![]() |
Capitão Charles Vitor "medidas preventivas podem ser tomadas para evitar a situação" (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
No último fim de semana, três pessoas foram seqüestradas em Aracaju. Um taxista e dois jovens foram abordados pelos bandidos e ficaram sob o poder dos mesmos, até o momento em que foram libertados. Por sorte, todos saíram com vida. O policial militar, capitão Charles Vitor, explica que as vítimas de sequestros geralmente estão desatentas e por isso se tornam presas fáceis.
Para o Capitão Charles, algumas medidas preventivas podem ser tomadas para evitar a situação. Ele explica que as pessoas não precisam deixar de fazer o que estão habituadas, mas devem ter atenção redobrada quando estiverem em agências bancárias e dentro do veículo nos sinas de trânsito. Segundo ele, mulheres e idosos são vitimas em potencial, sobretudo se estiverem de carro e sozinhos.
“Muitas vezes o bandido pode estar bem próximo das vítimas, como nas agências bancárias, por exemplo. O ideal é ficar atento e evitar a exposição. Se for sacar dinheiro, evitar contar na frente de estranhos ou realizar saques em grande quantidade. Se for o caso, dividir o dinheiro em partes para evitar um prejuízo maior”, orienta.
O Capitão sugere cuidados simples, como levar apenas um cartão de banco entre os documentos, ter atenção ao chegar e sair de casa, nunca esperar alguém dentro do carro ou falar no celular quando estiver parado no sinal vermelho. “Essas situações são complexas, pois há comportamentos que podem ser usuais por parte dos cidadãos, que vão desde a forma de caminhar na rua, à condução do veículo e ao sair de casa. São cuidados que devem ser tomados em várias ocasiões”, explica.
Nas agências bancárias
Segundo Capitão Charles, para evitar as chamadas “saidinhas bancárias”, a pessoa deve observar sempre o comportamento dos demais que estão a seu redor. “Os assaltantes geralmente têm como estratégia manter uma pessoa dentro do banco e outra do lado de fora, para facilitar a ação”, diz o capitão, ao ressaltar que as pessoas devem procurar sempre locais que tenham mais aglomerações de pessoas para inibir a ação dos bandidos.
Para as mulheres, Charles orienta que elas devem procurar estacionar seus veículos em locais mais seguros. “As mulheres devem evitar ostentar pertences pessoais. Dentro do veículo, as bolsas devem ficar escondidas e não do lado do carona, além de ficar atenta aos motociclistas e ciclistas que ficam muito perto dos veículos”, reitera.
Sequestro
O capitão destaca que no caso de sequestro relâmpago, a vítima deve tentar manter a calma e fazer o que os bandidos mandarem. "Eles querem dinheiro rápido e, geralmente estão sob o efeito de droga. Conseguindo fazer os saques, vão liberar as vítimas logo. As vítimas não devem reagir e devem mostrar que estão cooperando, sem falar demais.
Mesmo que perguntem o que têm em casa para não morrer, é bom tomar cuidado para não avivar outros interesses dos bandidos. É importante que a vítima consiga obter características dos bandidos para que a polícia consiga encontrá-los com mais facilidade”, ressalta.
Por Eliene Andrade
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B