XIV Jornada de Psicanálise de Aracaju

0
Evento acontece nos dias 2 e 3 de outubro (Foto: divulgação)

Nos dias 2 e 3 de Outubro será realizada a XIV Jornada de Psicanálise de Aracaju, apresentando em sua programação atividades diversas como conferências, mesas de discussão e cursos. O evento, organizado anualmente pelo Núcleo Psicanalítico de Aracaju (NPA), traz para essa edição a temática “Sobre uma mente corporal”. O Hotel Real Classic sediará todas as atividades.

Estudantes, profissionais e pessoas interessadas na discussão relacionada à integração corpo e mente na contemporaneidade terão a oportunidade de conhecer e trocar experiências sobre as reflexões e olhares que se inserem nas pesquisas da área. Entre os convidados nacionais, estarão presentes psicólogos, médicos e psicanalistas de diversas regiões do país – Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Além disso, a edição desse ano irá trazer os psicanalistas italianos Paolo Bucci e Fausta Romano, fundadores do Instituto Psicanalítico de Formação e Pesquisa Armando Ferrari.

Para Adalberto Goulart, presidente do Núcleo Psicanalítico de Aracaju, “o desenvolvimento científico atual tende à integração das ciências como formas distintas de se ter o mesmo objeto de estudo: o ser humano e o universo que habitamos”. Dessa forma, o objetivo da Jornada é de ampliar o pensamento atual sobre a complexidade que envolve as relações entre corpo e mente, trazendo o que existe de mais moderno nas pesquisas desde Freud até os dias atuais.

Durante o evento haverá ainda o lançamento do livro “Psicanálise da Vida Cotidiana”, autoria de Carlos de Almeida Vieira, analista didata da Sociedade Psicanalítica de Brasília. A obra é uma coleção de crônicas ligadas à psicanálise, literatura e política, entre outros assuntos variados.

Inscrições

As inscrições para a XIV Jornada de Psicanálise já estão disponíveis, podendo ser feitas através de depósito bancário, boleto ou pessoalmente na sede do NPA, localizada na Avenida Anísio Azevedo, 675, Sala 1103. Estudantes têm direito a desconto na matrícula, desde que seja apresentado comprovante de vínculo com a universidade. Informações completas estão disponíveis no site www.psicanalisearacaju.org.br.

Sobre o Núcleo

O Núcleo Psicanalítico de Aracaju foi fundado em 1997. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, voltada para o ensino, a pesquisa e a divulgação do pensamento psicanalítico. A organização é patrocinada pela Sociedade Psicanalítica do Recife e membro da International  Psychoanalytical Association, instituição fundada por Sigmund Freud em 1910 para a difusão da Psicanálise. O Núcleo promove grupos de estudo, cursos de formação e eventos diversos de forma continuada, além de oferecer atendimento em psicoterapia para pessoas de baixo poder aquisitivo, através da Clínica Psicossocial.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais