Autor do livro “Orkut.com” fala sobre mídia digital

André Telles / Foto: Divulgação
Neste sábado, 15, o publicitário curitibano André Telles, autor do livro “Orkut.com” estará em Aracaju para proferir a palestra ‘ORKUT.COM e as novas mídias digitais’, no Iate Clube, às 19h. Na ocasião, haverá também um debate com convidados e com o público, devem participar Kadydja Albuquerque, representando a Secom do Estado, Andrés Menéndez, da Unit; Gabriel Lessa do Jornal da Cidade.net e Glauco Vinícius, representando o Portal Infonet. Após a palestra é a vez do “ORKUT.Fest” com a apresentação das bandas Los Hermanos Cover e Cazuza Cover. Os ingressos estão à venda nas livrarias Escariz. Confira abaixo entrevista com André Telles, palestrante e autor do livro.

Portal Infonet – De que maneira o marketing digital tomou conta da sua vida?
André Telles – Como um profissional de marketing minha obrigação é estar conectado com todas as tendências e oportunidades para se posicionar uma marca e ajudá-la no seu faturamento. O Marketing Digital é um termo novo para o melhor aproveitamento em termos de marketing das chamadas novas mídias ou New Media.

Infonet – Como surgiu a idéia de escrever um livro sobre o ORKUT e como o Brasil recebeu essa idéia?
AT- Quando o Orkut surgiu no Brasil em janeiro de 2004, observei o crescimento desse site não só como uma forma de rever e fazer amigos, mas também para se fazer negócios e observar o comportamento público-alvo de meus clientes de uma forma muito mais espontânea que até mesmo uma pesquisa qualitativa poderia me dar. Em 2005 já tinha bastante estudo sobre o Orkut e a Editora Landscape do grupo Bandeirantes topou publicar meu livro. Hoje é comum observar pessoas fazendo negócio e divulgando suas marcas por meio do Orkut. Quando recebo um e-mail de qualquer parte do Brasil me agradecendo pelas dicas é quando realmente me sinto feliz por ter escrito o livro.

Inofnet – Como você vê a proibição das mídias digitais nas empresas e principalmente no funcionalismo público? Você acha que é falta de informação dos seus governantes ou uma repulsão à evolução da comunicação?
AT- Por incrível que pareça concordo muitas vezes com certos casos de proibição no uso do Orkut ou do MSN. Em horário de trabalho o profissional tem que estar pensando em trabalho, se for para ficar batendo papo furado pelo MSN ou mandando scraps sem utilidade não é correto mesmo. Agora o que as empresas e o próprio funcionalismo público tem que fazer é utilizar essas novas formas de comunicação de maneira inteligente e com profissionais focados em utilizá-las de maneira profissional. Se um prefeito não souber que certamente existe uma comunidade no Orkut com o nome da cidade que ele governa e que seus participantes muitas vezes estão propondo melhorias para um bairro, ele está desatualizado. Se uma empresa não souber que muitas vendas podem ser perdidas por não estar conectado ao MSN e seus clientes, ela também está desatualizada. É uma questão de foco de entender as novas mídias como uma maneira de se relacionar e de se fazer bussiness.

Palestra acontecerá no sábado no Iate Clube
Infonet- De que forma o ORKUT como ferramenta de marketing pode ser aproveitado profissionalmente nas empresas e no seu uso de marketing pessoal?
AT- Essa é uma pergunta que tentei responder com o livro em 2005 e que costumo abordar em minhas palestras sobre Marketing Digital, então vale a pena ler o livro ou ir na palestra, rsss.

Infonet- Hoje os políticos estão utilizando dessas ferramentas na suas campanhas eleitorais e nós percebemos que em muitas vezes acaba sendo decisivo. Como você analisa este comportamento e tais ações?
AT- Prestei consultoria para um vereador em Curitiba nessa última eleição que obteve 11 mil votos e foi eleito. Tenho certeza que o Orkut foi decisivo para ele. É uma questão de utilizar a ferramenta de maneira correta.

Infonet- Você acha que o ORKUT é uma febre passageira ou veio realmente para ficar?

AT- Essa pergunta me faziam em 2005 quando escrevi o livro, quando o Orkut estava com 2 milhões de usuários e eu já respondia que não, o Orkut não era uma febre passageira. Hoje o Orkut tem mais de 30 milhões de usuários cadastrados, sendo 51,18% brasileiros e o site mais acessado do Brasil. Não é possível que o site Orkut ainda seja visto como apenas uma diversão de adolescentes.

Infonet- Quanto aos jovens, o que você aconselha na questão da super exposição e insegurança no meio digital? Qual a atitude que os pais devem tomar no sentido da prevenção?
AT- As crianças não podem ser criadas em bolhas, essa geração já nasceu com a Internet, proibi-las de navegar é como proibir uma criança de comer chocolate, ela vai fazer escondido! Os pais devem se preocupar em educar, estar presentes e dar bons conselhos. Quanto o Orkut, nas regras de uso é proibido o uso por menores de 18 anos. Se um pai sabe que seu filho tem Orkut e é de menor, tem que saber que seu filho está infringindo uma regra, então é bom saber o login e a senha para dar uma espiandinha, rsss.

Infonet- Como você enxerga o futuro profissional das pessoas que ainda fazem parte do “analfabetismo digital ou exclusão digital” ?

AT– Futuro… que futuro?

Infonet- No seu ponto de vista quais são as novas tendências quando falamos de mídias digitais no Brasil?
AT- Móbile Marketing, AdverGames, Orkut Marketing, MSN Marketing, Youtube Marketing, Blogs, Google Marketing e o bom uso do e-mail marketing e sites na internet.

Infonet- Você vem realizando palestras por todo o Brasil. No entanto , no nordeste será a primeira vez , quais são as suas expectativas para Aracaju no dia 15 de novembro com a palestra ORKUT.COM e as novas mídias digitais?
AT- Espero que essa palestra pioneira na Região Nordeste seja a primeira de muitas na região e que os profissionais e estudantes de Aracaju saiam na frente em soluções mais criativas e não apenas o feijão com arroz da mídia tradicional.

Colaboração Del Alencar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais