Barco pesqueiro fica à deriva após sair de Pirambu

Capitania dos Portos de Sergipe (Fotos:  Portal Infonet)

Uma embarcação pesqueira sergipana ficou à deriva após sair do porto do município de Pirambu. De acordo com informações da Capitania dos Portos de Sergipe, o barco Jaciara teria saído do porto no dia 27 de novembro e deveria retornar no dia 4 de dezembro. Mas um dia antes do possível retorno, o proprietário da embarcação procurou a Capitania informando sobre o possível desvio de rota, que teria causado a deriva da embarcação. Cinco tripulantes se encontram no barco Jaciara.

O comandante Clésio Misson Penoni, da Capitania dos Portos, explicou a situação da embarcação e as buscas iniciadas pela Marinha de Sergipe. De acordo com o comandante, no dia 30 de novembro, o proprietário recebeu informações de outro barco pesqueiro, que se encontrava nas proximidades do Jaciara, de que a embarcação havia comunidade problemas de máquinas e estava navegando no sentido sul.

“Esses barcos pesqueiros estão pescando nas proximidades do navio Sonda P 10.000, que fica aproximadamente a 40 km da costa. O proprietário recebeu as informações no dia 30 e procurou a Capitania no dia 3, dizendo que a previsão de retorno da embarcação era no dia 4, que foi ontem”, disse o comandante Clésio.

Até o momento, a Marinha não tem informações detalhadas sobre a identificação dos cinco pescadores que se encontram na embarcação. “Quando o proprietário nos procurou, ele não tinha os nomes completos deles, nem nomes de familiares e endereços, nada ainda. Solicitamos que ele retornasse hoje com esses dados completos para aprimorarmos as buscas e conseguirmos contato com as famílias”, disse o comandante.

Comandante Clésio Misson Penoni 

Segundo Clésio, foi feito contato com o Comando do Segundo Distrito Naval, na Bahia, que mobilizou um navio patrulha para Sergipe ainda na noite de ontem. “Hoje já estamos buscando a área mais provável de onde esse barco possa estar. Por isso, a importância dos dados do proprietário, para termos ideia da área mais provável e restringir as áreas de busca”, completou o comandante.

Ainda não se tem nenhum helicóptero da Marinha nas buscas pela embarcação, mas o comandante Clésio afirma que há possibilidades para o uso.

A informação cedida pela Capitania dos Portos de Sergipe é que a embarcação trata-se de um barco pesqueiro de casco azul, com cerca de dez metros. A superestrutura do barco Jaciara é branca.

“Todos que estão navegando no litoral de Sergipe e norte da Bahia estão informados da situação”, completou Clésio.

Por Helena Sader e Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais