Quer viajar durante o Carnaval? Fique atento às dicas do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), já que nesse período as estradas tendem a ficar mais movimentadas, especialmente aquelas que ligam as cidades litorâneas e onde ocorrem os festejos momescos.
O BPRv destaca que um planejamento prévio pode contribuir com a redução do risco de acidentes. Conforme alerta do tenente-coronel Deny Ricardo dos Santos, comandante do BPRv, os condutores de veículos devem ficar atentos aos itens mecânicos, que devem ser checados antes da viagem, e preparados psicologicamente para prosseguir a viagem, na certeza de que poderão enfrentar congestionamentos ou condições adversas do tempo, típicas dessa época do ano.
– Cuidados mecânicos
É recomendado que, antes de uma viagem, leve-se o veículo ao mecânico. O especialista poderá verificar todos os itens imprescindíveis para o correto funcionamento. Níveis de óleo do motor e fluídos de freio, sistema elétrico [faróis, lanternas, setas e piscas], além de calibragem dos pneus e o estado de conservação são pontos importantes para checar e evitar um acidente, seja de carro ou moto.
– Pneus calibrados
Calibrar corretamente o pneu influi diretamente na estabilidade do veículo. Com muita pressão, o pneu pode ficar muito duro e até perder a aderência necessária com o solo. Já com a pressão muito baixa, é possível até que o pneu escape da roda em uma curva. Pneus em mau estado prejudicam a estabilidade e a frenagem.
– Bebê a bordo
Os modelos de cadeira de veículos variam de acordo com a idade de cada criança:
1) Bebês de até 1 ano de idade devem ser transportados no banco de trás do carro no bebê conforto, de costas.
2) Crianças entre 1 e 4 anos devem ficar na cadeirinha presa com o cinto e no banco traseiro.
3) Crianças com idade entre 4 e 7 anos e meio devem usar um assento de elevação no banco de trás.
4) Crianças com idades entre 7 anos e meio e 10 anos devem utilizar apenas cinto de segurança no banco de trás.
Na estrada
– Cinto de segurança
Nunca é demais lembrar que, além do uso ser obrigatório, os cintos de segurança são indispensáveis para diminuir os efeitos nocivos em caso de acidente. Assim, só dê partida no carro quando todos ocupantes estiverem com ele afivelado.
– Ultrapassagens
É comum nas estradas de mão dupla o motorista ficar muito próximo de um caminhão que está à frente e jogar o carro para a outra pista na tentativa de fazer uma ultrapassagem. O ideal é se distanciar do veículo que está à frente. Desta forma, o motorista amplia seu campo de visão, principalmente da pista contrária.
Evite ultrapassagens perigosas.
– Acostamento
O uso do acostamento é exclusivo para emergências, que podem ser do carro, do motorista ou de algum ocupante. Também é permitido parar no acostamento para ajudar alguém. Mas parar nessa faixa sem necessidade, além de gerar multa, pode resultar em acidente. Também é ilegal andar com o carro em movimento pelo acostamento.
Se houver motivo para usar aquele espaço, a PM aconselha o motorista a colocar o triângulo de sinalização a 20 metros do carro, no mínimo.
– Ônibus
Os passageiros devem embarcar somente em terminais rodoviários homologados, evitando incentivar o transporte clandestino, que não oferece segurança nem garantias em caso de acidentes. Além disso, é importante, ainda, não ostentar joias e outros objetos que possam despertar a cobiça de assaltantes, como celulares, smartfones e reprodutores de mp3, câmeras digitais, entre outros objetos bem valorizados nem circular com grandes somas em dinheiro.
Com informações do BPRv
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B