Aperipê é a primeira a se filiar a TV Brasil

O ministro Franklin Martins ao lado do governador Marcelo Déda
A Aperipê TV é a primeira do país a se filiar ao novo sistema de TV Pública do governo federal, a TV Brasil. O governador, Marcelo Déda, e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, assinaram hoje, 25, no Hotel Quality, o termo de adesão. A programação da TV Brasil começa a ser veiculada no dia 2 de dezembro.

A proposta da TV Brasil é ser uma rede de TV´s públicas no sentido amplo da palavra, e não governamentais. Para isso buscará independência editorial através de um conselho gestor formado por 15 membros da sociedade e independência financeira através de captação de recursos. Até a semana que vem os nomes que irão formar esse Conselho devem ser divulgados pela presidência.

“Estamos nesse momento terminando os aspectos burocráticos e legais, da constituição da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC)”, explica Tereza Cruvinel, jornalista que presidirá a EBC.

Tereza Cruvinel, presidente da EBC
De acordo com ela, simultaneamente está sendo montada a emissora em São Paulo, construindo rede em todo o país e sensibilizando os parlamentares regionais.

Os estudos jurídicos de reestruturação da Fundação Aperipê serão feitos pela Fundação Getúlio Vargas, e devem conter a inserção de um Conselho Gestor e novas formas de financiamento. A FGV também foi a responsável pela consultoria a TV Brasil. “Assim que o estudo estiver pronto será enviado à Assembléia Legislativa para aprovação”, diz Indira Amaral, presidente da Fundação Aperipê.

Com a adesão, a Aperipê terá acesso a recursos de infra-estrutura da TV Brasil, vindos do Governo Federal, além de ter participação na renda publicitária. “Esses recursos irão criar as condições

Indira Amaral ao lado da secretária de Comunicação Eloísa Galdino
básicas para essa TV ter qualidade técnica e poder formar público”, disse o governador Marcelo Déda.

Em seu discurso Déda destacou que a adesão da Aperipê à TV Brasil representa uma mudança de mentalidade na forma de TV Pública do Estado. “O que estamos buscando aqui é a mudança do modelo político de comunicação, no âmbito daquilo que há duas décadas vem sido discutido pelos comunicadores e pelas universidades”, disse o governador.

Veja um trecho do discurso do Ministro Franklin Martins


Enquanto carrega é normal o audio/vídeo aparecer pulando e aos poucos.
Após completar o downloado clique em play para reproduzir corretamente.
 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais