FIMPRO – Festival Internacional de Improvisação

0
Evento acontece entre os dias 10 e 12 de maio (Foto: divulgação)

O FIMPRO- Festival Internacional de Improvisação acontece de 10 a 12 de maio na capital sergipana e apresenta uma programação composta por espetáculos nacionais e internacionais, debate, lançamento de livro e encontro prático entre os artistas participantes do evento, grupos da cidade e demais interessados. O Festival passará ainda por São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Belém e Salvador. Toda a programação é gratuita.

O FIMPRO é patrocinado pela Vivo, por meio do Vivo EnCena e conta com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à cultura.

FIMPRO

O FIMPRO – Festival Internacional de Improvisação foi realizado pela primeira vez em 2007, em Belo Horizonte. Neste ano de 2013, o FIMPRO se consolida como o principal festival do gênero no país. O objetivo é divulgar a improvisação ao grande público e proporcionar encontros com os grupos locais que possam gerar novas propostas artísticas.

A improvisação é um gênero teatral em franco crescimento no país, sendo vinculado, principalmente, aos exemplos televisivos. No entanto, sua prática artística é bem mais ampla e tem como foco o compartilhamento da criação com o público presente no aqui e no agora. Segundo Mariana Lima Muniz, realizadora do festival junto à Cia. Bárbara, “Improvisar diante do público é estabelecer uma cumplicidade muito especial, valorizar o momento presente e a presença do espectador e do ator naquele espaço e naquele tempo. É compartilhar a responsabilidade sobre o que vai ser criado e radicalizar a efemeridade do teatro. O público não sabe o que vai ver e os atores não sabem o que vão fazer, essa é a delícia de fazer/ver um espetáculo de improvisação.”

Segundo Expedito Araujo,curador artístico do Vivo EnCena, “Com as premissas de abrangência, continuidade, acessibilidade e intercâmbio entre linguagens, Aracaju é uma cidade vital para receber o festival. Pela natureza de sua cultura, pela excelência no fazer teatral contemporâneo e sobretudo, por uma cidade ávida por absorver e trocar o que há de melhor no circuito teatral, e consequentemente, no desenvolvimento do ser humano, a partir de um repertório que se abre a cada espetáculo. Propiciar através do FIMPRO a ida da Uma Companhia e do grupo brasileiro Cia. do Quintal e colombiano AccíonImpro a Aracaju é de relevância ímpar,” conclui Araujo.

PROGRAMAÇÃO

• AcciónImpro (Colômbia) e Cia. Do Quintal (Brasil)

Espetáculo:“Passageiros”

“Passageiros”conta a história de um homem que viaja dentro de um aeroporto em busca de suas recordações. Por ter perdido sua memória, este homem não sabe quem é e necessita entender o que aconteceu. Para reconstruir sua história, o público lhe confere nome e profissão, informações que acabam sendo o ponto de partida para que este homem possa improvisar suas próprias lembranças, dando inicio a um grande quebra- cabeça de suposições e encontros.
A Cia. do Quintal (Brasil) e o grupoAcciónImpro (Colômbia), são dois grupos especializados na pesquisa e divulgação das técnicas de improvisação há mais de 10 anos. Em 2007, as duas companhias se uniram para uma nova etapa em sua carreira ao montar o espetáculo “El PASAJERO- uma viagem improvisada”.    

Local: Teatro Atheneu – Dia: sábado, 11 de maio -Horário: 20horas.

• Uma Companhia (Brasil)
Espetáculo: “Improcedente”

Improcedente é um espetáculono qual diretores disputam entre si quem dirige as melhores improvisações da noite. Com a ajuda do público, eles podem propor aos atores os mais inusitados desafios teatrais, que vão desde estilos livres a paródias de grandes nomes do teatro ou da literatura mundial.

Local: Teatro Atheneu – Dia: domingo, 12 de maio – Horário: 19horas

Atenção: Todos os espetáculos do FIMPRO são gratuitos com retirada de senhas na porta do teatro (sujeito a lotação do espaço).

Site: www.improcedente.com.br

• Debates Vivo EnCena – “O Improviso na Contemporaneidade”
Espaço de trocas, debates e provocações sobre a improvisação entre os grupos convidados, representantes de grupos locais e público em geral. Não é necessária inscrição para participação. Entrada gratuita.
Local: Casa Rua da Cultura- Dia: sábado, 11 de maio Horário: 17horas

• Lançamento do livro “Improvisação como espetáculo: Processo de criação e metodologias de treinamento do ator-improvisador” de Mariana Lima Muniz.  Editora UFMG.

O livro traça o contexto histórico do ressurgimento da improvisação como espetáculo no séc. XX e XXI, seus principais conceitos e procedimentos metodológicos no treinamento do ator-improvisador e no processo de criação de espetáculos de improvisação. O livro estará disponível para venda durante as apresentações dos espetáculos.

• Encontros Artísticos – Prática de impro

Espaço de encontro prático entre grupos locais e artistas interessados com os grupos convidados. O objetivo é que estes artistas possam se conhecer, improvisar, brincar e estabelecer um contato que possa se estender para além do festival, gerando projetos futuros.

Aracaju – Encontro Artístico com AccionImpro (gratuito)

Local:Teatro Atheneu

Dia:sexta, 10 de maio

Horário:19h às 22h

Quem pode participar: atores, diretores e professores.

Nº de vagas: 20 pessoas.

Seleção: envio de ficha de inscrição disponível no site www.fimpro.com.br

As inscrições estão abertas até o dia 30/04/2013

SOBRE O PROJETO CULTURAL VIVO ENCENA

O Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações com diversidade, empreendedorismo e criatividade, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena é realizado há três anos e está presente em 19 estados de todo o país, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Comentários