Aracaju: evento reúne 1500 especialistas em reprodução assistida

Aracaju: evento reúne 1500 especialistas em reprodução assistida (Foto: Ascom)

Teve início na manhã desta quinta-feira, 31, o 27° Congresso Nacional de Reprodução Assistida – CBRA 2023, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, em Aracaju. Com o tema “Meio século de reprodução assistida: passado, presente e futuro”, a palestra de abertura foi ministrada pela MD PhD, cientista pesquisador na Bourn Hall, a inglesa Key Elder. Com a presença de médicos, pesquisadores e profissionais ligados à medicina reprodutiva, o evento visa promover o debate sobre as inovações mais recentes no universo da reprodução assistida (RA), bem como atualizações em tratamentos, protocolos de indução e resultados. Veja a programação aqui.

Durante sua participação, Key Elder falou sobre os primeiros passos dos estudos de fecundação de um embrião em laboratório (proveta). Após 12 anos de experiências, os médicos Patrick Steptoe e Robert Edwards, da Universidade de Cambridge, conseguiram fecundar no laboratório um embrião em proveta. O nascimento de Louise Brown, em 1978, foi um marco para a reprodução assistida no mundo. Entretanto, o feito foi recebido como uma afronta à vida humana pela igreja e conservadores da época.

Para a especialista, a evolução das técnicas em RA devem ser comemoradas e que a história sirva como inspiração para as futuras gerações de especialistas. “Que possamos olhar para frente, pois, se nos fixarmos ao passado, estaremos olhando por cima de ombros de gigantes”, afirmou Elder.

A solenidade de abertura foi comandada pelo presidente do CBRA-2023, o ginecologista George Caldas, que falou sobre a alegria de receber especialistas de diversos lugares do Brasil e do mundo neste, que é o maior congresso de reprodução assistida da América Latina. “Esse Congresso foi pensado e construído com o objetivo de ser um grande evento. Não só por ser o meu estado, mas por poder trazer ao Nordeste um evento deste tamanho. Aracaju merece um evento que reúna tantos profissionais referências em suas respectivas especialidades e meu desejo é de que possamos sair desse evento com um olhar diferente e que levemos esse conhecimento para nossas vivências na reprodução assistida”, afirmou o presidente do Congresso.

O evento, que vai receber cerca de 1500 participantes, além de 29 palestrantes internacionais, é realizado pela Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), entidade que é presidida pelo médico Alvaro Pigatto Ceschin. O objetivo é proporcionar uma troca de experiências e o debate de questões fundamentais para a prática médica, englobando as mais diversas categorias profissionais envolvidas com a reprodução assistida: medicina, enfermagem, nutrição, embriologia e psicologia, além de incluir temas para o público acadêmico.

Para o presidente da SBRA, o encontro é uma oportunidade para compartilhar experiências, descobrir novas abordagens e contribuir para o desenvolvimento contínuo da área. “Acredito que o CBRA-2023 será um marco para a reprodução assistida, permitindo-nos explorar as mais recentes inovações tecnológicas, discutir os desafios e avanços na área da reprodução humana e fortalecer os laços profissionais entre nós e, acima de tudo, impulsionar o campo da RÃ, melhorando os cuidados com nossos pacientes e enriquecendo a prática profissional.”, finaliza Alvaro Pigatto Ceschin.

A cerimônia oficial de abertura do 27° Congresso Nacional de Reprodução Assistida acontece ainda nesta quinta-feira, às 17h, no Centro de Convenções AM Malls. O evento segue até sábado, dia 2 de setembro, e terá o debate de temas como a imersão em novas tecnologias, como o uso de novas inteligências artificiais nas técnicas em RA, o aprimoramento de técnicas de cultivo e congelamento de embriões, avanços laboratoriais em andrologia entre outros

Fonte: Assessoria de Comunicação 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais