Condição climática e inexperiência podem ter provocado queda do avião

A aeronave caiu em uma área de manguezal em Estância (Foto: PF/Arquivo)

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu o relatório da investigação do acidente aéreo que levou a morte do cantor Gabriel Diniz e mais duas pessoas em maio de 2019. De acordo com o relatório, as condições meteorológicas e a falta de experiência do piloto para lidar com situações adversas contribuíram para a queda da aeronave.

O relatório aponta que no momento do acidente a aeronave passava por uma região de turbulência e o piloto, na tentativa de manter o controle da aeronave pode ter feito movimentos bruscos e extrapolado o limite de velocidade. A investigação concluiu que partes da aeronave se desprenderam ainda durante o voo provocando a queda do avião

Gabriel Diniz, o piloto e outro passageiros morreram no acidente (Foto: arquivo pessoal/Instagram)

“Assim sendo, o voo IMC (Condições meteorológicas de voo por instrumentos), conduzido por um piloto inexperiente e sem habilitação, em condições meteorológicas adversas, em uma região de turbulência, pode ter levado o piloto a empregar os comandos de forma brusca, impondo sobrecarga à estrutura da aeronave em condição de velocidade superior à Va (velocidade máxima de manobra), conectado ou não a possível desorientação espacial. Tal condição levou à separação estrutural da aeronave, colisão entre as partes e consequente perda de controle”, diz o relatório.

A relação pessoal entre o piloto e o passageiro, que também era piloto, e os compromissos do artista também foram apontados no relatório do Cenipa como possíveis causas para o piloto, mesmo diante das instabilidades meteorológicas, continuar o voo.

“A conhecida amizade com o passageiro que ocupava o assento dianteiro direito, o qual possuía habilitação de piloto e prática em realizar transporte de artistas, além dos compromissos familiares do segundo passageiro podem ter incentivado a continuação do voo para Maceió, de tal modo que se deixou de analisar criticamente o cenário e a capacidade de desempenho operacional, quando se deparou com as formações meteorológicas adversas”, aponta.

A Cenipa ressalta que a investigação do acidente foi feita com a intenção de prevenir ocorrências aeronáuticas e que em nenhum caso tem como objetivo criar uma presunção de culpa ou responsabilidade.

O Portal Infonet está à disposição da família dos pilotos e do cantor, caso queiram se manifestar, através do (79) 9 9985-3076 ou pelo e-mail: jornalismo@infonet.com.br.

Relembre

No dia 27 de maio de 2019 o avião monomotor que transportava o cantor Gabriel Diniz e os pilotos Abraão Farias e Linaldo Xavier caiu na região do Porto do Mato, Estância. Na noite do domingo, 26, o cantor havia feito um show em Feira de Santana na Bahia e no dia seguinte viajava para a cidade de Maceió (AL) onde tinha compromissos pessoais.

Por Karla Pinheiro cm informações da Cenipa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais