8 de março – O Desafio de ser Mulher

O Dia da Mulher, comemorado este domingo, 8, é sempre uma data marcada por homenagens, mas o Portal Infonet  aproveita a oportunidade para refletir sobre os desafios que esses seres considerado o ‘sexo frágil’ tem que enfrentar no dia-a-dia. Para a maioria delas cada dia é de superação. Criar dez filhos ou ser mãe solteira, administrar três empregos ou tentar uma carreira num mundo cada vez mais competitivo, e ainda, diante disso tudo se manter saudável, são alguns exemplos de desafios e realizações que serão mostrados aqui.

Ser Mãe

Para a maioria das mulheres a realização está no fato de dar a

Orgulhosa, Ana Cristina posa ao lado de dois de seus dez filhos
luz. Com dez filhos, entre 22 e um ano de idade, a mãezona Ana Cristina Conceição conta que “ser mãe é maravilhoso. É muito especial, não tem explicação. É tanto que tenho dez”. Ela fez essa descoberta há 22 anos quando deu a luz a seu primeiro filho, aos 16 anos. Os desafios encontrados são muitos. “É uma luta constante. E haja trabalho”, comenta.

Se cuidar de 10 não é fácil o que dizer daquelas que tem que cuidar sozinhas de suas crias sem a presença masculina no lar. Uma tendência cada vez mais crescente é o número de mães que vivem essa realidade. “É uma batalha diária”, afirma Magna Santana, radialista e mãe de João, 13 anos.

“As cobranças dele são muitas desde pequeno. Para suprir isso tento dar o melhor de mim e atender às necessidades dele no pouco tempo que disponho”, conta Magna. A falta da presença 

Magna Santana é um exemplo cada vez mais crescente entre as mulheres
do pai desde cedo foi suprida pelo avô, mas vez por outra surgem os questionamentos. “É uma questão cultural ter uma família. E por mais que a mulher se esforce tem coisas que não dá para suprir. É um peso muito grande para a mulher”, declara.

O lado profissional

Em meio ao desafio de ser mãe, a mulher está cada vez mais correndo atrás da realização profissional. Para algumas, a fórmula para conseguir isso está na renúncia. Um exemplo disso é Núbia Lemos Batista, 58 anos, mãe de dois filhos e esposa dedicada, ela sempre correu atrás de algo mais para lhe completar. Durante muitos e muitos anos manteve três empregos, conseguiu se formar em duas graduações e duas pós-graduações.

“A barra é grande e a cobrança está também do nosso lado, com questionamentos do tipo: até que ponto estou dando conta da família? Mas a gente persiste e acaba se anulando em

Núbia Lemos Batista ensina que a renúncia é um elemento importante
alguns aspectos para conseguir realizar algumas coisas e se realizar. A capacidade de renúncia tem que ser grande. Mas não me arrependo de nada”, declara Núbia.

E falando em renúncia, a jovem de 26 anos Ingrid Guimarães já decidiu que não pretende ser mãe, em detrimento de sua realização profissional. “Sei que eu vou me realizar muito mais se conseguir conquistar o que quero no lado profissional. Ser mãe não é algo que almejo”, afirma a bióloga recém-formada. Para ela filho é um obstáculo que não pretende enfrentar e o fato de ser mulher, num mundo que ainda é dominado pelos homens, não é nenhum desafio. “Depende muito mais de criar as oportunidades e correr atrás”, afirma.

Eline Gurgel: “A mulher tem que saber conviver com uma nota média”
Saúde

Nessa luta em conquistar sempre mais espaço e ser perfeita em tudo o que faz, que muitas mulheres traçam como meta em suas vidas, cuidar da saúde e evitar o stress se configura como um desafio sempre presente. “Hoje a mulher tem que ter um cuidado grande, principalmente não querer ser uma mulher nota dez em tudo. Elas acabam exigindo demais delas mesmas e se não souber conviver com uma nota média e em determinadas épocas priorizar um setor ou outro, não vai ter saúde porque vai viver sob stress”, afirma a ginecologista Eline Gurgel.

E o stress leva a doenças não só psicossomática, mas de todo tipo. “A busca pela perfeição gera ansiedade e acaba acarretando doenças, entre elas, colesterol alto, hipertensão e muitos casos de depressão”, ressalta a médica. “Elas precisam buscar o equilíbrio”. Está dado o recado.

Por Carla Sousa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais