Após acordo, cemitério de Tobias Barreto reabre de modo emergencial

0
Cemitério deverá ficar aberto até a próxima visita da Adema (Foto: Google Maps)

O cemitério do município de Tobias Barreto foi reaberto de modo emergencial nesta sexta-feira, 22, após acordo entre o Município e o Ministério Público Estadual (MPE).

O cemitério foi proibido de realizar sepultamentos depois de análises constatarem indícios de que o local estaria em desacordo com a legislação ambiental por supostamente estar contaminando o rio Real. No entanto, com o acordo, apenas os enterros nas gavetas (covas verticais) serão permitidos. 

De acordo com a Prefeitura Municipal de Tobias Barreto, a liberação emergencial do cemitério se deu devido à pandemia e, na próxima semana, a Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema) visitará o local para analisar a situação e dar um laudo ao Município. 

Ainda segundo a Prefeitura, o cemitério deverá ficar aberto até a visita da Adema e, a depender do laudo, o município vai considerar a possibilidade de construir um novo campo santo para realizar os sepultamentos. 

Entenda o caso

A decisão de interditar o cemitério de Tobias Barreto foi provocada por uma ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2014, baseada em laudos técnicos da Administração do Meio Ambiente (Adema), onde há indícios de que o cemitério estaria em desacordo com a legislação ambiental por supostamente estar contaminando o rio Real.

A Prefeitura Municipal de Tobias Barreto diz que a questão envolvendo o Cemitério Municipal Nossa Senhora do Amparo, administrado pela Paróquia de Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, estava em andamento desde o ano de 2014 e que a gestão anterior não se ateve ao prazo para impugnação, concedido pelo juízo da Justiça Federal.

A gestão atual, até então, está buscando formas de manter a atividade do cemitério de forma legal.

Por Isabella Vieira e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais