Campanha de vacinação de cães e gatos acontece no final deste mês

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está orientando todos os municípios sergipanos para a Campanha Nacional de Vacinação Anti-rábica Animal, que será realizada entre os dias 22 de setembro e 27 de outubro. A meta do Estado é vacinar 80% da população animal de cães e gatos nas zonas urbana e rural.

Sergipe recebeu do Ministério da Saúde (MS

) 300 mil doses da vacina, material que já foi encaminhado aos municípios-sede de regiões. Na capital sergipana, a campanha ocorrerá nos dias 28 e 29 e nos dias 24 a 27 na zona de expansão, no litoral sul de Aracaju.

A SMS disponibilizará 100 postos de vacinação distribuídos em todos os bairros, inclusive nas regiões do Robalo, Aruana, Mosqueiro e outras localidades. Entre pessoal de apoio, técnicos e administrativos, a campanha mobilizará cerca de 520 profissionais da saúde municipal. A expectativa da SMS é vacinar 56 mil animais, entre caninos e felinos.

Transmissão

A raiva é transmitida por meio da mordida, lambedura ou arranhões do animal contaminado. Além do cão e do gato, outros animais mamíferos podem ter e transmitir a doença, como é o caso de sagüis, macacos, morcegos, raposa, guaxinins, quatis, entre outros.

Dentre os principais sintomas da raiva estão: angústia, dor-de-cabeça, febre leve, sensibilidade no local do ferimento, extrema sensibilidade à luz e a correntes de ar e sons, irritabilidade, espasmos musculares, principalmente ao engolir água (hidrofobia), salivação abundante, convulsões, paralisia e morte.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais