Adema e Pelotão Ambiental realizam resgate e soltura de animais

A ação foi possível graças às informações passadas pela população sobre a presença dos animais
(Foto: Pelotão Ambiental)

A equipe de fauna da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) resgatou, nesta segunda-feira (11), um gavião-carijó e uma salamanta que apareceram em residências da capital sergipana. A ação foi possível graças às informações passadas pela população sobre a presença dos animais.

No primeiro caso, um gavião filhote foi encontrado. “Chegando ao local foi possível constatar que se tratava de um filhote de gavião que, provavelmente, após o seu primeiro voo se afastou do ninho ficando preso nas dependências do albergue. A ave foi avaliada clinicamente e identificamos que não apresentava nenhum problema locomotor ou fratura. Sendo assim, a mesma foi encaminhada para o Cetas, onde permanecerá em quarentena até a sua soltura, em área de reserva ambiental”, explicou Daniel Allievi, médico veterinário que participou da operação.

Já no segundo, a mesma equipe atuou na captura de uma cobra salamanta que apareceu na sala de estar de uma residência. “No caso da cobra, observamos que se tratava de um animal jovem, fêmea, que não apresentava nenhum problema de saúde. Por conta disso, o animal foi encaminhado para soltura em área de reserva ambiental”, informou o veterinário.

Allievi reforça que, em casos de presença de serpentes, a orientação é ligar para os órgãos ambientais para que o manejo seja feito de modo adequado, minimizando os riscos de acidentes.

Pelotão Ambiental

No final de semana, o Pelotão da Policia Ambiental, em sua fiscalização de rotina, também realizou o resgate de oito aves na feira das trocas no bairro lamarão em Aracaju. “Foram resgatadas oito aves que não possuía registro, portanto, não poderia estar sendo comercializada”, explica a comandante Priscila Maia, do Pelotão Ambiental da Polícia Militar.

Além deste caso, mais seis aves foram resgatas em uma residência na Grande Aracaju, que se encontravam em cativeiro. Os pássaros resgatados nesta operação já foram soltos em uma área de Mata Atlântica.

O Pelotão Ambiental informa que, aquelas pessoas que desejam criar animais silvestres, devem comprar esses de criadores comerciais cadastrados.

Entrega voluntária

Ainda nesta segunda, um morador entregou, voluntariamente, uma corujinha à Adema. O animal foi deixado no órgão no final da manhã e, após ser examinado pela equipe técnica, foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) onde será feita a reabilitação e posterior devolução à natureza.

Quem deseja denunciar ou entregar animais silvestres que estão em cativeiro, domicílios ou afins, pode ligar para o número 3198-7150, de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h. A denúncia também pode ser feita ao Pelotão Ambiental, através do 190.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais