Carro-pipa: mesmo com falta de recursos, cidades não estão sem água

De acordo com o órgão, 77 carros-pipas, custeados pelos gestores municipais, estão fazendo o abastecimento da população (Foto: 28º BC/SE)

Apesar da suspensão da Operação carro-pipa em virtude da falta de liberação de recursos, a Defesa Civil Estadual informa que os 11 municípios sergipanos acometidos pela estiagem não estão totalmente desassistidos. De acordo com o órgão, 77 carros-pipas, custeados pelos gestores municipais, estão fazendo o abastecimento da população.

A Defesa Civil explica que a Operação do Exército visa ofertar um aporte aos municípios quando a situação ultrapassa a capacidade dos próprios municípios em abastecer toda a população. “É bom salientar que a população não está totalmente sem água e desassistida. Há os 77 carros-pipas que fazem o abastecimento da população. O Exército ajuda para completar a capacidade de atender a todos os moradores dos municípios”, informa o órgão.

Ainda segundo a Defesa Civil, o Exército dispõe de 62 carros-pipas, que no momento seguem parados em virtude da falta de repasse de recursos por parte da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC). “Eles já entraram em contato conosco e reconheceram a situação. Por enquanto tudo segue ainda paralisado. Mas a partir da próxima semana pode haver uma mudança nessa questão”, salienta a capitã Emanuela.

Caso os repasses sejam efetuados, o 28º Batalhão de Caçadores (28 BC), responsável por operacionalizar a ação, irá colocar em atividade os 62 carros-pipas para entender a população dos municípios de Canindé do São Francisco, Carira, Frei Paulo, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha e Tobias Barreto, acometidos pela estiagem.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais