Desativação da Plantonista não agrada e delegados pedem remoção

Plantonista Sul funciona em anexo à Quarta DM e será desativada (Foto: Arquivo Portal Infonet)

A ideia de unificar as duas Delegacias Plantonistas [Norte e Sul] na Central de Flagrantes, que funcionará na estrutura onde atualmente funciona a Deplan Norte, em Aracaju, não agradou os delegados classificados como plantonistas, que atuam nas duas Plantonistas [Augusto Franco e Visconde de Maracaju].

De acordo com informações do vice-presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe (Adepol), Robério Santiago, dos sete delegados plantonistas, seis já assinaram pedido de remoção e estão dispostos a trabalhar em qualquer outra Delegacia de Polícia Civil devido à falta de estrutura do espaço destinado pela SSP para funcionar a Central de Flagrantes.  Na ótica da Adepol, conforme o vice-presidente, a SSP deveria fazer investimentos para aumentar o número de delegacias metropolitanas funcionando como Plantonistas, reestruturá-las e não reduzi-las, com a desativação da Plantonista Sul.

Para o vice-presidente, a SSP tomou uma decisão radical e de forma precipitada sem consultar os servidores envolvidos e sem comunicar a população. A mudança, na visão do vice-presidente da Adepol, provocará transtornos devido à grande demanda que se concentrará em um único espaço. O delegado destaca que em 2018, só a Plantonista Sul realizou 1050 autos de prisão em flagrante, volume que será somado aos procedimentos do mesmo porte realizados pela Plantonista Norte. “E estou falando de apenas um procedimento”, adverte.

Otimização e Especialização

A delegada Viviane Pessoa, Coordenadora de Polícia Civil da Capital, discorda do entendimento da Adepol, garante que a medida foi adotada após realização de estudos prévios, baseados em modelos existentes em outros Estados brasileiros. Para Viviane Pessoa, esta nova estrutura proporcionará especialização no atendimento e garantirá melhor otimização na prestação dos serviços.

A coordenadora garante que as demais Delegacias Metropolitanas ficarão funcionando das 7h às 18h para atendimento a outros casos e dedicadas à investigação. O espaço da Plantonista Norte está sendo todo remodelado, segundo Viviane Pessoa, para receber a Central de Flagrantes. “Para proporcionar agilidade no atendimento”, diz.

Quanto aos pedidos de remoção, Viviane Pessoa informa que a SSP analisará a questão à luz da legislação e que abrirá “tratativas com a Adepol” para encontrar a solução.

por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais