Cartórios têm até hoje para informarem óbitos ao INSS

Até hoje, dia 10, os cartórios devem informar ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) as mortes registradas no mês de setembro de 2005. Caso não tenham registrado nenhum falecimento, o fato também deve ser comunicado sob pena de sofrerem penalidades.


Para fazer a comunicação, os interessados devem se utilizar da internet (ou disquete). Primeiro, o declarante deve realizar um cadastro no Ministério da Previdência Social, pelo e-mail sisobi@df.previdenciasocial.gov.br. Depois, em posse do registro, o acesso ao Sisobinet, disponível no site www.previdencia.gov.br, é automático. Já o disquete deve ser entregue no Serviço de Manutenção de Benefícios da Gerência Executiva da respectiva região do cartório.

 

De acordo com o INSS, o repasse é necessário para que o Instituto tenha conhecimento dos óbitos de trabalhadores e segurados, de modo a facilitar as concessões de pensão por morte e evitar o pagamento de benefícios a pessoas já falecidas. Antes da utilização dos meios eletrônicos, as informações demoravam mais de três meses para chegar à Previdência Social.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais