“Acorda Aracaju” incendeia catraca em ato simbólico

Catraca foi queimada sob o viaduto do DIA (Fotos: Portal Infonet)

Manifestantes colararm cartazes na sede da Prefeitura…

…e seguiram pela avenida Tancredo Neves em direção ao DIA

Seguindo o itinerário definido pela organização, o manifesto “Acorda Aracaju” foi encerrado na altura do viaduto do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), na noite desta terça-feira, 2. Chegando ao destino, os manifestantes queimaram uma catraca de ônibus como forma de simbolizar a revolta contra o sistema de transporte coletivo. Uma aula sobre desobediência civil e transporte público marcou o final do ato.

De passagem pela sede da Prefeitura de Aracaju, os manifestantes colaram cartazes e proferiram palavras de ordem, seguindo em direção ao DIA. De acordo com o Guarda Municipal Machado, um participante arremessou uma garrafa de vidro contra a guarita do prédio. No entanto, a ação foi isolada, e o protesto prosseguiu sem maiores contratempos.

Na avenida Tancredo Neves, um grupo bloqueou a passagem que dá acesso ao bairro Jabotiana, cercando a via com uma barricada de fogo. A marcha seguiu para o viaduto do DIA, sob o qual os manifestantes se fixaram para incendiar a catraca. Após o ato simbólico, os participantes se alojaram na grama para assistirem à aula pública.

Convocando os presentes à aula, o militante Vinícius Oliveira afirmou discordar da imagem construída pela imprensa sobre as manifestações. “A mídia está querendo nos separar entre vândalos e manifestantes, criminalizando o movimento”, disse, ao megafone.

A aula pública foi ministrada pelo professor Romero Venâncio, do departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe, e por Demétrio Varjão, representante do Movimento Não Pago. Durante as atividades do manifesto, o trânsito foi barrado em diversas vias de grande circulação da capital, a exemplo das avenidas Hermes Fontes, Tancredo Neves e Augusto Franco [antiga Rio de Janeiro].

Por Nayara Arêdes e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais