
A Delegacia Especializada de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) realizou, na manhã da última quarta-feira, 12, o resgate de uma arara-vermelha mantida em cativeiro irregular numa residência situada no bairro Suíssa, na capital. Informações repassadas ao Disque-Denúncia contribuíram com a ação.
Segundo o delegado Flávio Albuquerque, após a equipe da Depama receber a denúncia sobre uma arara que estaria sendo criada sem a autorização dos órgãos ambientais, foi realizada diligência até o endereço indicado. No local, os agentes confirmaram a veracidade da informação e, após orientar o responsável pelo animal, a ave foi entregue voluntariamente.
O pássaro foi imediatamente encaminhado para o Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), vinculado ao Ibama, e receberá os cuidados de uma equipe especializada.
A Polícia Civil alerta à população quanto à proibição de criar animais silvestres sem a autorização dos órgãos responsáveis. “Os animais silvestres devem viver em seu habitat natural, somente podendo ser criados em residência quando devidamente autorizados pelos órgãos ambientais”, citou o delegado Fábio Albuquerque.
Espécie
A arara-vermelha é uma espécie nativa e de grande importância ecológica, contribuindo para a dispersão de sementes e regeneração das florestas. A sua preservação é fundamental, já que este animal costuma viver em bandos ou pares, habitando áreas como florestas altas e campos com árvores isoladas, além de áreas de buritizais e coqueirais.
A Polícia Civil reforça o apelo para que a população continue a denunciar crimes envolvendo maus-tratos a animais por meio do Disque-Denúncia 181, garantindo total sigilo das informações.
Fonte: SSP
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B