Cai índice de contaminação nas praias de Aracaju

Apesar da diminuição da contaminação, praias ainda estão impróprias
O índice de coliforme fecal nas praias de Aracaju caiu entre 80% e 90%. Foi o que constatou a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) após nova coleta e análise da água numa amostra de 100ml, realizada no sábado passado, 9, e concluída no final da manhã desta segunda-feira, 10, por técnicos do órgão.

Segundo o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, a contaminação da água está diminuindo, mas as praias permanecem impróprias para banho. A expectativa, segundo ele, é que se o índice de coliforme fecal continuar baixando em razão do fim das chuvas, já no próximo final de semana algumas praias estejam próprias para banho, a exemplo das Praias do Refúgio e do Bonanza.  

De acordo com pesquisa realizada pela Gerência de Monitoramento Ambiental da Adema, a causa do índice de poluição nas praias de Aracaju e especificadamente naquelas as quais nunca  obtiveram identificador de contaminação por coliformes fecais (termotolerantes) acima do estabelecido pela resolução 274 do Conama – de 1.000 Unidades Formadora de Colônia (UFC) por 100ml de água – se deu pelo aumento do volume das chuvas que caíram no Estado no mês de abril e por conseqüência dos alagamentos, do arraste de dejetos sanitários lançados ao mar associado ao afloramento do lençol freático.

A Adema, que faz semanalmente a balneabildiade das praias e divulga no seu site, está fazendo a análise a cada 48 horas em razão do alto índice de coliforme fecal que foi constatado em todas as praias da capital. No Estado, permanecem próprias para banho as praias da região sul: Caueira, Abais e Saco. Já no litoral norte, apenas está própria para banho a Atalaia Nova.

Com informações da Ascom Semarh

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais