Adema não descarta ação humana em mortandade de peixes no Rio do Sal

Adema não descarta ação humana em mortandade de peixes no Rio do Sal (Foto: Freepik)

Equipes da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) já iniciaram os trabalhos para identificar a causa da mortandade de peixes que foi registrada recentemente no Rio do Sal, localizado entre os municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro. Segundo o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, uma ação humana ainda não está completamente descartada.

“As medidas adotadas pela Adema foram a inspeção in loco para a análise de água, com a finalidade de saber qual a substância foi responsável pela diminuição do oxigênio da água que culminou automaticamente com a mortandade desses peixes”, resume Gilvan Dias.

Ainda segundo o presidente da Adema, o órgão ambiental também fará um processo investigativo para apurar uma possível autoria no tocante à morte dos animais. “O que se tem de início é que isso tem uma ação humana, tendo em vista que aquele tipo de mortandade não está atrelado a nenhum fenômeno natural”, diz.

Uma das hipóteses levantadas até o momento está ligada a uma ação provocada pelo descarte irregular de algum tipo de substância. “Acredita-se que algum tanque foi limpo e isso acabou contaminando a maré, levantando os peixes à morte. Caso haja a identificação de um autor, ele responderá administrativa e criminalmente’, salienta Gilvan Dias.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais