Aniversário do ECA contará com eventos durante a semana

Crianças devem ser respeitadas com base nos princípios do ECA
Tomando como princípio a ‘prioridade absoluta’ para com a população infanto-juvenil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), considerado uma das leis mais avançadas em termos de proteção social à infância, completa dezenove anos nesta segunda-feira, 13.

O ECA surgiu da necessidade de um artigo que estabelecesse os direitos humanos de meninos e meninas na Constituição Federal de 1988. Iniciativas como a criação do Fórum Nacional de Entidades Não-governamentais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA) e a mobilização de seis milhões de assinaturas recolhidas, garantiram sua construção.

Disposto no artigo 227 da Constituição, o Estatuto é composto por 267 artigos que instauram regras para que todas as crianças e adolescentes sejam respeitadas como cidadãos sujeitos de direitos e deveres, conferindo-lhes prioridade absoluta, sobretudo na elaboração e implementação de políticas públicas.

Para comemorar e discutir os importantes avanços registrados ao longo de quase duas décadas de cumprimento dos propósitos do ECA, algumas instituições realizarão eventos junto à sociedade civil organizada, o Sistema de Garantia de Direitos e o Poder Público.

Oficina sobre seguridade dos direitos

“19 anos do ECA: Uma análise dos avanços na seguridade dos direitos de crianças e adolescentes” é o tema da oficina promovida pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ) nesta segunda, 13.  Voltado a servidores e voluntários que atuam nos juizados da infância e da adolescência, as discussões ocorrerão no auditório da Escola Superior de Magistratura de Sergipe, (Esmese), localizado no 7º Andar do Anexo Administrativo Desembargador José Antônio de Andrade Goes, na rua Pacatuba, 55, Centro.

O objetivo, ainda, é promover o conhecimento necessário às boas práticas no exercício das atribuições dos integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente. Os interessados em participar deverão efetuar suas inscrições através do e-mail da coordenadoria, cij@tjse.jus.br.

Pré-conferências em Aracaju

Cinco distritos aracajuanos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) estarão envolvidos, a partir desta segunda-feira, 13, até sexta, 17, às 14h, em pré-conferências que discussão diretrizes na garantia, promoção e defesa dos direitos da população infanto-juvenil a partir da realidade local. Os eventos servirão de preparativo para Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, prevista para acontecer de 5 a 7 de agosto.

O evento contará com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares, adolescentes incluídos em programas sociais, organizações governamentais e não-governamentais e comunidade em geral. Serão realizadas palestras expositivas de conselheiros de direito e tutelares, além da discussão de eixos orientadores de trabalhos realizados em comunidades.

Cada distrito terá um local específico para as pré-conferências. Do 1º ainda será definido; do 2º no Colégio Dom Fernando Gomes, praça D. José Thomaz, bairro Siqueira Campos; do 3º na Fapese, rua Lagarto, 952, Centro; do 4º na Escola Estadual 17 de Março, rua Muribeca, S/N, bairro Santo Antônio e, do 5º, na EMEF Manuel Bonfim, rua A4, 235, conjunto Bugio.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais