Atuação da Defesa Civil de Aracaju vira pesquisa no IFS

Uma dessas aproximações resultou em tema de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju

Atuação da Defesa Civil de Aracaju vira pesquisa no IFS. Foto: Rafaela Cândida – Ascom/Defesa Civil

A Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), tem estreitado laços com instituições de ensino e pesquisa para encontrar soluções para os problemas diagnosticados pelas equipes na capital. Uma dessas aproximações resultou em tema de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju.

Nesta quinta-feira (5), o bacharel em Engenharia Civil José Vitor Marques de Souza apresentou a monografia “Análise do Sistema de Drenagem da Avenida Hipólito da Costa e das Ruas Dom Pedro I e Dom Pedro II, no Bairro Ponto Novo, Aracaju-SE”. O tema foi proposto pela Defesa Civil diante dos desafios enfrentados diariamente pelos técnicos.

“A gestão municipal buscará sempre parcerias com o intuito de melhorar a infraestrutura da nossa cidade, visando garantir a qualidade de vida do cidadão aracajuano e das pessoas que visitam nossa cidade. Quando juntamos o nosso conhecimento com as pesquisas científicas, o nível de assertividade do nosso trabalho só aumenta”, pontuou a coordenadora-geral da Defesa Civil de Aracaju, Valéria Bispo.

O técnico de Proteção e Defesa Civil de Aracaju, Bruno Martins, lembrou que o tema proposto para soluções de drenagem na Avenida Hipólito da Costa, localizada no bairro Ponto Novo, foi sugerido pela Defesa Civil.“O endereço é uma localidade que sofre historicamente com problemas de alagamento. Isso é fruto de mais uma parceria firmada entre a Defesa Civil de Aracaju e o curso de Engenharia Civil do IFS. A importância desse estudo é propor soluções para que haja uma melhora no quadro histórico de alagamento na região”, destacou.

O estudante José Vitor analisou bocas de lobo de três ruas, observando o estado de conservação, possíveis danos e até a quantidade de água pluvial acumulada. “A Defesa Civil teve grande importância para me ajudar a fazer esse trabalho. Nós caminhamos para verificar o estado das bocas de lobo e vimos que muitas estavam cheias de resíduos e com tampas quebradas”, lembrou o pesquisador.

O alagamento não gera apenas transtornos para a mobilidade do município, mas também pode trazer diversas doenças e causar impacto econômico às famílias, que perdem eletrodomésticos, móveis, veículos e, em alguns casos, pode até causar mortes.

O TCC foi orientado pela professora lotada na Coordenação do curso de Engenharia Civil do IFS, Louise Francisca Sampaio Brandão, que manteve reuniões com a Defesa Civil para alinhar o estudo às necessidades do órgão municipal. “Foi feito um diagnóstico preliminar da situação encontrada, além das avaliações técnicas dos elementos de drenagem presentes nessas ruas (sarjetas e bocas de lobo). Essas informações obtidas em campo serviram para tentar identificar as causas dos alagamentos”, detalhou a professora.

O estudo acadêmico gera benefícios para os alunos do curso de Engenharia Civil, que analisam um problema real da cidade; para a gestão pública, que recebe dados importantes para a resolução de problemas; e principalmente para a população, que poderá sentir a redução e solução dos transtornos. “Não pretendemos parar por aqui. Além de mim, outros professores estão realizando pesquisas sobre a problemática trazida pela Defesa Civil de Aracaju. Eu pretendo dar continuidade à pesquisa do aluno José Vitor, à medida que formos obtendo novas informações sobre a área. Assim, outros alunos terão a oportunidade de participar a cada semestre, seja dando andamento a pesquisas já iniciadas ou iniciando novas investigações”, afirmou Louise Francisca.

Fonte: Ascom/Defesa Civil de Aracaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais