Cemitérios clandestinos de Aracaju serão interditados

Os responsáveis pelos cemitérios serão penalizados (Foto: Arquivo Portal Infonet) 

O município de Aracaju será obrigado a manter interditados e fechados os cemitérios clandestinos da capital. A decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão presidida pelo Ministro Gilmar Mendes, também obriga o município a construir em um ano um cemitério público que atenda a toda população aracajuana.

Além destas decisões, a sentença determina que os responsáveis pelos cemitérios clandestinos sejam penalizados administrativamente e que o município apresente alternativas de sepultamento à população enquanto o novo cemitério não for construído. De acordo com a decisão, o município deverá disponibilizar à população o pagamento das despesas de funeral em cemitério que tenha vagas, mesmo que particular, bem como o transporte para pelo menos 20 pessoas que queiram acompanhar os enterros.

O município deve realizar ainda a constante manutenção no Cemitério São João Batista, a fim de impedir a propagação de mau cheiro e providenciar, junto à Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), o Licenciamento Ambiental daquele cemitério.A Ação Civil Pública foi ajuizada em 2006 pela Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo de Aracaju.

Emsurb

De acordo com o assessor de Comunicação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Augusto Aranha, a Empresa ainda não foi notificada sobre a decisão. “Vamos aguardar a nossa Promotoria Jurídica ser notificada para nos pronunciar”, afirma.

Por Yago de Andrade
Com informações do MPE/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais