Brasil aprova lei da Criptografia: como isso afetará os usuários?

A demanda por moedas digitais aumentou no Brasil e agora o Projeto de Lei que regulamenta operações com essas moedas está prestes a ser aprovado no Congresso. Com milhões de usuários de criptomoedas no Brasil, como essa nova legislação pode afetar as operações cotidianas?

Fonte: Pixabay

Um mundo de possibilidades com criptos

As transações envolvendo criptomoedas, ou seja, moedas virtuais, revolucionaram o modo como as formas de pagamento, envio e recebimento de dinheiro são realizadas.

Com a regulamentação do mercado de ativos digitais, vários serviços de entretenimento online, como jogos de slots, serão encorajados a oferecer essa modalidade de pagamentos, o que beneficiará a indústria de jogos que tem interesse em atender um maior número de jogadores. Isso porque, com a regulamentação, as plataformas que prestam serviços de transferência de ativos digitais serão supervisionadas e licenciadas por um órgão público, gerando mais credibilidade.

A regulamentação do mercado de criptoativos também deverá influenciar o aumento das transações comerciais e o envio e recebimento de dinheiro, além dos investimentos. Atualmente no Brasil, segundo pesquisa realizada pela Visa em parceria com a LRW, 97% dos brasileiros entrevistados conhecem as criptomoedas e cerca de 30% realizam operações financeiras com o ativo.

O mercado de ativos digitais cresceu muito nos últimos anos e as transações com criptomoedas para pagamentos de diversos serviços, sejam eles online ou não, estão crescendo cada vez mais. No comércio eletrônico esse interesse é maior e tem atraído mais consumidores. Hoje em dia, já é possível comprar eletrônicos na Dell e diversos produtos no Mercado Livre, na Amazon e Americanas. Até mesmo o McDonald’s passou a aceitar Bitcoin como forma de pagamento, e com a regulamentação mais pessoas terão a oportunidade de utilizar este meio de pagamento. Além disso, empresas já estão adotando as criptomoedas como meio de recompensa e as possibilidades de uso só tendem a aumentar.

Segurança nas transações com criptomoedas

Com a tecnologia Blockchain, que é um protocolo de segurança das operações com criptomoedas, as transações se tornaram mais fáceis e confiáveis. Isso também possibilitou a redução de custos com operações financeiras e mais empresas e investidores individuais têm aumentado o interesse pelo uso de criptomoedas como forma de pagamento e troca de dinheiro, além de ser uma alternativa de investimento.

Os usuários das criptomoedas têm privacidade e controle das transações realizadas com as moedas virtuais, sem necessidade de ter uma instituição financeira como intermediária das operações.

A blockchain é uma tecnologia segura, que garante que qualquer transação financeira ou comercial não será fraudada, portanto não há riscos de o sistema ser invadido. Porém, usuários e plataformas de exchanges devem assegurar que seus dispositivos, utilizados para as operações, estão seguros contra invasões.

O que muda com a regulação do mercado de criptomoedas Brasileiro?

O governo de vários países já aprovou a Lei que regulamenta as operações com ativos digitais tendo em vista o crescimento do mercado de criptomoedas. No Brasil, a Proposta de Lei foi aprovada no Senado e deve ser votada no Congresso Nacional antes de ser sancionada pelo Presidente da República. Então, um órgão público federal será responsável por autorizar e fiscalizar as plataformas de trocas de ativos digitais em território brasileiro. Um dos principais objetivos é evitar golpes e fraudes e estabelecer penas para crimes oriundos das transações com as commodities digitais.

Para as plataformas de criptomoedas, a aprovação da Lei trará novas regras. Porém, para os usuários e investidores individuais, não haverá mudanças nas operações. Todos os usuários poderão continuar realizando transações, com um prévio registro que visa inibir fraudes e golpes por empresas ou pessoas mal-intencionadas. Com a aprovação da Lei, o mercado brasileiro de criptoativos se tornará mais seguro e poderá crescer ainda mais, acompanhando a tendência mundial.

Este conteúdo é de responsabilidade do seu autor.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais