Sesc apresenta “Tambores e Batuques” no Sonora Brasil

0
Lançamento ocorrerá na Casa Rua da cultura, dia 29 de julho (Foto: divulgação)

Realizado há 15 anos, o Sonora Brasil promove a circulação nacional de artistas, com foco nos representantes da tradição oral e da música de concerto. De caráter temático, 08 grupos de diversas regiões do país mostram uma faceta do tema trabalhado em apresentações essencialmente acústicas, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

O tema que será trabalhado nas regiões Norte e Nordeste em 2013 chama-se “Tambores e Batuques”. Os 04 grupos dessa temática apresentam manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas, que têm o tambor como um elemento fundamental e, em alguns casos, sagrado.

Em Aracaju, o lançamento do Sonora Brasil ocorrerá na Casa Rua da Cultura, dia 29/07, às 19h, com apresentação do grupo Alabê Ôni, formado por músicos pesquisadores da cultura negra no Rio Grande do Sul e que recuperam a história do Tambor de Sopapo. A apresentação será precedida por uma performance da Companhia de Teatro Stultifera Navis numa adaptação de “Antígona” de Sófocles, que dá uma identidade ritualística e brasileira à essência da tragédia grega clássica.

A segunda etapa do Sonora Brasil acontecerá no Museu da Gente Sergipana, dia 06/09, às 19h, com o grupo Raízes do Bolão, do interior do Amapá. Eles apresentarão o marabaixo, ritmo muito valorizado pela população do estado e reconhecido em sua identidade local. Está associado a festividades da igreja católica, e remete a tradições seculares que tiveram origem nos quilombos da região.

Serviço:
Sonora Brasil – Tambores e Batuques

Etapa I
Antígona, performance com Stultifera Navis (SE), adaptação e direção de Lindemberg Monteiro
Alabê Ôni (RS)
Casa Rua da Cultura
Praça Camerino, 210, Centro
Dia 29/07, às 19h

Etapa II
Raízes do Bolão (AP)
Museu da Gente Sergipana
Av. Ivo do Prado, 398, Centro
Dia 06/09, às 19h

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais