Adema registra vazamento de óleo em córrego na cidade de Riachuelo

0

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) registrou mais um vazamento de óleo oriundo das atividades da Petrobras no município de Riachuelo. O episódio foi registrado na terça-feira, 11, e o óleo desembocou em um córrego trazendo consequências danosas para o meio ambiente.

Produto atinge córrego em Riachuelo

De acordo com informações do diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, foi realizada vistoria no local e a atividade foi acompanhada por representante da Petrobras. Conforme o diretor-presidente, houve um vazamento “em linha de teste que liga o satélite RO 344 ao satélite RO 248”.

O diretor informa que, na vistoria, foi houve o fechamento de válvulas e a drenagem do produto. Verificou-se, em área de difícil acesso, uma “descarga de emulsão oleosa deslocando em vários bueiros, área de canavial”. O diretor-presidente informou ainda que o óleo se espalhou por uma calha e desembocou no córrego.

Foram enviados ao local, três caminhões a vácuo e construídas cinco barreiras naturais, três barreiras de contenção de hidrocarbonetos, além de disponibilizar cinco caixas coletoras, um caminhão poliguindaste, uma retroescavadeira e um trator. A atividade envolveu 44 pessoas em campo, além de empresas, para realizar a limpeza da área.

Conforme a Adema, a vistoria foi realizada com sucesso. “As medidas de remediação no córrego e vegetação continuam com um contingente necessário de pessoas. Porém, enfrentando dificuldades de drenagem do óleo sobrenadante, por dificuldade de acesso ao local”, destaca o diretor-presidente da Adema. Para o diretor-presidente, há necessidade de continuar as tratativas de limpeza pós última barreira absorvente, devido à existência de mancha de óleo após a última barreira de contenção.

A Petrobras informa que no dia 08/05, às 10h45, identificou o vazamento de cerca de 0,6m3 de emulsão oleosa no campo de Riachuelo (SE), ocasionado por um furo em duto de produção. A operação do poço foi suspensa de imediato e equipes de contenção foram acionadas para limpeza da área. Os órgãos reguladores foram comunicados.

por Cassia Santana

A matéria foi alterada às 11h44 do dia 12/06 para acréscimo de nota da Petrobras
Comentários