Anatel inicia bloqueio de celulares irregulares em Sergipe

Bloqueio reduz a quantidade de roubos e furtos de celulares (foto: Pixabay)

Sergipe é um dos 15 estados que começaram a ter seus celulares irregulares bloqueados no último domingo, 24. Serão bloqueados os aparelhos que não tiverem o selo de certificação, colado atrás da bateria do aparelho, usado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para garantir a compatibilidade com as redes de telefonia no Brasil.

Os bloqueios já foram iniciados em São Paulo e Minas Gerias, nos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe); e em quatro estados da Região Norte (Amapá, Amazonas, Pará e Roraima

A Anatel enviou 531 mil mensagens de aviso de desligamento a celulares irregulares. Até então, já foram bloqueados mais de 244 mil celulares em todo o país e o estado com mais celulares desligados é Goiás: 85,9 mil, conforme planilha da Anatel.

Além da segurança dos usuários, a Anatel afirma que o bloqueio reduz a quantidade de roubos e furtos de celulares, combatendo a falsificação e clonagem de IMEIs (número de identificação do aparelho), que é único e global. Segundo a agência, “o celular sem certificação não passou pelos testes necessários” e “pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio”.

O bloqueio nesses estados é a última fase do cronograma do Projeto Celular Legal, iniciado em setembro.

Com informações da Agência Brasil.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais