
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) suspendeu o expediente externo e a agenda institucional da tarde desta segunda-feira, 4, após um advogado, suspenso do exercício profissional, proferir ameaças de morte contra o presidente Danniel Alves Costa, além de diretores e funcionários da instituição.
Segundo a OAB/SE, o advogado compareceu à sede da entidade pela manhã, onde teria feito xingamentos ao presidente e declarado estar portando uma arma branca. Ainda de acordo com o relato da Ordem, ele afirmou que “poderia matar qualquer um e que nada aconteceria por ser advogado”, além de ameaçar explicitamente o presidente, dizendo que “ia dar um tiro” nele e que retornaria ao local às 14h para cumprir as ameaças.
A OAB informou também que o advogado, cujo nome não foi divulgado oficialmente, já respondia a processos no Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/SE e se encontrava suspenso preventivamente do exercício da profissão. Após o episódio, foi instaurado novo processo ético-disciplinar e determinada nova suspensão preventiva. A instituição também proibiu o acesso do advogado a todas as dependências da Ordem em Sergipe.
Por fim, a OAB/SE informou que está tomando medidas de segurança e que acionará as instâncias competentes para tratar do caso nas esferas cível, criminal e administrativa.
“A OAB/SE repudia veementemente qualquer ato de violência e intimidação e reafirma seu compromisso inabalável com a ética, a ordem e a segurança de seus membros e colaboradores, assegurando que todas as medidas legais, na esfera cível e criminal, continuarão a ser tomadas, especialmente quanto ao cumprimento das normas éticas e disciplinares da advocacia”, salientou a Ordem.
por João Paulo Schneider