O Segredo de Brokeback Mountain

(Brokeback Mountain). EUA, 2005. Direção de Ang Lee. Roteiro de Larry McMurtry e Diana Ossana, baseado em estória de Annie Proulx. Produção de Diana Ossana e James Schamus. Direção de Fotografia: Rodrigo Prieto. Música de Gustavo Santaolalla. Desenho de Produção: Judy Becker. Direção de Arte: Laura Ballinger. Montagem de Geraldine Peroni e Dylan Tichenor. 134min, 16 anos. Cia. Produtora: Good Machine, This Is That Productions, River Road Entertainment, Alberta Filmworks para a Focus Features. Distr. no Brasil: europa Filmes. Elenco: Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Michelle Williams, Annie Hathaway, Randy Quaid, Linda Cardelini, Anna Faris, Scott Michael Campbel, Kate Mara, Cheyenne Hill, Brooklyn Proulx, Tom Carey, graham Beckel, David Harbour, Mary Leboiron, Roberta Maxwell, Peter McRobbie.

 

Gênero: Western/Drama

 

Sinopse – Jack Twist e Ennie Del Mar são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre em Brokeback Mountain. Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo segundo ano consecutivo, enquanto que Ennie pretende se casar com Alma, tão logo o verão acabe. Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso. Ao término do verão, cada um segue sua vida, mas o período vivido naquele verão irá marcar suas vidas para sempre.


Apreciação –
Em setembro do ano passado, o novo filme de Ang Lee levantou o Leão de Ouro do Festival de Veneza, como melhor filme. Desde então as platéias cinematográficas de todo mundo passaram a aguardar com ansiedade esse western moderno e diferente, porque conta a história de um relacionamento homossexual. Claro, outros westerns já falaram de homossexualismo mas de modo aparente, não tanto explicito quanto agora.

Sempre aplaudido pela critica, Ang Lee consegue a proeza de fazer de um tema difícil e polêmico um filme bonito e para todas as platéias. Indicado ao Oscar em 8 categorias – melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor trilha sonora, melhor fotografia e melhor roteiro adaptado – tem-se como certo que levará a estatueta de melhor filme. Ele já ganhou 4 Globos de Ouro, nas categorias de melhor filme drama, melhor diretor, melhor roteiro e melhor canção original. É um dos filmes mais premiados do ano passado.

 

Fique de Olho – Em Jake Gyllenhaal e Heath Ledger. São dois atores jovens que põem a prova seus talentos ao fazer um filme polêmico e ousado como este.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais