Aeroclube de Alagoas permanecerá fechado até o fim do processo

Aeroclube de Alagoas permanecerá fechado até fim do processo administrativo (foto: Instagram do Aeroclube)

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que as operações do Aeroclube de Alagoas permanecerão suspensas até o fim do processo administrativo. A assessoria de comunicação da ANAC acrescenta que continua investigando as possíveis irregularidades em relação à operação da aeronave acidentada e não existe prazo para finalizar o processo.

Logo após o acidente, a ANAC suspendeu cautelarmente as operações do aeroclube, interditando as nove aeronaves pertencentes a empresa. A aeronave, de matrícula PT-KLO, da fabricante Piper Aircraft e de propriedade do Aeroclube de Alagoas, estava registrada na categoria Instrução e não poderia prestar serviço fora da sua finalidade, incluindo o transporte remunerado de pessoas, o chamado táxi-aéreo.

Após a conclusão da investigação ou mesmo durante o andamento do processo administrativo instaurado, os responsáveis poderão ser multados e ter licenças e certificados cassados, mas até o momento a ANAC informa que nenhuma sanção administrativa foi implementada.

Investigações

As investigações sobre as causas do acidente estão sendo conduzidas pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), de Pernambuco (PE), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), do Comando da Aeronáutica e pela Polícia Federal em Sergipe.

Os técnicos da Polícia federal e da Cenipa arrecadaram documentos da aeronave e pertences das vítimas nos últimos dias. Os documentos serão analisados em conjunto com as demais informações obtidas e os bens particulares serão restituídos aos familiares das vítimas.

A assessoria de comunicação da Polícia Federal informa que a atuação tem, por objetivo, realizar levantamentos preliminares para subsidiar a instauração de Inquérito Policial e verificar se houve a prática de crime. E as investigações realizadas pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.

“A necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes garante a liberdade de tempo para a investigação. A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo Cenipa terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente”, diz a assessoria da Cenipa.

Acidente

A aeronave com Gabriel Diniz e dois pilotos caiu por volta das 12h da última segunda-feira, 27, no povoado Porto do Mato, em Estância, litoral de Sergipe, sem deixar sobreviventes. O voo partiu de Salvador  e seguiria para Maceió, onde o cantor encontraria seus familiares e a namorada Karoline Calheiros. O último show de Gabriel Diniz ocorreu neste domingo, 26, em Feira de Santana.

Aeroclube

O aeroclube de Alagoas informou que só irá se manifestar oficial e publicamente depois que for concluído o laudo da Aeronáutica.

Por Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais