Estamira

Brasil, 2007.
Direção e Roteiro  de Marcos Prado. Produção de Marcos Prado e José Padilha. Música de Décio Rocha. Edição de Tuca. 16 anos, 115m. Produção da Zazen Produções Audiovisuais. Distr. no Brasil: Riofilmes.

 

Gênero – Documentário

 

Sinopse – Estamira é uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais. Ela trabalha há 20 anos no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, um local que recebe diariamente oito mil toneladas de lixo do Rio de Janeiro. Estamira desfila para a câmara questões de interesse global.

 

Apreciação – Vencedor do prêmio de melhor documentário, pelo júri oficial do Festival do Rio, recebeu prêmio semelhante na Mostra Internacional de São Paulo. No festival de Londres, ganhou menção especial e em Karlovy-Vary faturou o prêmio de melhor documentário. No Festival de Viena faturou o prêmio de melhor filme – e por aí vai. De todo festival que participou, Estamira nunca saiu de mãos limpas. Primeiro documentário dirigido por Marcos Prado (ele tivera antes uma experiência de co-diretor de José Padilha em “Ônibus 174”, o filme teve exibições comerciais limitadas, mas a crítica gostou dele: “Este é um documentário para poucos. Isso porque Prado não usa o formato “quadradinho” da maioria desse tipo de produção”. O tema e o desenvolvimento narrativo recomendam esta produção para um grande público. Não deixe de ver.

 

Fique de Olho – No personagem fascinante que é Estamira. Uma mulher do povo, mostrando como é dura a vida numa grande cidade.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais