passa no centro-oeste americano, na segunda metade do século 19, mas não se iluda ao saber que o que move o filme é um triângulo amoroso. O filme é mais do que isso. Com Richard Gere, Brooke Adams, Linda Manz. Passa às 3h da manhã de quinta-feira.

 

Truffaut – O Telecine Cult programa para sábado (21h20) e domingo (16h40) dois grandes títulos da filmografia de François Truffaut, embora em início de carreira. “O Amor aos 20 anos”, como o título indica, é um drama sobre o início da vida adulta de dois jovens. “Atirem no Pianista” mostra Charles Aznavour como um pianista que sofre um atentado. Dois títulos imperdíveis.

 

Bonequinha de Luxo – Comédia de 1961, dirigida por Blake Edwards, que se transformou num clássico do cinema americano. É a história de Holly Golightly, garota que passa as noites em festas e boates, porque o dia para ela é de depressão e isolamento. A esta heroína as avessas, Audrey Hepburn empresta um charme todo especial. Com George peppard, patrícia Neal, Mickey Rooney  e Martin Balsam. Especial é a trilha sonora de Henry Mancini. Nota 10 também para os figurinos de Edith head. Passa terça-feira no Telecine Cult às 19h55.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais