Advogados agraciam o centenário do juiz Osório de Araújo

Homenagem ocorreu na noite de ontem no auditório da OAB 

Em sessão especial realizada na terça-feira, 24, a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Sergipe (OAB/SE) homenageou o Juiz e Advogado Osório de Araújo Ramos pelo transcurso do seu centenário, comemorado no último dia 22 de abril.

O Desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, filho do homenageado, representou o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) no evento e agradeceu o reconhecimento da OAB pela trajetória profissional do seu pai. “A nossa família está muito feliz por essa homenagem. Dr. Osório de Araújo Ramos também foi presidente da OAB/SE. É um registro histórico do trabalho que ele desenvolveu em prol da classe, participando dos grandes momentos da instituição”, comentou o magistrado.

A solenidade foi aberta com a saudação da Ordem realizada pelo Secretário-geral da OAB/SE, Aurélio Belém. “Dr. Osório foi uma figura além do seu tempo, digno, justo e de extrema sensibilidade social”.

Para o Presidente da OAB/SE, Henry Clay Andrade, a homenagem ao centenário de um homem que fez muito para a Justiça e a advocacia de Sergipe é justa e tempestiva. “Nosso ex-presidente sempre honrou os advogados. Foi um homem cordato, ponderado e ao mesmo tempo firme, de muitas convicções, honesto e que deixou um grande legado para as novas gerações do Direito em Sergipe. Como magistrado demonstrou a sua capacidade de fazer Justiça e como professor ele formou gerações de alunos que o têm na memória, como aquele que os trouxe luzes com o seu saber jurídico”.

O Conselheiro do Tribunal de Contas, Clóvis Barbosa, também ex-presidente da OAB/SE, destacou que a homenagem é um resgate da própria história da advocacia e da magistratura sergipana. “Dr. Osório foi um homem que teve atuação de destaque em todas as funções e cargos que ocupou. Hoje a nova geração de advogados teve a honra de conhecer a história desse grande jurista, que era uma mina de compreensão, humano, ético e que muito dignificou o Direito em Sergipe”, concluiu.

Além dos advogados, familiares, filhos, netos e bisnetos do homenageado, prestigiaram a solenidade, os Desembargadores Luiz Mendonça e Edson Ulisses de Melo; o Procurador do Município de Aracaju e Desembargador aposentado, Netônio Bezerra Machado; e a Procuradora de Justiça, Maria Cristina Foz Mendonça.

Biografia

O Juiz de Direito Osório de Araújo Ramos nasceu em Aracaju, em 22 de abril de 1918, e faleceu em 26 de junho de 1986. Iniciou a vida pública como Exator Estadual, em Campo do Brito. Foi Diretor do Montepio do Estado de Sergipe, hoje IPES e do Tesouro do Estado de Sergipe. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Sergipe, na 1ª Turma, em 1955 e ingressou na Magistratura mediante concurso público, sendo nomeado Juiz de Direito da então Comarca de Riachão do Dantas. Após ser promovido por merecimento para as Comarcas de Lagarto e Estância, o Juiz Osório de Araújo Ramos aposentou-se em 1968, mas continuou a exercer a advocacia militante.

Ocupou vários cargos na OAB/SE, entre eles o de Tesoureiro, Secretário e Presidente. Também foi Secretário de Finanças do Município de Aracaju, na administração de Aloísio Campos. É Patrono da Cadeira n° 26 da Academia Sergipana de Letras.

Fonte e fotos: Ascom Dircom TJSE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais