Áreas de risco na capital recebem atenção redobrada da Defesa Civil

Áreas com risco de deslizamento são constatemente monitoradas (Fotos: Pedro Leite)
As chuvas abruptas e de forte incidência são características típicas da estação mais quente do ano. As chuvas de verão atingem do litoral ao sertão sergipano, causando estragos e preocupando famílias residentes em áreas de risco. A Defesa Civil de Aracaju é o órgão responsável por monitorar os locais mais vulneráveis a deslizamento e atuar preventivamente nessas localidades.

Desde o início do verão, as chuvas acumuladas em Sergipe já registraram um índice pluviométrico de 180 mm. Segundo informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), os últimos registros de chuvas no estado têm se mantido acima da média climatológica esperada para a época.

Regiões instáveis são propícias às consequências das chuvas de verão
As informações de instabilidade climática são observadas meticulosamente pelos agentes da Defesa Civil Municipal. “Quando começa a chover, ficamos em estado de atenção, acompanhando, em especial, o que acontece nos locais mais suscetíveis à ocorrência de deslizamentos e inundações”, explica o coordenador municipal da Defesa Civil, Nicanor Moura Neto.

O monitoramento das principais áreas de risco da capital ocorre através do Centro de Gerenciamento de Emergência. O objetivo é fiscalizar as regiões mais instáveis no período chuvoso, a partir do contato com especialistas e sites específicos sobre assunto, e atuar de forma preventiva para atenuar possíveis transtornos nas áreas de risco.

Nicanor Moura, coordenador da Defesa Civil Municipal (Foto: André Moreira)
“A Defesa Civil trabalha por meio de quatro ações bem planejadas. A primeira é o trabalho de prevenção junto às famílias de áreas de risco. A segunda é a mobilização de emergência e orientações aos moradores das áreas de risco. A terceira ação consiste em uma resposta mais efetiva das autoridades aos estragos causados pelos desastres climáticos. E a última ação é a reconstrução total destas áreas. Em especial, a Defesa Civil procura atuar ativamente nas duas primeiras etapas, já que a cultura de prevenção é a principal meta do órgão”, explica Nicanor. 

Prevenção

A Prefeitura de Aracaju regularmente desenvolve trabalhos preventivos para evitar a formação de áreas de alagamentos. A limpeza de canais, bueiros e a manutenção de bocas de lobos são algumas medidas de contenção desempenhadas pelo município, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Além disso, mais de 300 vistorias são realizadas todos os anos nos bairros da capital, com o intuito de minimizar as conseqüências provocadas pelos desastres naturais.

“Aracaju possui 15 bairros com maior risco de deslizamentos e oito bairros com maior risco de incidência de alagamentos. Todos estes locais são supervisionados de perto pela Defesa Civil, em conjunto com outras unidades municipais, como a Emurb, Samu e Semasc. Mas é importante frisar que a população também deve colaborar evitando jogar entulho, lixo e outros materiais que obstruam os canais de escoamento das águas das chuvas”, afirma Nicanor.  

Recomendações

A Defesa Civil alerta que as principais medidas devem ser tomadas em locais com risco de inundação são desligar aparelhos elétricos e eletrônicos e fechar o registro da entrada de água e gás; retirar o lixo nas áreas sujeitas a formação de enchentes; limpar o telhado, calhas e condutores para evitar alagamentos; evitar o contato direto com água, pois se contaminada ela pode provocar inúmeras doenças.

Já para os locais com risco de deslizamento, a Defesa Civil recomenda que os moradores prestem atenção ao aparecimento de trincas e rachaduras no solo; inclinações de árvores, postes, cercas ou muros; rachaduras nos pisos ou paredes das casas; rebaixamento de terreno ou surgimento de degraus nas encostas; escorregamento de terra nas proximidades do terreno da residência.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais