Espetáculo Senhora dos Restos é selecionado para Festival Sergipano de Artes Cênicas 2015

0
Atriz Isabel Santos durante a encenação (Foto: Maria Odília)

Será encenado a partir das 20h do próximo dia 26 de agosto, o Espetáculo Senhora dos Restos. O texto de Euler Lopes, conta a história de uma idosa, moradora do Mercado Municipal de Aracaju, por meio da atriz sergipana, Isabel Santos e traz palavras Bakhtinianas, carregadas de conteúdo social. Nessa experiência vivencial, as ressonâncias ideológicas, concernentes à vida da protagonista, são interpretadas pela atriz Isabel Santos, direção de Iradilson Bispo.

Para se ter uma ideia, a a contemporaneidade da narrativa nos remete a questões pujantes de uma sociedade como a brasileira. Temas como a fome, miséria, educação básica e de qualidade para todos, igualdade social, valorização da mulher, redução da mortalidade infantil, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, ou seja, temas dos Objetivos do Milênio da Organização das Nações Unidas- ONU ecoam pelos brados da velha mulher, que vivendo de restos, não permite que nossa consciência silencie.

Produção

A produção é eminentemente sergipana que estreou em agosto de 2014 no Teatro Atheneu na cidade de Aracaju com casa lotada. Ficou em cartaz durante três meses na Casa Rua da Cultura no mesmo ano. Em 2015 abriu a Temporada Mariano de Artes Cênicas/Secult/Teatro Lourival Baptista e integrou a programação da Mostra Sesc de Artes Cênicas 2015.

O cenário é uma construção a partir de material reciclado e doado à Dicuri Produções. O figurino, uma revelação de inúmeros os diversos problemas enfrentados pelos moradores de rua, as humilhações e submissões param se adquirir alimento e, principalmente, os casos de violência praticados pelos jovens e ricos seguidos da impunidade, comum em muitos casos em nosso seres humanos andarilhos de uma desigualdade que, portanto, ao mostrar para a sociedade os resultados da desigualdade social e país.

Senhora dos Restos  revela conteúdo para além de signos, transcende cenas que nos ligam a brasileiros e brasileiras como o índio Galdino, o artista Bispo do Rosário, o sociólogo Betinho, Chico Mendes, Margarida Alves e Maria da Penha.

Fonte: Divulgação Evento

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais