Carro-pipa: 40 mil pessoas são afetadas com suspensão de operação

Operação Pipa do Exército Brasileiro
11 municípios sergipanos recebiam água potável da Operação Pipa (Foto: 28 BC)

A Operação Carro-Pipa do Governo Federal que leva água potável para municípios acometidos pela seca foi suspensa em todo o Nordeste desde a última segunda-feira, 12. Em Sergipe, 11 municípios estão cadastrados no programa e mais de 40 mil pessoas ficaram desabastecidas durante o período de suspensão.

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) explica que informação passada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), responsável pela Operação, é de que os recursos necessários para custear, integralmente, a Operação Carro-Pipa no mês de outubro não foram descentralizados para o Exército. Por este motivo, desde o dia 12 que a distribuição de água potável nos municípios da área de responsabilidade do Exército Brasileiro foi suspensa temporariamente.

A Operação Pipa é um programa desenvolvido pelo Governo Federal, por meio da Sedec do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em conjunto com estados e municípios. Em Sergipe, é operacionalizado pelo 28º Batalhão de Caçadores (28 BC). Ao todo, 62 carros pipas abastecem os 11 municípios sergipanos.

Um Projeto de Lei deve tramitar no Congresso Nacional nos próximos dias para garantir que até dezembro seja restabelecida a Operação Carro-Pipa nos municípios que têm seu reconhecimento de situação de emergência em âmbito federal.

A Defesa Civil explica que para que um município possa receber a Operação Carro-Pipa deve apresentar o diagnóstico dos danos e prejuízos econômicos, para assim obter a homologação estadual, por meio do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil e, posteriormente, o reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública, deferido pelo Governo Federal, após a análise da situação.

Municípios sergipanos

Em Sergipe, segundo a Defesa Civil, atualmente o Exército Brasileiro, no âmbito da Operação Carro-Pipa, atuava assistindo 11 municípios, totalizando 41.122 pessoas beneficiárias.

Os munícipios assistidos pelo programa são Canindé do São Francisco, Carira, Frei Paulo, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha e Tobias Barreto.

Por Karla Pinheiro com informações da Depec

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais